Claudio Giovanni Antonio Monteverdi nasceu em Cremona, em 09 de maio de 1567 e faleceu em Veneza, 29 de novembro de 1643.
Desenvolveu sua carreira trabalhando como músico da corte do duque Vincenzo I Gonzaga em Mântua, e depois assumindo a direção musical da Basílica de São Marcos em Veneza, destacando-se como compositor de madrigais e óperas. Foi um dos responsáveis pela passagem da tradição polifónica do Renascimento para um estilo mais livre, dramático e dissonante, baseado na monodia e nas convenções do baixo contínuo e da harmonia vertical, que se tornaram as características centrais da música dos períodos seguintes, o Maneirismo e o Barroco.
MONTEVERDI é considerado o último grande madrigalista, certamente o maior compositor italiano de sua geração, um dos grandes operistas de todos os tempos e uma das personalidades mais influentes de toda a história da música do ocidente. Não inventou nada novo, mas sua elevada estatura musical deriva de ter empregado recursos existentes com uma força e eficiência sem paralelos em sua geração, e integrado diferentes práticas e estilos em uma obra pessoal rica, variada e muito expressiva, que continua a ter um apelo direto para o mundo contemporâneo ainda que ele não seja exatamente um compositor popular nos dias de hoje.
Ele foi o compositor escolhido para a primeira edição dos BBC Promenade Concerts em 1967, e desde então os estudos sobre sua vida e obra se multiplicaram. Parte desse interesse renovado derivou do fato de ele ter travado a conhecida polêmica com Artusi, a qual se ergue modernamente como um símbolo dos embates eternos entre as forças reacionárias e progressistas, o que fez dele, como disse Pryer, uma espécie de "alma-gêmea" para os herdeiros do Modernismo. Hoje ele é talvez o músico mais conhecido do período anterior a Bach, embora sua popularidade entre o grande público não se compare a outros operistas importantes como Mozart, Verdi e Wagner e ele seja ainda, como disse Linderberger, mais um ícone distante do que um familiar amado. Para Mark Ringer, isso se deve em parte porque suas maiores qualidades são como operista; elas não podem ser de todo apreciadas através de audição em disco, e só em performances ao vivo a natureza essencialmente teatral de suas maiores composições pode brilhar. As vendas de seus discos também expressam esta realidade. Enquanto que entre 1987 e 2007 a gravação mais vendida de uma obra sua, L'Orfeo, regida por John Eliot Gardiner, alcançou os setenta mil exemplares, no mesmo período Vivaldi, com suas Quatro Estações, na versão de Nigel Kennedy, conseguiu a marca de mais de dois milhões de discos vendidos em todo o mundo.
ENTRE AS SUAS PRINCIPAIS COMPOSIÇÕES
ESTÃO AS ÓPERAS L’Incoronazione di Poppea, Il Ritorno d’Ulisse in Patria e
L’Arianna; a obra sacra Vespro dela Beata Vergine; e oito livros de Madrigais.
LIVROS DE MADRIGAIS
1584 (Veneza): Canzonette a tre voci
di Claudio Monteverde Cremonese discepolo del Sig. Marc'Antonio Ingegnieri,
novamente poste in luce. Libro Primo. In Venetia: Presso Giacomo Vincenti,
& Ricciardo Amadino compagni, MDLXXXIIII.
1587 (Veneza): Madrigali a cinque voci
di Claudio Monteverde Cremonese discepolo del Sig.r Marc'Antonio Ingegnieri…
Libro primo.
1590 (Veneza): Il secondo libro de
madrigali a cinque voci di Claudio Monteverde Cremonese discepolo del Sig.r
Ingegneri. In Venetia: Appresso Alessandro Raverij, MDCVII.
1592 (Veneza): Di Claudio Monteverde
Il terzo libro de madrigali a cinque voci. In Venetia: Appresso Ricciardo
Amadino, MDXCII
1603 (Veneza): Il quarto libro de
madrigali a cinque voci di Claudio Monteverdi Maestro della Musica del Ser.mo
Sig.r Duca di Mantova.
1605 (Veneza): Il quinto libro de
madrigali a cinque voci di Claudio Monteverde Maestro della Musica del
Serenissimo Sig.r Duca di Mantoa, col basso continuo per il Clavicembano,
Chittarone, od altro simile istromento; fatto particolarmente per li sei
ultimi, & per li altri a beneplacito.
1607 (Veneza): Scherzi Musicali a tre
voci di Claudio Monteverde. Raccolti da Giulio Cesare Monteverdi suo fratello
& novamente posti in luce. Con la Dichiaratione di una Lettera, che si
ritrova stampata nel Quinto libro de suoi madregali. In Venetia: Appresso
Ricciardo Amadino, MDCVII.
1614 (Veneza): Il sesto libro de
madrigali a cinque voci, con uno dialogo a sette, con il suo basso continuo per
poterli concertare nel clavacembano, et altri stromenti. Di Claudio Monteverde
Maestro di Cappella della Sereniss. Sig. di Venetia in S. Marco.
1619 (Veneza): Concerto. Settimo libro
de madrigali a 1.2.3.4. sei voci, con altri generi de canti di Claudio
Monteverde Maestro di Capella della Serenissima Republica.
1632 (Veneza) Scherzi Musicali, cioè
Arie, & Madrigali in stil recitativo con una Ciaccona a 1. & 2. voci.
Del M.to Ill.te & M.to R.do Sig.r Claudio Monteverde. Maestro di Capella
della Sereniss. Repub. Di Venetia. Raccolti da Bartholomeo Magni.
1638 (Veneza): Madrigali guerrieri, et
amorosi con alcuni opuscoli in genere rappresentativo, che saranno per brevi
Episodii fra i canti senza gesto. Libro ottavo di Claudio Monteverde Maestro di
Capella della Serenissima Republica di Venetia
1651 (Veneza): Madrigali e canzonette
a due e tre voci del signor Claudio Monteverde già Maestro di Cappella della
Serenissima Republica di Venezia… Libro nono. Apresso Alessandro Vincenti. In
Venetia: Appresso Alessandro Vincenti, MDCLI. (op. posth.)
OBRAS SACRAS
1582 (Veneza): Sacrae Cantiunculae
tribus vocibus Claudini Montisviridi cremonensis Egregii Ingegnerii Discpuli.
Liber Primus. Venetiis: Apud Angelus Gardanum, MDLXXXII.
1583 (Brescia): Madrigali spirituali a
quattro voci posti in musica da Claudio Monteverde Cremonese, discepolo del
Signor Marc'Antonio Ingegneri.
1610 (Veneza): Sanctissimæ Virgini
Missa senis vocibvs ac Vesperæ plvribvs decantandæ, cvm nonnvllis sacris
concentibvs, ad Sacella siue Principum Cubicula accommodata. Opera a Clavdio
Monteverde nuper effecta ac Beatiss. Pavlo V. Pont. Max. consecrata. Venetijs,
Apud Ricciardum Amadinum. MDCX.
1640 (Veneza): Selva Morale e
Spirituale di Clavdio Monteverde Maestro di Capella della Serenissima Republica
Di Venetia. Dedicata alla Sacra Cesarea Maesta dell' Imperatrice Eleonora
Gonzaga. Con Licenza de Superiori & Priuilegio. In Venetia MDCXXXX.
Appresso Bartolomeo Magni.
1650 (Veneza): Messa a 4 voci et salmi
a una, due, tre, quattro, cinque, sei, sette et otto voci, concertati, e parte
da cappella & con le litanie della B.V. del Signor Claudio Monteverdi già
Maestro di Cappella della Serenissima Republica di Venetia. (op. posth.)
Música cênica
1607 (Mantua): L'Orfeo. (Alessandro
Striggio) Favola in Musica da Claudio Monteverdi rappresentata in mantova
l'Anno 1607. & novamente data in luce. In Venetia: apresso Ricciardo
Amadino, MDCIX.
1608 (Mantua): L'Arianna. (Ottavio
Rinunccini) Música perdida, exceto o Lamento.
1608 (Mantua): Il ballo delle ingrate.
Ballett (Alessandro Striggio). Incluída no VIII livro de madrigais.
1616 (Venezia): Tirsi e Clori,
Ballett. (Alessandro Striggio) Incluída no VII livro de madrigais.
1624 (Veneza): Il Combattimento di
Tancredi e Clorinda, (Torquato Tasso) Incluída no VIII livro de madrigais.
1637 (Viena): Volgendo Il Ciel Ballo
in onore dell’Imperatore Ferdinando III. Incluída no VIII livro de madrigais.
1641 (Veneza): Il ritorno d’Ulisse in
patria. (Giacomo Badoaro) Drama in Musica rappresentato in Venetia nel Teatro
di San Cassiano, l’Anno 1641. Poesia di Giacomo Badoaro N.V., Musica di Claudio
Monteverdi.
1642 (Veneza): L’incoronazione di
Poppea. (Giovanni Francesco Busenello) Drama in Musica rappresentato in Venetia
nel Teatro Grimano, l’Anno 1642. Poesia di Gio. Francesco Busenello, Musica di
Claudio Monteverdi.
OBRAS PERDIDAS
1608 (Mantua) Prologo para L’Idroppica
(Giovanni Battista Guarini).
1617 Maddalena. Prologo.
1617 Le nozze di Tetide e di Peleo.
Intermezzo
1617 Andromeda.
1620 (ca.) Lamento d’Apollo.
1627 (Mantova) La finta pazza Licori.
1627 Armida
1628 (Parma) Gli amori di Diana e di
Endimione. Intermezzo (Ascanio Pio)
1628 Torneo Mercurio et Marte.
1630 (Veneza) Proserpina rapita.
(Giulio Strozzi)
1641 (Veneza) Le nozze d’Enea con
Lavinia (Giacomo Badoaro)
1641 (Piacenza) La vittoria d’amore. Ballett.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Claudio_Monteverdi
Nenhum comentário:
Postar um comentário