domingo, 21 de maio de 2023

EFEMÉRIDES: HÁ 552 ANOS, EM 21 DE MAIO DE 1471 NASCEU ALBRECHT DÜRER PINTOR ALEMÃO


Albrecht Dürer foi um gravador, pintor, ilustrador, matemático e teórico de arte alemão e, provavelmente, o mais famoso artista do Renascimento nórdico, tendo influenciado artistas do século XVI no seu país e nos Países Baixos.

A sua mestria como pintor foi o resultado de um trabalho árduo e, no campo das artes gráficas, não tinha rival. As suas xilogravuras, consideradas revolucionárias, são ainda marcadas pelo estilo gótico. É considerado como o primeiro grande mestre da técnica da aquarela, principalmente, no que diz respeito à representação de paisagens. Os seus interesses, no espírito humanista do Renascimento, abrangiam ainda outros campos, como a geografia, a arquitetura, a geometria e a fortificação. 

Albrecht Dürer nasceu em Nuremberga, no dia 21 de maio de 1471 É considerado como o primeiro grande mestre da técnica da aquarela, principalmente no que diz respeito à representação de paisagens. Os seus interesses, no espírito humanista do Renascimento, abrangiam ainda outros campos, como a geografia, a arquitetura, a geometria e a fortificação. 

Dürer nasceu em Nuremberga, cidade a que esteve, intimamente, ligado ao longo da sua vida. O seu pai, Albrecht Dürer, o Velho, era um ourives de origem húngara, filho de Anton Dürer, também ourives, teve 18 filhos – e Albrecht foi o terceiro, que em 1455 se mudou de Ajtós (ou Eytas, segundo as anotações de Dürer), perto de Gyula, na Hungria, para Nuremberga. Apelidado de "Ajtósi" (fabricante de portas), mudou o seu nome para Thürer, com o mesmo significado em alemão, mudando mais tarde para Dürer, de modo a ajustar o nome à pronúncia nuremburguesa. O brasão adquirido pela família, mais tarde desenhado por Dürer, contém no seu escudo, aliás, uma porta aberta. Em 1467, no mesmo ano em que se tornava mestre ourives depois de doze anos de aprendizado, Albrecht Dürer, o Velho, casou-se com Bárbara Hallerin, filha do seu mestre, Hieronymus Holper (também referido como Hyeronymus Haller, de quem teve dezoito filhos, Albrecht foi o terceiro e o segundo do sexo masculino. 

Conseguiu chamar a atenção do imperador Maximiliano I para o seu trabalho, tendo sido por ele nomeado pintor da corte em 1512. Viveu, provavelmente, duas vezes na Itália em adulto. Em 1520, depois da morte do imperador, partiu para os Países Baixos, visitou muitas das cidades do norte e conheceu pintores e homens de letras, como Erasmo de Roterdão. Nos seus últimos anos, em Nuremberga, partindo de estudos de teoria da Arte italianos de autores que o antecederam, ocupou-se principalmente com a elaboração de tratados sobre a medida e proporções humanas, perspectiva e geometria como elementos estruturantes da obra de arte. 

Para registro existe quantidade apreciável de documentos pessoais e autobiográficos, como cartas, textos e desenhos acompanhados de anotações minuciosas que permitem uma boa compreensão da sua obra. Esta documentação é ainda enriquecida por diversas fontes que derivam da fama conquistada por Dürer numa idade relativamente jovem. Faleceu em Nuremberga, em 6 de abril de 1528 aos 57 anos.

 

Obras de destaque

Gravuras

Apocalipse (1498)

Visitação (1503)

Adão e Eva (1504)

Joaquim e Ana se encontram na Porta Dourada (1504)

Vida da Virgem (1511)

Pequena Paixão (1511)

O Cavaleiro, A Morte e o Diabo (1513)

Melancolia I (1514)

Rinoceronte de Dürer (1515)

 

 

Adão e Eva, 1507

Retrato de um homem com pergaminho e um tipo de chapéu

Imperador Maximiliano I, 1519

Hércules caçando os pássaros estisfalianos, 1500.

Cristo no Monte das Oliveiras

Sansão luta contra o leão

Ressurreição

Cristo diante de Herodes

A Sagrada Família Indianapolis Museum of Art

Crucificação de Cristo

Lebre



FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Albrecht_Dürer

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário