terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

ESTREIA DA TEMPORADA DE ÓPERAS COM COSÌ FAN TUTTE, DE MOZART, E ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL INTERPRETANDO MAHLER SÃO DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DE MARÇO.

 


A partir do dia 24 de março de 2023, o Theatro Municipal de São Paulo dará início à tão esperada temporada de óperas, trazendo um clássico polêmico de Mozart. Destaque ainda para o Coral Paulistano com Misa Criolla, o Quarteto de Cordas apresentando Beethoven e uma homenagem a Silvia Góes e a Orquestra Sinfônica Municipal interpretando Mahler e Prokofiev. No vão da Praça das Artes, o inédito Samba de Sexta abre com a Comunidade Samba da Vela. 

No mês de março, o Theatro Municipal de São Paulo lança uma programação que vai da tradição, com a estreia da ópera Così Fan Tutte (Assim Fazem Todas): A Escola dos Amantes, até a inovação e o ecletismo, com o evento O Espetacular Encontro Entre o Baile de Favela, a Música Eletrônica e a Música Clássica no Municipal e o Rima Falada. Destaque no mês para os corpos artísticos: a casa apresenta a Orquestra Sinfônica Municipal em obras complexas de compositores grandiosos, o Quarteto de Cordas com duas programações, a primeira de Beethoven e a segunda uma homenagem a Silvia Góes, e Coral Paulistano apresenta a Misa Criolla. Além disso, a Praça das Artes recebe o inédito Samba de Sexta apresenta Comunidade do Samba da Vela e o encerramento da imperdível exposição Presente! - Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo. Confira a programação completa! 

Em março a Orquestra Sinfônica Municipal retorna com duas obras disruptivas de grandes compositores: Mahler e Prokofiev. O concerto, intitulado Trágicas - 6ª de Mahler e 2º de Prokofiev, será apresentado na sexta-feira (03/03), às 20h, e sábado (04/03), às 17h, com regência de Roberto Minczuk. A Sinfonia n.º 6 em lá menor, de Gustav Mahler, é conhecida como Trágica devido a seu caráter especialmente severo, rica em contrastes e rupturas. Já a obra de Prokofiev, Sinfonia em ré menor, opus 40, trata-se de um trabalho de caráter inusitado, que em sua estreia gerou protestos e polêmicas.

Para os amantes do canto coral, na quinta-feira (16/03), às 20h, sob a regência de Maíra Ferreira, o Coral Paulistano apresenta a Misa Criolla, clássico do compositor argentino Ariel Ramírez. Abrindo a noite, serão apresentadas as obras Amestsetan, de Javier Busto, e Choros no. 3 “Pica-Pau”, de Heitor Villa-Lobos. Em seguida, o Coral iniciará a obra principal, Misa Criolla, composta em 1964. A obra mistura o folclore latinoamericano às tradições católicas e da música sacra do continente, sendo inspirada e dedicada a duas religiosas alemãs, as irmãs Elizabeth e Regina Brückner, que ajudaram com alimentos os prisioneiros de um campo de concentração durante o nazismo. A obra ganhou muita popularidade a partir da interpretação de Mercedes Sosa, um dos maiores nomes da música latinoamericana e expoente da Nueva Canción argentina.

O vão da Praça das Artes será palco da programação inédita Samba de Sexta, que nesta primeira edição apresenta Comunidade Samba da Vela, na sexta-feira (10/03), às 19h. No ano 2000, o grupo nasceu em São Paulo fundado pelos sambistas Chapinha, Paquera, Magnu Sousa e Maurilio de Oliveira. Tendo o samba como expressão principal, mas abriga e incentiva artistas dos mais variados segmentos da cultura nacional e internacional. Várias personalidades dos mais variados segmentos da arte brasileira e internacional já marcaram presença ao lado do grupo musical, como: Gero Camilo, Victor Mendes, Denise Fraga, Titãs, Ira, Sepultura, Flea (Red Hot Chili Peppers), EMICIDA, Diogo Nogueira, Leci Brandão, Fabiana Cozza, Criolo, entre outros. A apresentação é gratuita e tem duração de 90 minutos.

Em uma programação trimestral, também inédita, que faz parte de uma série de ações que visam democratizar e ampliar o acesso de artistas, linguagens artísticas e público ao Theatro Municipal, será apresentado o projeto Rima Falada, no sábado, dia 11 de março, às 17h, no Salão Nobre. O projeto irá trazer ao Theatro importantes nomes do Hip-Hop nacional, propondo uma apresentação no espaço do Salão Nobre. No primeiro encontro, Evandro Fioti, responsável pelo Lab Fantasma e um dos principais nomes do mercado musical brasileiro. O evento gratuito e terá cerca de 60 minutos de duração, com entrada feita por ordem de chegada. 

No mês de março, o Quarteto de Cordas apresentará duas programações diferentes. A primeira será Quarteto toca Beethoven - A Leveza e o Caos, na quinta-feira, dia 16 de março, às 20h, na Sala do Conservatório da Praça das Artes, com Quarteto Op. 18, n° 2 e Quarteto Op. 59, Razumovsky n° 2, que dará início a série de Ludwig Van Beethoven da temporada 2023.

Já a segunda obra apresentada pelo Quarteto de Cordas, A Arte de Silvia Góes, é uma homenagem à pianista brasileira responsável por composições clássicas e com uma forte presença na música popular brasileira ao lado de nomes como Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Toquinho, com o qual se apresentou de 1990 a 2015. 

Será realizado na escadaria externa o evento O Espetacular Encontro Entre o Baile de Favela, a Música Eletrônica e a Música Clássica no Municipal. No sábado, dia 18 de março, às 19h30, o Theatro promove um encontro que convida o público a participar de um espetáculo extra-sensorial e imersivo que traz o vídeo mapping e suas nuances como ferramenta condutora principal. Na experiência, imagens reativas serão projetadas sobre a fachada do Theatro Municipal de São Paulo, com a música eletrônica, suas vertentes e sua ancestralidade se fundindo com a música erudita. Artistas e produtores trarão à tona uma nova experiência sonora e audiovisual para uma noite memorável. O evento é gratuito. 

Retornando no mês de março, Personagens em Busca de Um Autor, espetáculo cênico que faz parte do projeto Teatro no Theatro, traz o Núcleo Teatro de Imersão apresentando uma tragicomédia imersiva, itinerante e interativa na qual os espectadores são convidados a opinar sobre um espetáculo em construção, até que o ensaio é interrompido pela chegada de três personagens cujo drama não terminou de ser escrito. Durante o espetáculo, elenco e espectadores circulam por diversos ambientes do Theatro Municipal, numa experiência única por espaços raramente visitados. Adaptação de clássico do dramaturgo italiano ganhador do Nobel Luigi Pirandello, a obra será apresentada no sábado 04/03, no domingo 19/03 e na quinta-feira 30/03. A duração é de 120 minutos e os ingressos gratuitos podem ser retirados no site com 2 dias de antecedência à sessão, a partir das 12h. Limite de 2 ingressos por CPF/pessoa. 

Quando inaugurado em 1911, o Theatro Mundial de São Paulo afirmava sua vocação para ser uma grande casa de ópera e, por isso, toda abertura de temporada de óperas é aguardada com expectativa. Em 2023, a obra escolhida foi Così Fan Tutte (Assim Fazem Todas): A Escola dos Amantes, de Wolfgang Amadeus Mozart, que será apresentada entre os dias 24/03 e 01/04. Na trama, os jovens oficiais Guglielmo e Ferrando são apaixonados por suas respectivas noivas, as irmãs Fiordiligi e Dorabella, damas de Ferrara, e confiam nelas incondicionalmente. Mas, provocados pelo velho filósofo Don Alfonso, decidem testar a fidelidade das moças em um jogo que lança luz sobre questões como o amor romântico e a fidelidade. 

A montagem de Così Fan Tutte terá Roberto Minczuk na direção musical, Julianna Santos na direção cênica, André Cortez na cenografia e Olintho Malaquias no figurino. Nos dias 24, 26, 29/3 e 1/4, o elenco será composto por: Laura Pisani (Fiordiligi), Josy Santos (Dorabella), Anibal Mancini (Ferrando), Michel De Souza (Guglielmo), Saulo Javan (Don Alfonso) e Chiara Santoro (Despina). Já nos dias 25, 28 e 31/3, Gabriella Pace (Fiordiligi), Juliana Taino (Dorabella), Fellipe Oliveira (Guglielmo), Daniel Germano (Don Alfonso) e Carla Domingues (Despina).

Próxima de seu encerramento, a já histórica e memorável exposição Presente! - Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo chega ao último mês em cartaz na Praça das Artes, trazendo a iconografia e documentos sobre grandes artistas que passaram pela casa, além de depoimentos de profissionais negros do teatro, celebrando a cultura negra e grandes expoentes da arte brasileira e mundial que colaboraram na construção da história da casa. Nomes de diversas épocas, como Ella Fitzgerald, Charles Mingus, Alvin Ailey, Duke Ellington, Milton Nascimento, Abdias do Nascimento e Elizeth Cardoso compõem a mostra iconográfica. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 29 de março, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

Para mais informações sobre os espetáculos, confira a programação completa abaixo, ou acesse o site oficial do Theatro.

 

Serviço

Theatro Municipal

Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Sé - São Paulo, SP

Capacidade Sala de Espetáculos - 1530 pessoas

Praça das Artes

Avenida São João, 281

Sé - São Paulo, SP

Capacidade Sala do Conservatório - 200 pessoas

 

FONTE

Assessoria de Imprensa do Complexo Theatro Municipal


Nenhum comentário:

Postar um comentário