quarta-feira, 31 de maio de 2023

EFEMÉRIDES: HÁ 214 ANOS, EM 31 DE MAIO DE 1809 FALECEU FRANZ JOSEPH HAYDN UM DOS MAIS IMPORTANTES COMPOSITORES DO PERÍODO CLÁSSICO. PERSONIFICA O CHAMADO "CLASSICISMO VIENENSE" AO LADO DE WOLFGANG AMADEUS MOZART E LUDWIG VAN BEETHOVEN. A POSTERIDADE APELIDOU ESTE GRUPO COMO "TRINDADE CLÁSSICA VIENENSE".


É considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. 

O período entre 1768 e 1774 marca a maturidade de Haydn como compositor. Algumas das suas obras, como Stabat Mater (1767) e Missa Sancti Nicolai (1772), são suficientes para colocá-lo entre os melhores compositores da sua época. 

A sua capacidade de orquestração resultou, fundamentalmente, de uma visão otimista da vida, da união do intelectual com o emocional e da moderação.

Franz Joseph Haydn nasceu em Rohrau, 31 de março de 1732 e faleceu em Viena, 31 de maio de 1809, foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Ele é considerado a ponte e o motor que permitiram que esta evolução sucedesse. 

Era irmão do igualmente compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. O seu gênio foi amplamente reconhecido durante a sua vida.

Haydn era conhecido entre seus contemporâneos pela sua personalidade tranquila e otimista. Tinha um apurado senso de humor, que pode ser apreciado em alguma da sua música: na Sinfonia n.º 45 em fá sustenido menor, chamada A Despedida, fez com que os músicos fossem parando de tocar um de cada vez, fechassem a partitura e saíssem da sala, até que só sobrassem dois únicos executantes no final, como forma de mostrar ao príncipe que eles faziam jus a um tratamento mais condigno, visto que eram considerados meros serviçais do palácio. O príncipe, que era perspicaz, entendeu a mensagem passando a dar melhor atenção aos músicos de sua orquestra. Em alguns casos, ele introduzia uma nota forte súbita, para evitar que os espectadores dormissem durante a execução. Era particularmente respeitado pelos músicos da corte que ele supervisionou, assim como os tratava cordialmente e representava efetivamente os interesses dos músicos para o empregador. Haydn também tinha uma fé católica fervorosa. Sempre que terminava uma composição, escrevia as palavras “Laudate Deo” (“Glória a Deus”), ou alguma expressão parecida no fim do manuscrito. Suas diversões preferidas eram a caça e a pesca.

Haydn era feio (para o padrão de beleza dominante na época) e de baixa estatura, e ficava surpreso quando as mulheres o seguiam durante as visitas a Londres. Cada um dos vários artistas que pintaram a face de Haydn durante sua vida tentou deixar transparecer sua personalidade agradável, apesar de não se enquadrar naquele padrão de beleza. 

Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, que hoje não são tão conhecidos. Haydn foi o maior influenciador do estilo da época.

O desenvolvimento da forma-sonata de um esquema rígido em uma maneira sutil e flexível de expressão musical, que se tornou dominante no pensamento musical clássico, é devido quase que completamente a Haydn. Ele também criou a forma sonata, a forma de variação dupla, e foi também o primeiro a integrar a fuga e outros modelos contrapontísticos à forma clássica. 

Primeiro movimento (allegro moderato) do quarteto de cordas nº 53 em ré maior Op. 64/5 Hob III, interpretado pelo Musopen String Quartet

Segundo movimento da sonata para piano nº 38, interpretado por Ivan Ilić.

Segundo movimento da sinfonia n.º 101 em ré maior, interpretado pela orquestra Amigos do JPC. 

Um dos pianos de Anton Walter, utilizado pelo compositor, está agora em exposição na Casa-Museu de Haydn, na cidade de Eisenstadt. No ano de 1788, em Viena, Haydn comprou um piano construído por Wenzel Schantz para si. Quando o compositor visitou Londres pela primeira vez, John Broadwood, um construtor de pianos inglês, forneceu-lhe um piano de cauda.


















FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Haydn


 

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