sexta-feira, 26 de maio de 2023

𝐌𝐈𝐍𝐇𝐀 𝐒𝐔𝐑𝐏𝐑𝐄𝐒𝐀 𝐃𝐄 𝐇𝐎𝐉𝐄 – ℙ𝕆ℝ 𝔻𝔸𝕃𝕄𝔸 ℕ𝔸𝕊ℂ𝕀𝕄𝔼ℕ𝕋𝕆


Prezados Amigos, hoje estou com a emoção ambivalente: saudosa da grande Nélida, de sua maneira encantatória de falar e de ser, e contente com as suas palavras a mim dirigidas, transmitidas e assinadas por Karla Silva – assessora de Nélida Piñon, após terminar a leitura de "Conversas com Nélida" – meu quarto livro da série de cinco tomos sobre toda a produção da tão celebrada escritora:

Karla Silva a mim se dirigindo, 𝕒𝕓𝕣𝕠 𝕒𝕤𝕡𝕒𝕤:

Querida Professora Dalma, terminei a leitura do “Conversas com Nélida”, uma maravilha. Tenho que ressaltar suas brilhantes análises, a primorosa seleção das entrevistas, os recortes que pontuou das falas de Nélida. Enfim, todos os cuidados que dedicou ao livro sejam da ordem estética ou do seu magistral capital de conhecimento acumulado, o resultado é arrebatador, notável. 

Muito lhe agradeço tudo o que fez pela obra da Nélida e segue incansavelmente e extraordinariamente perpetrando para que sua obra e sua memória estejam sempre no meio de nós. 

Que Nélida fale: “Dalma Nascimento é uma sábia. Há anos surpreendo-a a procura do enigma que bendiz e amaldiçoa a obra de arte. A mestra que optou pelos meus livros como objeto de sua elevada especulação intelectual. E que, em estado de amor pela literatura, entregou-se a cada título de minha autoria como uma monja medieval que avança pelo fulcro da escritura convicta de existir no âmago de cada sentença, na urdidura da trama, nas entrelinhas da linguagem, a verdade narrativa que enseja a captação da real linguagem que, embora recôndita, sustenta os pilares da obra de arte... Esta mestra, portanto, com exímia desenvoltura, envereda pelas minhas linhas secretas, pelos mitos que instauro no espírito do texto. Sabedora ela de que é da minha índole narrativa reverenciar os gregos, os goliardos, seguir as pegadas medievais, auscultar as volúpias oriundas dos desertos bíblicos. E que comandada pela imaginação aventurar-me pelas poéticas que o mundo produziu ao longo de sua trajetória estética.”

Eu e Nélida lhe agradecemos Professora Dalma.

Receba nosso abraço, nosso afeto, e nossa sem métrica admiração.

Karla Silva (assessora de Nélida Piñon) 𝔽𝕖𝕔𝕙𝕠 𝕒𝕤𝕡𝕒𝕤.

Ao receber tal testemunho, enviei, agradecida, a mensagem à gentil assessora, solicitando-lhe se poderia publicá-la. Eis sua resposta: 

𝑷𝒓𝒐𝒇𝒆𝒔𝒔𝒐𝒓𝒂 𝑫𝒂𝒍𝒎𝒂 𝒒𝒖𝒆𝒓𝒊𝒅𝒂, 𝒂 𝒔𝒆𝒏𝒉𝒐𝒓𝒂 𝒑𝒐𝒅𝒆 𝒇𝒂𝒛𝒆𝒓 𝒕𝒖𝒅𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒒𝒖𝒊𝒔𝒆𝒓 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒕𝒆𝒙𝒕𝒐, 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒑𝒐𝒅𝒆 𝒂𝒏𝒖𝒏𝒄𝒊𝒂𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒐 ú𝒍𝒕𝒊𝒎𝒐 𝒍𝒊𝒗𝒓𝒐 𝒅𝒆𝒊𝒙𝒂𝒅𝒐 𝒑𝒆𝒍𝒂 𝑵é𝒍𝒊𝒅𝒂 “𝑶𝒔 𝒓𝒐𝒔𝒕𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒆𝒏𝒉𝒐” 𝒔𝒆𝒓á 𝒅𝒆𝒅𝒊𝒄𝒂𝒅𝒐 𝒂 𝒔𝒊 𝒆 à 𝑷𝒊𝒍𝒂𝒓𝒂 𝑪𝒖𝒊ñ𝒂𝒔 𝑷𝒊ñ𝒐𝒏. 𝑬 𝒔𝒆𝒓á 𝒍𝒂𝒏ç𝒂𝒅𝒐 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒐𝒖𝒕𝒖𝒃𝒓𝒐 𝒆 𝒏𝒐𝒗𝒆𝒎𝒃𝒓𝒐 𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒓𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒏𝒐. 𝑨 𝒔𝒆𝒏𝒉𝒐𝒓𝒂 𝒎𝒆𝒓𝒆𝒄𝒆 𝒕𝒖𝒅𝒐. 𝑩𝒋𝒔 𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒆 𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆 𝒄𝒐𝒎𝒊𝒈𝒐. 𝑲𝒂𝒓𝒍𝒂 𝑺𝒊𝒍𝒗𝒂.

                                                                                                                               

Niterói – 25 de maio de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário