segunda-feira, 17 de julho de 2023

SANDRO PEREIRA REBEL PARTIU RUMO AO PARNASO, EM 17 DE JULHO DE 2023. O CONFRADE DEIXA UM LEGADO PRECIOSO NAS LETRAS E MUITAS SAUDADES!


 


Com imensa consternação que registramos nesta data 17 de julho de 2023 o falecimento de Sandro Pereira Rebel aos 89 anos - escritor, poeta, trovador, em 2014 foi agraciado pelo Grupo Mônaco de Cultura, com o título de "Intelectual do Ano". Membro de inúmeras Academias de Letras na cidade. 

INFORMAÇÕES SOBRE A DESPEDIDA DE SANDRO PEREIRA REBEL

VELÓRIO ABERTO AO PÚBLICO: 18/07/2023, ÀS 11h45min

SEPULTAMENTO: ÀS 16horas.

LOCAL: JARDIM BOUGANVILLES, QUADRA 06 - JAZIGO 68

CEMITÉRIO PARQUE DA COLINA

ENDEREÇO: ESTRADA FRANCISCO DA CRUZ NUNES, 987 - PENDOTIBA, NITERÓI - RJ

TELEFONE: (21) 2616-4243

MENSAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

É uma hora de dor e de profunda tristeza porque nunca é fácil perder alguém que amamos. Sandro era uma pessoa muito especial, deixa a gente, totalmente, solidário com esse sentimento de consternação que paira em nosso coração e nas pessoas  que tiveram o privilégio de conhecê-lo. 

Por meio dessa mensagem, quero expressar meus sentimentos a toda à família que está enfrentando a dor de perder uma pessoa amada. Infelizmente, existem acontecimentos que não podemos evitar, por mais que desejássemos o contrário, independentemente, do que pudéssemos fazer. 

Vocês familiares sempre foram unidos, e tenho certeza que com verdadeira solidariedade conseguirão enfrentar com coragem essa perda. Os meus sinceros pêsames à toda família enlutada e que Deus providencie a força necessária para enfrentarem esse momento funéreo. Não cabe a nós questionar os desígnios de Deus, apenas devemos procurar aceitar e n’Ele encontrar a Paz e a Força para seguir em frente. Vamos orar por todos vocês, para que encontrem essa paz nos braços de Deus, e conforto e apoio uns nos outros. 

Quando as memórias são tudo o que nos resta de alguém a quem tanto amamos, elas passam a ser o nosso maior tesouro que guardamos bem dentro do nosso coração. 

À família a gente alude que tenha muita força, muita coragem e perante a inutilidade de qualquer consolo na perda, relembre quem foi o Sandro que partiu e na saudade, memória e amor dos que ficaram, ele viverá para sempre. 

Que o confrade Sandro Rebel descanse em paz!


 

UM POUCO SOBRE SANDRO REBEL 

Nasceu em Campos de Goytacazes em 17 de março de 1934. Filho de Nelson Pereira Rebel e Zilá Peixoto Rebel. Fez o curso Primário no Colégio Rui Barbosa e o Ginásio no Liceu de Humanidades de Campos, entre 1941 e 1951.

Em 1952 mudou-se para Niterói (RJ), onde cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), vindo a se formar em 1956. 

Trabalhou como funcionário da Administração Pública Estadual, no cargo de oficial administrativo. Foi ainda escriturário, datilógrafo, técnico de administração e, por último, procurador do estado, cargo em que se aposentou em 1988. 

Em 1956 deu inicio às suas atividades literárias na imprensa campista, escrevendo artigos e crônicas para os jornais Folha do Povo, Folha do Comércio e Monitor Campista. Em 1958 ganhou menção honrosa em concurso de âmbito nacional promovido pela revista Alterosa, de Belo Horizonte (MG). 

Também trabalhou na imprensa de Niterói na redação de O Fluminense e, a partir de 1994, esteve publicando seus trabalhos em prosa e verso, durante quase três anos, na Folha de Niterói. Sandro Rebel faz parte do Grupo Mônaco de Cultura.

 

OBRAS:

Geografia do Estado do Rio de Janeiro (1ª ed.) – 1956

Arco-Íris – 1996;

Subsídios para a história de um calçadão – 1996;

Verdes e Maduros – 1997;

Contos de outros tempos – 1997;

Lampejos – 1998;

Dois tempos – 1999

Meus Trenzinhos Poéticos. 2017. Ed Muiraquitã.

 










HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL





A SEGUIR HOMENAGEM DA 
ESCRITORA E ACADÊMICA
LABOURÉ LIMA



1996. Noite de lançamento no Clube Central. Com Sandro Rebel e Nicoleta ao centro, ladeados à direita por Acyreia Rodrigues e Dr Abeylard Pereira Gomes, na esquerda Dr. Tomaz Lima e a editora Labouré Lima.


GARRAFAS AO MAR
18 de Julho – Dia do Trovador🌹

Em nossa despedida ao acadêmico SANDRO REBEL trocamos o adeus por ATÉ SEMPRE. Os poetas não morrem, se deixam encantar nas linhas e rimas dos seus versos. 

Nessa data, quero registrar um pouco das nossas boas memórias sobre a origem da amizade com Sandro Rebel e família, e a nossa relação autor-editora que teve como alicerce a publicação dos livros dele na editora Muiraquitã. 

Sandro Rebel foi um dos primeiros autores de Niterói a publicar na editora Muiraquitã. Seu nome está gravado em destaque na Cultura Fluminense. Ele nasceu em Campos dos Goytacazes-RJ, foi advogado, ex-Secretário de Administração no antigo Estado do Rio, escritor e poeta. Mas sobretudo, Sandro foi um pai de família apaixonado que exalava esse amor em seus poemas. Como homem de letras, ele foi um exímio defensor da língua portuguesa. 

No início dos anos 90, Sandro me procurou para uma reunião na editora, ainda na sede em frente ao Colégio Salesianos. Começamos a editora com uma gráfica própria. Mas de pequeno porte. Lembro que Sandro e Nicoleta queriam uma edição com padrão de qualidade superior ao que a gráfica da editora podia oferecer naquele momento. Então decidimos fazer toda a produção editorial e levar o livro para imprimir no parque gráfico da Vozes, em Petrópolis. Para alegria do Sandro e nossa também, o livro ficou muito bonito. 

E foi assim que Sandro Rebel nos deu a honra de publicar ARCO-ÍRIS, seu primeiro livro de poesias, com uma linda seleção de trovas. Apresentado ao público em um lançamento, concorrido e inesquecível, no Clube Central de Niterói. 

Depois editei para ele, um livro pequeno, porém interessante, cujo conteúdo ganhou o título "Subsídios Para a História do Calçadão". Aonde ele registrou em trovas as suas vivências com os intelectuais que frequentavam as manhãs de sábado na Livraria Ideal, do querido Carlos Mônaco. O prefácio do livro foi escrito pelo saudoso Roberto Santos Almeida. Um texto maravilhoso, que depois extraí uma parte para homenagear o Calçadão da Cultura, no 1⁰ volume da Antologia O Perfume da Palavra. 

Mais recentemente, em 2017, Sandro recorreu à Muiraquitã novamente para publicar o livro MEUS TRENZINHOS POÉTICOS. Mais que um livro era visível que essa obra se tratava de um xodó para o autor. Na época da edição, eu estava ausente em decorrência de uma crise de Síndrome do Pânico.  E a minha filha Raquel ficou responsável por dirigir toda a produção da editora. Ela atendeu Sandro com muito carinho. Conversando com ela sobre a gravidade da saúde do Sandro, ela me contou que uma vez durante reunião na editora, ele comentou com Raquel: "quase morri umas dez vezes, sou feliz vivendo cada dia!"  

Eternamente agradecida ao Sandro, pela honra e o privilégio de ser sua editora e publicar três livros da sua bibliografia com o selo editorial Muiraquitã. 

Daqui do Ceará, aonde me encontro por motivos familiares, envio meu abraço pesaroso com muito respeito e carinho para a querida Nicoleta e todos os seus filhos. Especialmente para Sandra que me permitiu acompanhar as notícias dessa fase tão delicada, sendo uma espécie de interlocutora para os confrades da Academia Niteroiense de Letras, do Elos Clube de Niterói e da Comunidade Foculista fundada pelo nosso confrade Alberto Araújo, editor do Focus Portal. 

Foi um privilégio e um tempo de aprendizado ser sua contemporânea enquanto confreira na Academia Niteroiense de Letras. 

Que a alma de Sandro Rebel siga iluminada e em paz na vida nova do espírito🙏🤍🕊 

Saudade eterna, amigo e confrade🌹 

Labouré Lima






 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário