UM POUCO SOBRE ENZO FERRARI
Enzo
Anselmo Giuseppe Maria Ferrari nasceu em Módena, 18 de fevereiro de 1898. Módena
é uma cidade na região Emilia-Romagna de Itália. É conhecida pelo vinagre
balsâmico e pela herança de ópera, além dos automóveis desportivos, Ferrari e
Lamborghini. O Museu Enzo Ferrari tem exposições sobre a vida e o trabalho do
designer de automóveis, na casa onde viveu a infância, e modelos icônicos num
edifício futurista.
Quando
pequeno Enzo pensava em ser tenor de ópera, mas apaixonou-se pelo automobilismo
com apenas dez anos de idade, quando assistiu no circuito de Bolonha a corrida
de carro de 1908. Enzo Ferrari trabalhou como mecânico até ao início da
Primeira Guerra Mundial, altura em que entrou na Contruzioni Mecaniche
National, como piloto de testes. Aos 21 anos tentou trabalhar na Fiat, mas foi
recusado. Pouco depois ingressou na Alfa Romeo, mas desta vez como piloto.
Criou a Scuderia Ferrari no ano de 1925, em Módena, mas durante a Segunda
Guerra Mundial viu-se obrigado a transferir a fábrica de automóveis para
Maranello, a dezoito quilómetros de Módena. Depois da Segunda Guerra Mundial, a
Ferrari ganhou dois títulos mundiais em 1952 e 1953.
Em
1920, Enzo ingressou no departamento de corridas da Alfa Romeo como piloto.
Ferrari venceu seu primeiro Grande Prêmio em 1923 em Ravenna no Circuito Savio.
1924 foi sua melhor temporada, com três vitórias, incluindo Ravenna, Polesine e
a Coppa Acerbo em Pescara. Profundamente chocado com a morte de Ugo Sivocci em
1923 e Antonio Ascari em 1925, Ferrari, como ele próprio admitiu, continuou a
correr sem entusiasmo. Ao mesmo tempo, ele desenvolveu um gosto pelos aspectos
organizacionais das corridas de Grande Prêmio. Após o nascimento de seu filho
Alfredo (Dino) em 1932, Ferrari decidiu se aposentar e se concentrar na gestão
e desenvolvimento dos carros de corrida de fábrica da Alfa, eventualmente
construindo uma equipe de pilotos superstar, incluindo Giuseppe Campari e Tazio
Nuvolarii. Essa equipe se chamava Scuderia Ferrari (fundada por Enzo em 1929) e
funcionava como uma divisão de corrida da Alfa Romeo. A equipe teve muito
sucesso, graças aos excelentes carros, por exemplo, o Alfa Romeo P3 e para os
pilotos talentosos, como Nuvolari. A Ferrari se aposentou das competições,
tendo participado de 41 Grandes Prêmios com um recorde de 11 vitórias.
Autodidata
em mecânica, recebeu em 1960, da Universidade de Bolonha, o título de Doutor
honoris causa em engenharia, e mais tarde, em física. Recebeu do governo
italiano o título de Comendador. Os últimos sucessos de sua equipe de Fórmula 1
que viu foram os títulos de Jody Scheckter em 1979 e o título de construtores
da Ferrari em 1983. O último carro da marca fundada pelo comendador que ele
aprovou em vida, foi o lendário F40 criado em 1987. Enzo Ferrari faleceu em Maranello, em 14 de
agosto de 1988 aos 90 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário