sábado, 29 de abril de 2023

29 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA DANÇA. UM DIA DEDICADO A CELEBRAR A ARTE DE DANÇAR E COMPARTILHAR ESSA PAIXÃO COM PESSOAS DO MUNDO INTEIRO. A DATA FOI ESCOLHIDA EM HOMENAGEM A JEAN-GEORGES NOVERRE, CONSIDERADO UM DOS CRIADORES DO BALÉ MODERNO E QUE COMPLETARIA 296 ANOS NESSA DATA.

 




DIA INTERNACIONAL DA DANÇA OU DIA MUNDIAL DA DANÇA COMEMORADO NO DIA 29 DE ABRIL, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO. A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, com o objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, além das barreiras políticas, éticas e culturais.

Dia 29 de abril é o Dia Internacional da Dança. E a data foi escolhida em homenagem a Jean-Georges Noverre, considerado um dos criadores do balé moderno e que completaria 296 anos nessa data.

Filho de um soldado suíço ao serviço da Coroa Francesa, Jean-Georges nasceu em Paris e estudou dança com Louis Dupré, estreando nos palcos em 1743, na Opéra-Comique de Paris. Como o Rei Louis XIV, o rei sol, era louco por dança, não demorou a se tornar mestre de balé, em Versalhes. Afinal, foi lá que surgiu a primeira escola de dança, porque o Rei não apenas era um exímio dançarino como queria que todos os nobres dançassem bem também. Depois da França, Jean-Georges, dançou e ensinou em Londres, Berlim e Lyon, antes de voltar para Alemanha.

Na corte do duque Eugen de Württemberg, o coreógrafo estreou seu grande balé de ação, Médée et Jason, ficando famoso e criando quase uma centena de obras, principalmente em Stuttgart e Viena.

Jean-Georges Noverre  nasceu em 29 de abril de 1727 e faleceu em 19 de outubro de 1810, bailarino e professor de balé francês.

Destaca-se na historia da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé da sua época. O nome dessa obra teórica sobre dança se chama “Letters sur la Danse”. A primeira versão foi editada em 1760 em Stuttgart e Lyon; depois a edição inglesa de 1783 e, quase meio século mais tarde, as de 1804 e 1807, de São Petersburgo e Paris. Em todas estas Noverre manteve-se fiel às quinze cartas da primeira edição. Nas novas edições agregou algumas sobre música e duas cartas a Voltaire, cujo tema principal era um ator chamado David Garrick junto com um ensaio sobre a dança na antiguidade, um texto sobre a arquitetura de uma sala de ópera e libretos onde discute a dança em ação.

Noverre começou na dança ainda adolescente, como aluno de Louis Dupré, na Académie Royale de Musique et Danse (futura Opéra de Paris). Estréia como bailarino na Opéra-Comique, mais tarde graças à indicação de uma bailarina famosa, Marie Sallé, Noverre apresenta-se na corte de Fontainebleau. Em seguida esteve um tempo em Berlim a serviço de Federico de Prússia, lá conviveu com famosos bailarinos como Jean Barthélémy Lany e com Barbarina Campanini, que anteriormente desloca do seu posto a Marie Sallé.

Ao voltar a Paris assume o posto de Mestre da Opéra-Comique e organiza em variados gêneros as danças da companhia para garantir bilheteria (de 1730 a 1745, 25 paródias aproximadamente foram criadas). Começa a ser reconhecido quando, na Opéra-Comique, cria o Balé Chinês, seu primeiro balé de sucesso. É convidado pelo ator e empresário inglês David Garrick, para se apresentar em Londres, então cria fama internacionalmente. Em 1760 publica a primeira versão de ‘Cartas sobre a Dança’. De Lyon vai a Stuttgart como mestre de balé do duque Württemberg. Fica a frente de um grupo de baile de artistas renomados, entre eles o coreógrafo Servadoni e o figurinista Boquet.

Os balés se tornaram cada vez mais famosos em toda Europa, expandindo a produção e divulgação da dança. Ao longo da primeira metade do século XVIII já existia um grande contingente de bailarinos, compositores de balés, cenógrafos, figurinistas e músicos circulando na maioria das cidades europeias.

Noverre ultrapassa os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade a dança através da pantomima, utilizando mãos braços e feições para, segundo ele, sensibilizar e emocionar. Sugere a simplificação na execução dos passos e sutileza nos movimentos para uma ideal expressividade na interpretação da dança. Para Noverre, a dança em ação é a forma de interpretar as ideias escritas na música com verdade ao executar os gestos na dança.

Noverre sentia-se orgulhoso de ter simplificado as alegorias na vestimenta e exigir ação, movimentações na cena e expressão à dança. A grande reforma que distingue o séc. XVIII do XVII e o aproxima do XIX é a criação do <<ballet-pantomima>> termo dado por Noverre no século XVII que se conservou sem mudanças até o século XIX.

Para Laban (1990) a mais importante ação de Noverre foi a busca do gestual de sua época ao levar seus discípulos às ruas, aos mercados e às oficinas para que estudassem os movimentos de seus contemporâneos em vez de copiar os modos corteses de príncipes e cortesãos, que já faltava vinculação com a vida rumorosa das cidades exuberantes do homem industrial.




 

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Georges_Noverre

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