domingo, 16 de abril de 2023

“A INCREDULIDADE DE SÃO TOMÉ” É UMA PINTURA DO MESTRE BARROCO ITALIANO CARAVAGGIO, CRIADA POR VOLTA DE 1601–1602.

 


Autor: Caravaggio. Data:1601–1602. Técnica: Óleo sobre tela. Dimensões:107 cm × 146 cm. Encomendador: Vincenzo Giustiniani. Localização: Bildergalerie, Potsdam.

É mantida em Bildergalerie, uma antiga galeria de arte e agora um museu, em Potsdam, Alemanha. A pintura mostra o episódio que deu origem ao termo "Dúvida de Tomé", que é, formalmente, conhecido como a Incredulidade de Tomé, este episódio esteve, frequentemente, representado na arte cristã desde pelo menos o século V, e costumava ter uma variedade de pontos teológicos 

De acordo com o Evangelho de São João, Tomé, o Apóstolo, duvidou das Aparições de Jesus após a ressurreição e disse: "Se eu não vir em suas mãos o sinal dos cravos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum hei de crer". 

Oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos juntos, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! 

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Caravaggio, na dimensão horizontal da tela, "fotografa" o momento do toque em uma moldura de três quartos, onde as quatro figuras estão dispostas em um fundo neutro e escuro.

Em 1606, o banqueiro Vincenzo Giustiniani referiu-se à obra em uma cópia presente em Gênova, vinte anos depois a pintura foi mencionada na coleção de Giustiniani, o que sugere que foi o próprio banqueiro quem encomendou o trabalho, essa hipótese é dada como certa por certo número de fontes. Entre outras coisas, o realismo sombrio do trabalho só poderia ter sido bem recebido por um dos maiores defensores de Caravaggio, o Giustiniani. Após a dispersão da coleção de Giustiniani, a pintura chega à Prússia e é comprada pelo Estado em 1816, sendo posteriormente transferida para o Castelo Charlottenburg e para a Bildergalerie de Potsdam, onde hoje está localizada.

 

DESCRIÇÃO

 

As quatro figuras, Tomé, Jesus e os outros apóstolos, estão dispostas em um fundo neutro e escuro. Essa opção permite focar a atenção do espectador na cabeça de Tomé, enquanto a luz ilumina a testa, o perfil e o lado claro de Cristo. Além disso, o enquadramento permite fixar a atenção na atitude temerosa e duvidosa de Tomás, consolada por Cristo a quem ele se opõe à cabeça, abaixo, com respeito à Sua, acima. O arranjo cruzado estreito das quatro cabeças e o triângulo dos olhos, com o ápice no gesto de Thomas, permite uma concentração emocional adicional do olhar do espectador, que não pode deixar de focar no ponto do 'drama': a revelação da presença real, em carne e ossos de Jesus O pintor mostra o apóstolo Tomé colocando um dedo na ferida do lado de Jesus, de acordo com uma tradição iconográfica específica, com dois outros apóstolos assistindo a cena.

 

SOBRE O AUTOR:

 

Michelangelo Merisi conhecido como Caravaggio nasceu em Caravaggio, 29 de setembro de 1571 e faleceu em Porto Ercole, 18 de julho de 1610, foi um dos mais notáveis pintores italianos, atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico.

Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, foram várias as vezes em que as suas pinturas feriam as susceptibilidades dos seus clientes. Em vez de adotar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, ele preferia escolher, por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras. 

Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, radicalização do Chiaroscuro, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.

 

 

FONTE:

 Ivanoff, Nicola (1972). A proposito dell'Incredulità di San Tommaso del Caravaggio. Arte Lombarda (em italiano). 17. [S.l.: s.n.] pp. 71–73. Consultado em 28 de abril de 2019

 «INCREDULITÀ DI SAN TOMMASO» (PDF) (em italiano). Consultado em 28 de abril de 2019

 João 20:25

 João 20:26–29

 Maurizio Marini, Caravaggio, p. 460, n. 50 





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