terça-feira, 18 de abril de 2023

TRÊS GRANDES OBRAS LITERÁRIAS DE DALMA NASCIMENTO: "CONVERSAS COM NÉLIDA", "RE-VIVESCÊNCIAS DE AUTRAN DOURADO" E "VIAGEM DE HELENA PARENTE CUNHA À ABSOLUZ".



TRÊS GRANDES OBRAS LITERÁRIAS DE DALMA NASCIMENTO estão chegando para encantar a todos os seus admiradores: 

"CONVERSAS COM NÉLIDA", "RE-VIVESCÊNCIAS DE AUTRAN DOURADO" e "VIAGEM DE HELENA PARENTE CUNHA À ABSOLUZ"

Como somos fãs da professora, escritora brasileira, estamos ansiosos aguardando o grande momento!

 






*******************************

OUTRO REGISTRO CULTURAL RECENTE: Rio de Janeiro, 03 de abril de 2023. A escritora e acadêmica Dalma Nascimento é homenageada no PEN Clube do Brasil com a medalha D. Pedro I pelo conjunto de sua obra literária sob a presidência de Ricardo Cravo Albin. A insígnia é alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil. há 200 anos, em 07 de setembro de 1822, foi proclamada a Independência do Brasil.

 



Dalma Nascimento e Ana Maria Tourinho

Dalma Nascimento e a escritora Tânia Zagury

Medalha D. Pedro I - PEN Clube do Brasil


 

 

AINDA SOBRE MEU ENCONTRO NO DIA 3 DE ABRIL de 2023, NO PEN CLUBE, RELATO A VOCÊS MOMENTOS QUE ME DEIXARAM MUITO FELIZ E EMOCIONADA. 

TEXTO DE DALMA NASCIMENTO, extraído da sua página cultural e social no Facebook no link: 

Apesar de ter chegado atrasada, minha amiga Ana Maria Tourinho, assim que me viu à entrada, levantou-se da mesa nobre em que estava e me conduziu ao lugar destinado. Todos os participantes manifestaram afetos e vários tiraram foto comigo, apesar de eu estar muito abatida. Fui também acolhida com a palavra generosíssima do presidente da mesa, Ricardo Cravo Albin. 

Depois disso, um grande e inesquecível momento! Recebi a Medalha Comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil, das mãos da escritora Eliana Calixto, extraordinária assessora de Ricardo Cravo Albin. 

Conjugada à medalha, ganhei também o livro "Pedro I, compositor inesperado — Oito ensaios inéditos sobre o homem e o proclamador (1822-2022)", organizado e criado por Ricardo Cravo Albin. A obra, em linda edição, contém ensaios altamente representativos da historiografia nacional.

Fiquei muito lisonjeada, a ponto de chorar de emoção, conforme meu rosto expressou. Ainda fui presentada com três livros. Dois de autoria da Eliana Calixto: "Apenas uma noite e outros minicontos" e "O silêncio dos anjos". E o outro foi "RenovArte", edição em homenagem a Edir Meirelles: vaqueiro poeta, lavrador de palavras.

Retornei a casa, lembrando o meu passado, minha tão constante vivência no PEN Clube, na época do presidente Marcos Almir Madeira. Tamanha era minha presença no PEN Clube que lancei, em 1984, à luz das velas, meu primeiro livro "Fabiano, herói trágico na tentativa do ser" no já extinto salão nobre daquela entidade cultural. 

Dalma Nascimento

Niterói/RJ-03-04-2023












ALBERTO A RAÚJO

Editor do Focus Portal Cultural
















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário