quarta-feira, 19 de julho de 2023

A QUEDA DE ÍCARO - THE LAMENT FOR ICARUS - HERBERT JAMES DRAPER (1898)


É uma pintura de Herbert James Draper, mostrando o Ícaro morto, cercado por ninfas que lamentam. As asas de Ícaro são baseadas no padrão ave-do-paraíso. Em 1898, a pintura foi comprada da exposição da Royal Academy por meio do The Chantrey Bequest, um fundo público para a compra de arte moderna legado por Sir Francis Leggatt Chantrey, R.A. O Lament for Icarus foi posteriormente premiado com a medalha de ouro na Exposition Universelle de 1900 em Paris. 

Segundo a Dra. Justine Hopkins, Draper identifica Ícaro "com os outros heróis dos pré-rafaelitas e simbolistas, que, como James Dean meio século depois, conseguem viver rápido, morrer jovens e deixar um belo cadáver". (A última metade desse comentário é baseada em uma linha do romance de 1947, Knock on Any Door, de Willard Motley, e sua adaptação para o cinema.) 

Na década de 1890, Draper concentrou-se principalmente em assuntos mitológicos gregos antigos. Frederic Leighton havia retratado Ícaro em 1869, mas enquanto Leighton mostrava os preparativos para o voo, Draper retratava o trágico final do voo. Para a composição, Draper adotou o método de Leighton de retratar figuras separadas, para o qual empregou quatro jovens modelos profissionais (Ethel Gurden, Ethel Warwick, Florence Bird e Luigi di Luca). 

O uso do corpo masculino como veículo para a projeção de emoções subjetivas, como em The Lament for Icarus, é uma característica da pintura e escultura do final do período vitoriano, e em The Lament for Icarus o corpo parece derreter nos braços de uma pessoa. ninfa. Draper aplicou efeitos de luz líquida sem abandonar a forma e usou principalmente cores quentes. A pele bronzeada de Ícaro refere-se à sua aproximação do Sol antes de cair. Os raios do sol poente em penhascos distantes enfatizam a transitoriedade do tempo. Moralizante, sentimental e sensual, The Lament for Icarus acabou se tornando uma imagem bem composta de fracasso épico. Porém, algo surpreendente, Ícaro está com suas asas totalmente intactas, ao contrário do mito onde a cera derreteu e Ícaro caiu batendo os braços nus. A imagem de uma "criatura alada" provavelmente é utilizada para criar uma aparência mais simbólica, romântica e elegante.

 


 OUTRAS IMAGENS RELACIONADAS






Nenhum comentário:

Postar um comentário