ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE 2023 - etapa região sudeste, acontece até 16 de junho de 2023, no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
No dia 14 de junho de 2023 (quarta-feira), concerto orquestrado, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói, em Niterói- RJ.
Daniel Guedes – regente.
Simone Leitão – direção artística e piano.
PROGRAMA:
Chiquinha Gonzaga – Valsa Saudade;
Rachmaninov – Concerto para piano nº
2;
Sibelius – Sinfonia nº 5.
Data: 14/06/23 – quarta-feira
Local: Teatro Municipal de Niterói
(400 lugares)
Endereço: Rua 15 de Novembro, 35 -
Centro - Tel. (21) 2620-1624
https://pt-br.facebook.com/theatromunicipaldeniteroi/
Ingressos: Entrada franca, 1 ingresso por pessoa 1 hora antes.
Saiba mais: Este ano serão realizados em
torno de nove concertos, sendo seis principais e três didáticos. Ao todo, foram
selecionados 45 jovens de toda região sudeste e outras regiões do Brasil.
Idealizada e dirigida pela pianista mineira Simone Leitão a Academia Jovem Concertante se apresenta pela segunda vez no Rio de Janeiro. Neste ano, o concerto principal ocorre no dia 23 de agosto, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes. Também estão programados concertos itinerantes para os funcionários dos canteiros de obras da cidade, uma contrapartida social do projeto.
Ao longo de um mês, o projeto organizou um processo seletivo para escolher 36 jovens – de até 29 anos – para compor a orquestra. Os músicos selecionados são para os seguintes instrumentos: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, 1 timpani, 12 violinos, 5 violas, 4 cellos e 2 contrabaixos. O grupo, regido por Daniel Guedes e que tem Simone Leitão ao piano, se reúne do dia 18 a 22 de agosto para um intenso período de ensaios.
No programa, a Sinfonia nº 4 em ré maior, de Beethoven; Concerto para piano em lá menor, de Schumann; e Roda de Amigos, de Guerra-Peixe. Durante todas as etapas de 2014, a AJC irá homenageá-lo pelo seu centenário de nascimento incluindo composições de sua autoria no repertório. Para Simone Leitão, tocar obras de Guerra-Peixe tem sempre um significado especial, pois ele foi patrono da sua turma de faculdade.
A Academia Jovem Concertante é carbono zero. Isso significa que serão plantadas 1500 mudas de árvore pelo instituto nacional de florestas para neutralizar o carbono gerado pelas atividades e traslados do projeto.
A renda dos ingressos será revertida para a compra de instrumentos para a Escola de Música de Alto Alegre do Pindaré, que foi reaberta recentemente, e é localizada em uma das cidades que receberam a AJC Maranhão em abril deste ano.
ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE
A Academia Jovem Concertante, projeto que tem direção artística da pianista Simone Leitão e regência do violinista Daniel Guedes, estreou em 2012 com uma turnê que percorreu sete estados brasileiros. O projeto é um trabalho intensivo em um repertório orquestral variado, que visa preparar o jovem músico para o seu futuro como integrante das orquestras relevantes do país, e o projeto tem no seu caráter itinerante sua segunda marca que é a de levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados por essa forma de arte no país. Além disso, existe um grande enfoque no repertório da música de câmara, e os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos.
SIMONE LEITÃO
Com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia, Simone Leitão é uma das mais atuantes pianistas brasileiras. A artista é conhecida por sua performance intensa, ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e personalidade, mas também vem ganhando notoriedade por divulgar a música clássica brasileira no exterior através do projeto Brasil Classical Series e por idealizar programas culturais e sociais que “popularizam” a música erudita no Brasil, como a Academia Jovem Concertante e a Semanas Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.
Simone possui D.M.A. (Doctor of Musical Arts) em Piano Performance e História da Música pela Universidade de Miami (Estados Unidos), Mestrado pela Norges Musikkhögskole (Academia de Música da Noruega, Oslo) e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. É especialista nas obras para piano e orquestra de Villa-Lobos.
DANIEL GUEDES
Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente. Carioca, nascido em 1977, formou-se na Manhattan School of Music, onde estudou com Pinchas Zukerman e Patinka Kopec. Vem atuando como solista das principais orquestras brasileiras e em vários países do exterior. Como regente, atuou à frente de orquestras como a OSB Ópera e Repertório, OSUSP, Sinfônicas de Campinas, Bahia, da UFRJ, Academia Jovem Concertante, entre outras. Membro do Quarteto da Guanabara e professor da UFRJ. Gravou CD com sonatas de Beethoven com Ilan Rechtman, “Impressões Brasileiras” e “Violão e violino” com Mario Ulloa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário