quinta-feira, 6 de abril de 2023

PRÊMIO CAROLINA MARIA DE JESUS: INSCRIÇÕES DE 12 DE ABRIL A 10 DE JUNHO DE 2023. QUARENTA OBRAS INÉDITAS ESCRITAS POR MULHERES SERÃO PREMIADAS COM 50 MIL REAIS PARA CADA ESCRITORA.


Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023. Serão premiadas obras literárias inéditas produzidas por mulheres brasileiras.

Seu propósito é fomentar atividades relacionadas à promoção da literatura brasileira produzida por mulheres, valorizar autoras nacionais e incentivar a qualidade literária por meio da realização de concurso.

O prêmio é uma ação da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Ele atende aos princípios e às diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura e da Política Nacional de Leitura e Escrita.

SOBRE A PREMIAÇÃO

O Ministério da Cultura (MinC) lança a primeira edição do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, que vai selecionar 40 obras inéditas e premiar suas autoras com 50 mil reais por escritora. Podem concorrer contos, crônicas, poesias, histórias em quadrinhos, romances e roteiros de teatro redigidos em português do Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 12 de abril a 10 de junho de 2023, exclusivamente por meio do sistema Mapas Culturais.

Acesse as informações completas nesse site:

Clicar aqui:

https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2017

A candidata deverá inscrever apenas uma obra inédita em apenas uma categoria. Não poderá haver, em nenhuma parte do texto, a indicação da autora, o que será motivo de desclassificação.

Das 40 obras a serem premiadas, 20% (8) deverão ser de mulheres negras, 10% (4) para mulheres indígenas, 10% (4) para mulheres com deficiência, 5% (2) para mulheres ciganas e 5% (2) para mulheres quilombolas. A Comissão de Seleção também será composta apenas por mulheres, seis no total.

Edição: Focus Portal Cultural sobre texto do MinC

Arte: Focus Portal Cultural – Alberto Araújo

FONTE: https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2017



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário