Epígrafe: “A História é testemunha do passado, Luz da verdade, Vida da memória, Mestra da vida, Anunciadora dos tempos antigos”- Cícero, in"De Oratore II".
O Instituto Histórico e Geográfico de Niterói celebra os seus 50 anos de existência, dia 31 de julho de 2023-segunda-feira, às 19 horas, em solenidade engalanada no Plenário da Câmara Municipal de Niterói, Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625, Centro, Niterói - RJ obedecendo a seguinte pauta:
1 – Palavras da Presidente Matilde
Carone Slaibi Conti
2 - Palavras do Orador Oficial – Dr.
Nagib Slaibi Filho que falará sobre o IHGN.
3 - Posse da Cristina Maria Xavier
Ribeiro, Cadeira nº 44, tendo como Patrono Romeu de Seixas Matos.
4 - Entrega de Medalhas às Associações
e Academias congêneres.
5 – Apresentação musical do duo
violinista e violoncelista: Karol e Gabriel.
6 – Coquetel
UM POUCO DA HISTÓRIA DO IHGN
O Instituto Histórico e Geográfico de Niterói completa 50 anos de fundação em 30 de julho de 2023. O cinquentenário da criação oficial de um dos mais tradicionais Institutos de nossa cidade aconteceu em 30 de julho de 1973 com a diretoria provisória de Nelson Backer Omegna como Presidente de Honra. A primeira Diretoria do IHGN foi eleita em 12 de setembro de 1973 e a solenidade de posse aconteceu em 17 de outubro de 1973, em solenidade realizada na Academia Fluminense de Letras.
LISTA DOS PRIMEIROS SÓCIOS DO IHGN, NA ÉPOCA DA SUA FUNDAÇÃO E NOS ANOS SEGUINTES.
Dayl de Almeida; Elio Monnerat Sólon de Pontes; João José Ribeiro Galindo; Paulo Machado da Costa e Silva e Romeu Rodrigues Silva; Edelweiss Campos de Amaral; Gilberto Emílio Chaudon; Luiz da Silva Oliveira; Oswaldo Assumpção Rego Filho; Renato Garcia Justo; Ayrton Pinto Ribeiro; Horácio Pacheco; Ovídio Gouveia Cunha; Raul de Oliveira Rodrigues; Waston Veiga de Almeida; Guaracy de Albuquerque Souto Mayor; Miguel Freitas Pereira e outras importantes personalidades do cenário histórico-geográfico brasileiro.
Em 07 de maio de 1975 o Sócio do IHGN o deputado José Perlingeiro de Abreu apresentou o PL considerando de utilidade pública o Instituto Histórico de Niterói, aprovado pela Assembleia Legislativa e convertida na Lei nº 7581 de 06 de novembro de 1974, sete anos depois, em 1981 o IHN recebeu o reconhecimento do Poder Municipal pela Lei nº 281, de 22 de maio.
No ano de 1977 o IHN conseguiu uma sede com a assinatura do presidente Edmo Rodrigues de Lutterbach e a Prefeitura Municipal de um Termo de Autorização de uso do Plenário e uma sala no edifício do Museu da Cidade de Niterói, onde funciona atualmente, a Fundação Municipal de Educação de Niterói. A Sala de reuniões recebeu o nome do fundador Laurindo de Albuquerque Mello e a biblioteca o nome de outro fundador falecido: Heitor Luiz do Amaral Gurgel. A inauguração aconteceu em 1980 em comemoração aos oito anos de existência do Instituto, quando era presidente Alódio Moledo dos Santos.
Em 1998, na gestão do presidente Francisco Tomasco de Albuquerque, aconteceram as seguintes mudanças: O nome de IHG para Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e o Brasão foi concebido pelo Alberto Rosa Fioravanti e aumento de mais 10 Cadeiras, passando de 40 para 50 Cadeiras.
PRESIDENTES QUE PASSARAM PELO IHGN – Relação aleatória.
Edmo Rodrigues Lutterbach
Gilberto Emílio Chaudon
Waston Veiga de Almeida
Salvador Mata e Silva
José Inaldo Alonso
Thalita de Oliveira Casadei
Alódio Moledo dos Santos´
Francisco Tomasco de Albuquerque
Marcello Moreira de Ipanema
Dalmo Freire Barreto
Franci Machado Darigo
Marcos Vinícius Macedo Varella
Heraldo Mesquita de Sousa
Matilde Carone Slaibi Conti (atual)
(*) MARCO TÚLIO CÍCERO (106 – 43 a.C.)
foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da
República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Cícero
nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos
maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.
******************************************
FONTE DOCUMENTOS HISTÓRICOS: Revista
do IHGN, Ano I, nº 1, 2013. Páginas 16 e 17.
TAMBÉM POSTADO NO FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário