quinta-feira, 11 de maio de 2023

EFEMÉRIDES: HÁ 119 ANOS, EM 11 DE MAIO DE 1904, NASCEU SALVADOR DALI CONSIDERADO UM DOS MAIS PROLÍFICOS PINTORES SURREALISTA DO SÉCULO XX, TAMBÉM UM DOS MAIS INFLUENTES ARTISTAS DA ESPANHA, JUNTAMENTE, COM PABLO PICASSO, JOAN MIRÓ, FRANCISCO GOYA E DIEGO VELÁZQUEZ.



O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista. As duas maiores coleções de trabalhos de Salvador Dali encontram-se no museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, Florida, EUA, e no Teatro Museo Gala Salvador Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha. 

Salvador Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol nasceu em Figueres, em 11 de maio de 1904 e faleceu em Figueres, 23 de janeiro de 1989, foi um importante pintor espanhol, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do classicismo. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi Lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista. 

Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico. 

Dalí frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal. Em 1916, durante umas férias de verão em Cadaquès, passadas com a família de Ramón Pichot, descobriu a pintura impressionista. Pichot era um artista local que fazia viagens frequentes a Paris. No ano seguinte, o pai de Dalí organizou uma exposição dos desenhos a carvão do filho na sua casa de família. A sua primeira exposição pública ocorreu no Teatro Municipal em Figueres em 1919. 

Em fevereiro de 1921, a sua mãe morreu de câncer da mama. Salvador Dali, então com dezesseis anos de idade, disse depois da morte da sua mãe: "foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma". Após a morte de Felipa Domenech Ferrés, o pai de Salvador Dali casou-se com a irmã da falecida esposa. Dalí não se ressentiu por este casamento, como alguns pensaram, pois ele tinha um grande amor e respeito por sua tia. 

Após a Segunda Guerra Mundial, Dali manteve características de pintura técnica e um interesse na ilusão óptica, ciência e religião. Cada vez mais católica e inspirado pelo choque de Hiroshima, demarcado por ele como "Misticismos Nucleares". Em pinturas como Madonna de Port-O Lligat (primeira versão) de 1949, Corpus Hypercubus e de 1954, Dalí procurou sintetizar a iconografia cristã com imagens inspiradas pela desintegração dos materiais nucleares. Obras como La Gare de Perpignan, de 1965, alucinogéneos e Toreador de 1968-1970. Em 1960, Dalí começou trabalhos sobre o Teatro e Museu de sua cidade-natal de Figueres; foi o seu maior projecto único e o principal foco da sua energia até 1974. 

Em 1968, Dalí filmou um anúncio de televisão para Lanvin chocolates e de 1969 projetou o logotipo da empresa Chupa Chups. Também em 1969, ele foi responsável pela criação do aspecto da publicidade 1969 Festival Eurovisão da Canção, metal e criou uma grande escultura, que se situava no palco, no Teatro Real de Madrid.

Ao longo de sua vida, Dalí trabalhou extensivamente com gravuras e aplicou de forma consistente o método paranóico-crítico. As técnicas usadas foram ponta-seca, etching, xilogravura e litografia. 

Dalí foi um dos primeiros artistas a produzir ilustrações surrealistas para textos (L'Immaculée Conception), em 1930. Em 1933, M. Czar publicou a primeira edição-única do artista (Enfant sauterelle). Entre 1959-60 Dalí empregou a técnica do buletismo, que consiste em atirar tinta a um pedaço de papel, criando uma imagem. De 1966 em diante, Dalí usou temas de outros artistas e recriou obras sob uma ótica surrealista, como os sets Tauromachie, inspirado em Pablo Picasso, Flordali (Flora Dalinae), inspirado em Pierre-Joseph Redouté, e Les Capriches de Goya de Dalí, inspirado em Goya. Em 1973, publicou Dix Recettes d'immortalité, considerado a primeira gravura estereoscópica da história da arte.

Dentre os papéis mais usados para suas gravuras, Dalí teve preferência para o papel Japonês, Guarro, Richard de Bas e Arjomari (Rives e Arches).





















Salvador Dalí, Federico García Lorca, Barcelona, 1925











 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Dalí#Livros_sobre_Salvador_Dalí

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário