RAFAEL SANZIO nasceu em Urbino, em 06 de abril de 1483 e faleceu em Roma, 06 de abril de 1520, frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Segundo historiadores e mestres da arte, o mais adequado é chamá-lo de Raffaello Santi, já que Sanzio fazia referência apenas ao seu local de nascimento e Santi era o sobrenome de seu pai, Giovanni Santi, nascido em Lucca, na Toscana. Junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.
Urbino era então capital do ducado do mesmo nome e seu pai, Giovanni Santi, pintor de poucos méritos mas homem culto e bem relacionado na corte do duque Federico da Montefeltro. Transmitiu ao filho, de precoce talento, o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício. O duque, personificação do ideal renascentista do príncipe culto, encorajara todas as formas artísticas e transformara Urbino em centro cultural, a que foram atraídos homens como Donato Bramante, Piero della Francesca e Leon Battista Alberti.
Rafael era filho de Giovanni Santi, poeta (escreveu uma Crônica famosa em rima) e também pintor para a corte de Mântua. Quando o nascimento de Rafael, ele dirigia um famoso estúdio em Urbino. Giovanni ensinou seu filho a pintar e o introduziu à corte humanista de Urbino, que, ao final do século XV, havia se tornado um dos mais ativos centros culturais da Itália, sob a regência de Federico da Montefeltro, falecido sete meses antes do nascimento de Rafael. Lá, Rafael pode conhecer os trabalhos de Paolo Uccello, Luca Signorelli, e Melozzo da Forlì. Precoce, aos dezessete anos, em 1500, Rafael já era considerado um mestre.
De acordo com Giorgio Vasari, Rafael
foi levado pelo pai aos onze anos para ser aprendiz de Pietro Perugino, em
Perúgia, mas esta informação é discutida por algumas autoridades no assunto. É
de consenso geral que Rafael estava na Úmbria a partir de 1492, ano do
falecimento de seu pai. Com Perugino, Rafael aprendeu a técnica do afresco ou
pintura mural.
Em sua primeira obra de realce, o Casamento da Virgem (1504), a influência de Perugino evidencia-se na perspectiva e na relação proporcional entre as figuras, de um doce lirismo, e a arquitetura. A disposição das figuras é, no entanto, mais informal e animada que a do mestre.
Deposição da Cruz, Galleria Borghese,
1507, Roma
Casamento da Virgem (1504), Pinacoteca
de Brera, Milão
Trionfo di Galatea (detalhe) Villa
Farnesina
Transfiguração 1518-1520, Museus
Vaticanos
A multiplicação dos peixes, 1515
FONTE
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