sábado, 11 de fevereiro de 2023

HOMENAGEM A HELENA PARENTE CUNHA | FOCUS PORTAL CULTURAL



HELENA PARENTE CUNHA ESCRITORA E POETISA É HOMENAGEADA PELO FOCUS PORTAL CULTURAL. (Reveja a homenagem)

CLICAR NO LINK: 

https://www.youtube.com/watch?v=_3rTn5AKp2w


A geração de Ouro está indo embora! Esta revista cultural cumpre o doloroso dever de comunicar que a talentosa, professora, escritora e poetisa Helena Parente Cunha partiu rumo ao Parnaso, o lugar certo de pessoas felizes e abençoadas. Tivemos muitos contatos em inúmeros encontros culturais com a amiga Helena Parente que era uma pessoa doce e muito inteligente. Temos muitas publicações sobre a adorável companheira nas letras.

**********************

HELENA PARENTE CUNHA é autora premiada com diversos livros publicados no Brasil e exterior. Sua obra mais marcante, “Mulher no Espelho”, foi publicada no Brasil e no exterior. Livro este, que teve traduções para o inglês e o alemão.

Sua obra é vasta e ocupa todo o escopo da literatura contemporânea, buscando sempre o traço simples, contudo direto ao sentimento do leitor.

Sua obra busca sempre a percepção e sentimento do leitor com seu modo envolvente de escrever e ambientar suas histórias. Helena Parente Cunha possui 26 livros publicados no Brasil, sendo 6 de poemas, 5 de contos, 9 de ensaio.

UM POUCO SOBRE HELENA PARENTE CUNHA

Helena Gomes Parente Cunha (Salvador BA 1930). Ensaísta, poeta, contista, romancista, professora e tradutora. Em 1949, ingressa no curso de graduação em letras neolatinas da Universidade Federal da Bahia - UFBA, que conclui em 1952. Dois anos depois, ganha bolsa de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - Capes para se especializar em língua, literatura e cultura italiana em Perúgia, Itália, na Università Italiana Per Stranieri. Começa a trabalhar como tradutora em 1956, com o livro A Educação da Criança Difícil, do psicólogo italiano Dino Origlia. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1958, e, dez anos depois, publica seu primeiro livro de poemas, Corpo no Cerco. Segue carreira acadêmica na área de letras: mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, de 1969 a 1972; doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, entre 1974 e 1976; livre-docência, em 1976; e pós-doutorado novamente na UFRJ, de 1992 a 1994. Estuda na Università Degli Studi Di Firenze, na Itália, em 1978. Começa a trabalhar como professora adjunta na UFRJ no ano seguinte e torna-se titular em 1984. Ainda em 1979, publica seu primeiro livro de ensaios, Jeremias, a Palavra Poética: Uma Leitura de Cassiano Ricardo. O primeiro livro de contos, Os Provisórios, é publicado em 1980. Desenvolve desde o fim dos anos 1980 pesquisa sobre a representação feminina na literatura e a produção de escritoras brasileiras do século XIX ao início do XXI. Faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro de 2023.



Helena Parente Cunha e Alberto Araújo
no lançamento do livro "Poemas para a Amiga e outros dizeres" da escritora HELENA PARENTE CUNHA em homenagem à escritora Angélica Soares.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário