quinta-feira, 11 de maio de 2023

SOBRE A ESCADARIA SELARÓN, NA LAPA, NO RIO DE JANEIRO

 

Um dos pontos turísticos contemporâneos de intenso crescimento no Rio de Janeiro, atração de turistas essa escadaria por ser expressivo signo da cidade. Obra do artista chileno Jorge Selarón, a escada, ganhou o nome do seu criador. Enfeitada com ladrilhos e azulejos e vem atraindo admiradores de todo o mundo. 

Um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. A Escadaria Selarón,  situa-se entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, na região central da capital fluminense. 

A Escadaria contém 215 degraus, imortalizando-se pela mistura da arte popular bem perto da arte erudita existente na Sala Cecília Meireles, ambas, também, na Lapa. 

Iniciou-se a obra em 1990. O efeito estético do mosaico colorido imanta expectadores louvando-os à alegria e à descontração, ilustrações peculiares e inerentes à alma do carioca.

O que mais chama a atenção dos visitantes não é apenas o colorido dos azulejos, mas também os motivos dos desenhos picturais da escadaria. A escada era o projeto de vida do já citado artista, que sempre planeava composições diferentes para os degraus.

Em partes dos degraus as cores da bandeira do Brasil se sobressaem na criação, e claramente, protagonizando azul, verde e o amarelo. Aliás, nos muros ao final da escadaria também existe citação às cores e imagens de objetos brasileiros. 

Artista plástico, ceramista, pintor e autodidata. Nascido em 1947 numa pequena cidade situada entre Viña del Mar e Valparaíso, no Chile, o artista percorreu o mundo antes de decidir  morar no Brasil. Estabelecido no Rio de Janeiro, e fez do expressivo bairro da Lapa a sua morada por mais de três décadas. Faleceu em 2013 deixando a marca de sua trajetória no coração da Lapa Carioca.

ALBERTO ARAÚJO-EDITOR

FOCUS PORTAL CULTURAL




0

A escritora Dalma Nascimento e seu neto o pianista, compositor e maestro Noel Nascimento visitam a Escadaria Jorge Selarón, na Lapa. Ambos ficaram fascinados diante da magnitude e relíquia pictórica do artista já falecido Jorge Selarón.  Trata-se de expressiva peculiaridade da arte em azulejos. Particularidades de sua criação artística expostas em degraus de admirável escadaria na cidade do Rio de Janeiro - Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário