quarta-feira, 12 de julho de 2023

O PROJETO LITERÁRIO "GARRAFAS AO MAR" DE LABOURÉ LIMA HOMENAGEIA MILAN KUNDERA.

 

"O drama de uma vida pode sempre ser explicado pela metáfora do peso. Dizemos que temos um fardo sobre os ombros. Carregamos esse fardo, que suportamos ou não. Lutamos com ele, perdemos ou ganhamos. (...) Seu drama não era de peso, mas de leveza."

Milan Kundera foi um gigante que marcou a literatura mundial no Século XX. O seu romance "A Insustentável Leveza do Ser", gerou discussões importantes sobre as relações humanas.

A primeira vez que tive contato com a obra dele foi através do Frei Neylor, meu orientador espiritual que depois se tornou uma amizade que me acompanha até hoje.

A indicação dessa leitura aconteceu em uma época que eu andava sufocada por problemas domésticos, causados pela dependência alcoólica do meu marido. Ler era uma forma de abstrair a tensão e as incertezas daquele momento.

Hoje, eu e minhas filhas, Ana Paula (42) e Raquel (39), conversamos sobre Milan Kundera. Elas lembravam da capa do livro, que li quando ainda eram pequenas. Mais tarde, as duas tiveram contato com a obra dele.

A conversa gerou tantas lembranças diferentes e interessantes. Inclusive fiquei sabendo que a Raquel, leu 'A Insustentável Leveza do Ser' em inglês quando ela morava na Inglaterra.

Obrigada por tanto, Milan Kundera! Muitas vezes seus livros me levaram a viajar sem sair do lugar.

Os bons livros, quando passam por nós, marcam a nossa memória por uma vida inteira.

Descanse em paz a sua alma, Milan Kundera (1929-2023)

Por Labouré Lima


Milan Kundera nasceu em Brno no dia 01 de abril de 1929 e faleceu em Paris, 11 de julho de 2023 foi um escritor checo, exilado na França, conhecido por seu livro A Insustentável Leveza do Ser (1983).

Naturalizado francês desde 1981, a sua cidadania checa fora revogada em 1979. Uma nova cidadania checa foi-lhe fornecida em 2019. Porém, Kundera considerava-se um escritor francês e desejava que a sua literatura fosse estudada como literatura francesa e como tal classificada nas livrarias.

Sua obra mais conhecida e aclamada é A Insustentável Leveza do Ser, publicada antes da Revolução de Veludo de 1989, quando o regime comunista da Checoslováquia baniu seus livros.

Kundera nasceu em 1929, em Brno, no número 6 da Rua Purkyně, em uma família de classe média. Era filho de Milada Kunderová e do músico Ludvik Kundera (1891-1971), um importante musicólogo e pianista que esteve à frente da Academia Musical de Brno de 1948 a 1961. Kundera, desde criança, aprendeu a tocar piano com o pai e estudou musicologia e composição musical, influências que podem ser encontradas em seu trabalho.

Kundera faz parte de uma geração de jovens checos que tiveram pouca experiência com uma nação democrática no pré-guerra. Sua ideologia foi em grande parte influenciada pela Segunda Guerra Mundial e pela ocupação alemã. Ainda adolescente, Kundera se filiou ao Partido Comunista, que tomou o poder em 1948. Seu ensino médio foi cursado no ginásio de Brno no mesmo ano. Na Universidade Carolina de Praga, estudou literatura e após dois semestres, ele se transferiu para a faculdade de cinema, na Academia Checa de Artes Cênicas, onde teve aulas de direção de longas-metragens e roteirizarão.

Kundera decidiu em 1975 viver na França. Ele recebeu a cidadania francesa em 1980. Faleceu em Paris, em 11 de julho de 2023.



Labouré Lima - editora, escritora e acadêmica


LIANE ARÊAS disse: "Muito bom Labouré!!! Sempre  oportuno lembrar e reviver momentos inspiradores…  Milan Kundera trouxe boas e importantes reflexões, e podemos dizer que é um clássico dos tempos modernos… Assistimos ao filme, temos alguns livros de seus livros… 💫 Labouré, seus textos memorialistas proporcionam prazer ao serem lidos… Parabéns pela releitura em família, é sempre muito gostoso essa troca… 💖 Valeu a relembrança… Obrigada!!! 🌻💐🌻


*******************

Esse texto é um DOCUMENTAL precioso que deve ser registrado na Literatura. Sim, o relato nos reporta, como você falou, ao genial escritor Milan Kundera, à sua obra-prima A Insustentável Leveza do Ser. Assisti ao filme sobre o triângulo amoroso da famosa história do Tomas  e Tereza e Sabina. Mas o livro é muito mais emocionante. Felicidades.  ALBERTO ARAÚJO.

******************

Alberto, foi uma surpresa ver que você repostou no Instagram do Focus Portal, ainda com direito a minha foto ao lado da foto do autor célebre. Grata por sua amabilidade🙏😉
Labouré Lima

*****************

Grata Alberto, já deixei meus agradecimentos para Liane em uma postagem no grupo do Elos Clube de Niterói.

Mas registro de novo aqui pra Liane, você e todos 👇

Querida @Liane Arêas doce amiga, Confreira Acadêmica e Companheira Elista, saiba que o sentimento é recíproco. Também gosto muito de ler você. O seu jeito de escrever  aproxima as pessoas. Isso é muito bom. 

Um beijinho pra você e um abraço no Will 🙋🏼‍♀😘🌹

Labouré Lima






Nenhum comentário:

Postar um comentário