quinta-feira, 18 de maio de 2023

EM 2023 CELEBRA-SE OS 280 ANOS DE FUNDAÇÃO DA A AMERICAN PHILOSOPHICAL SOCIETY - SOCIEDADE FILOSÓFICA AMERICANA


Biblioteca de debates filosóficos e foi fundada em 1743 por Benjamin Franklin, é sediada em Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos.

Publica uma revista, o Transactions of the American Philosophical Society, desde 1771, sendo que no presente distribui cinco edições por ano. É uma organização acadêmica que promove o conhecimento nas ciências e humanidades por meio de pesquisas, reuniões profissionais, publicações, recursos de biblioteca e alcance da comunidade. Considerada a primeira sociedade erudita dos Estados Unidos, ela desempenha um papel importante na vida cultural e intelectual americana há mais de 270 anos.

Por meio de bolsas de pesquisa, periódicos publicados, uma extensa biblioteca e reuniões regulares, a sociedade continua a promover uma variedade de disciplinas nas ciências humanas e ciências. O Philosophical Hall, agora um museu, fica a leste do Independence Hall no Independence National Historical Park; foi designado um marco histórico nacional americano em 1965. 

Abriga milhares de volumes, manuscritos, periódicos e imagens, incluindo uma cópia da Declaração de Independência escrita pela mão de Jefferson e os diários de Lewis e Clark. O edifício original foi demolido em 1884 e reconstruído pelo National Park Service em 1959. Localizada: 105 S. 5th Street.

A American Philosophical Society, a sociedade erudita mais antiga dos Estados Unidos, foi fundada em 1743 por Benjamin Franklin com o propósito de “promover o conhecimento útil”. No século 21, sustentamos esta missão de três maneiras principais. Honramos e envolvemos acadêmicos, cientistas e profissionais de destaque por meio de membros eleitos e oportunidades de companheirismo intelectual e interdisciplinar, principalmente em nossas reuniões semestrais. Apoiamos a pesquisa e a descoberta por meio de doações e bolsas, palestras, publicações, prêmios, exposições e educação pública. Atendemos estudiosos por meio de uma biblioteca de pesquisa de manuscritos e outras coleções reconhecidas internacionalmente por seu valor histórico duradouro. As atividades atuais da American Philosophical Society refletem o espírito de investigação do fundador, fornecem um fórum para a livre troca de ideias e transmitem nossa convicção de que a investigação intelectual e o pensamento crítico são inerentemente do melhor interesse do público. 

Philosophical Hall é um edifício histórico na 104 S. 5th Street em Center City, Filadélfia, Pensilvânia, EUA. Localizado perto do Independence Hall, o prédio é, há mais de 200 anos, a sede da American Philosophical Society. Foi designado um marco histórico nacional em 1965 por sua associação com essa organização. Durante vinte anos após sua fundação, a American Philosophical Society (APS) não teve sede própria e se reunia em diferentes locais da Filadélfia. Em 1783, os membros da APS votaram pela construção de um prédio onde as reuniões pudessem ser realizadas. A Sociedade originalmente considerou um lote perto da Arch Street, mas um lote ficou disponível no pátio da State House, agora Praça da Independência. Em 1785, a Assembleia Legislativa da Pensilvânia, que se reuniu na State House, hoje conhecida como Independence Hall, votou para dar o lote à Sociedade. 

A Sociedade iniciou imediatamente a escavação do porão do novo prédio. No entanto, a arrecadação de fundos prosseguiu lentamente e o prédio levou quatro anos para ser construído, o dinheiro final necessário para concluí-lo veio por meio de um empréstimo do membro da Sociedade Benjamin Franklin.

O Philosophical Hall forneceu um local para reuniões da APS, bem como para seus escritórios e biblioteca. O prédio era maior do que os requisitos da Sociedade e alugava quartos. As aulas da Universidade da Pensilvânia foram realizadas aqui por vários anos. Charles Willson Peale localizou seu Museu da Filadélfia aqui por vários anos. O governo também alugou espaço - incluindo a cidade e o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste da Pensilvânia. A Sociedade finalmente encerrou sua prática de alugar espaço em 1934, quando uma doação significativa de um membro a colocou em uma situação financeira sólida. 

A Sociedade pensou em deixar o Philosophical Hall várias vezes, uma vez quando a cidade tentou adquirir o prédio como tribunal; no entanto, as partes não chegaram a um acordo sobre um preço. No início do século 20, a Sociedade considerou uma mudança para a avenida recém-construída, a Benjamin Franklin Parkway. Os planejadores esperavam atrair grupos intelectuais para escritórios na Parkway. Os membros da Sociedade consideraram isso várias vezes, mas o legado de 1934 pôs fim às discussões; a APS permaneceu no Salão Filosófico. Em 1890, a APS construiu um terceiro andar no Philosophical Hall para abrigar sua biblioteca em expansão, mas a adição foi considerada feia e foi removida em 1949, depois que a biblioteca mudou para outro espaço.

SALÃO FILOSÓFICO, HOJE

Hoje, o Philosophical Hall oferece espaço para os escritórios da APS e abriga um museu aberto ao público de abril a dezembro de cada ano. As reuniões semestrais foram transferidas para o Benjamin Franklin Hall, a cerca de um quarteirão de distância, em 1993. É a única estrutura de propriedade privada na Praça da Independência.

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário