quinta-feira, 27 de julho de 2023

SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA TORNA-SE PATRIMÔNIO DE NITERÓI – TEXTO DO JORNALISTA CÉLIO ERTHAL ROCHA – MATÉRIA PUBLICADA, NO JORNAL ATUAL - JULHO DE 2023, NA SUA PÁGINA Nº 3 | FOCUS PORTAL CULTURAL.

 


“Fotografia é um modo de sentir, de tocar, de amar. O que você captura no filme permanece para sempre.” Aaron Siskind, fotógrafo americano. 

No último dia 6 de julho, a Sociedade Fluminense de Fotografia recebeu o merecido reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói, em solenidade na Câmara Municipal que contou com a presença de diversas personalidades do cenário cultural fluminense. Recebeu a homenagem em nome da SFF o premiado fotógrafo Antônio Machado, seu presidente desde 1995 e fiel discípulo de seu fundador, Jayme Moreira de Luna (1914-1999). 

Concedido através de projeto de lei do vereador Leonardo Giordano, o título faz justiça à entidade que, em 2024, completará 80 anos de serviços prestados na promoção do ensino técnico de fotografia, estimulando a produção artística e preservando a memória por meio da arte fotográfica.


Antônio Machado - Presidente da SFF

Tenho tido o prazer de conviver com Antônio Machado na Academia Fluminense de Letras, onde é titular da Cadeira nº 7 da Classe de Belas Artes, na qual tem como Patrono o mentor Jayme Moreira de Luna. Sob sua coordenação, as duas entidades realizaram vários concursos fotográficos em parceria, estimulando a descoberta de novos talentos, inclusive entre crianças. 

Guardo a honra, também, de ter conhecido o pioneiro Jayme de Luna, ainda em meus tempos de repórter do jornal O Fluminense. Tenho dele boas recordações; Como conta Antônio em artigo na Revista Digital da AFL nº 2 (julho 2020), 

Luna, embora mineiro de nascimento e formado bacharel em Direito, acabou radicando-se em Niterói e enveredando pela senda artística para se tornar uma figura luminar da fotografia no território fluminense e no Brasil. Ainda na época da II Guerra Mundial, em 1944, reuniu um grupo de aficionados pela arte da fotografia para fundar a Sociedade, que inicialmente funcionava no porão de sua casa, na Avenida Sete de Setembro, nº 204, como um espaço para encontro de fotógrafos amadores. 

A entidade cresceu rapidamente, merecendo, em 1949, a doação pelo Estado do Rio de Janeiro de um terreno para a construção de sua sede, através de lei do ex-deputado Alberto Francisco Torres. Ali, Luna instalou a primeira galeria de fotografia do Brasil, em 1955. 

Presidente reeleito inúmeras vezes, o fotógrafo “amador” acabaria conquistando vários prêmios internacionais e projetando Niterói cada vez mais no mundo fotográfico, com a realização de importantes exposições. Segundo Antônio, certa vez, diante da queixa de uma universitária norte-americana sobre a falta de fotos de nosso país na embaixada e consulados nos Estados Unidos, Luna procurou a Divisão Cultural do Itamarati e ofereceu o trabalho da SFF para difundir o Brasil no exterior; neste propósito, fotografou todo o litoral brasileiro e remeteu 40 coleções de fotos às nossas representações diplomáticas nos principais países do mundo. 

Hoje a segunda sociedade fotográfica mais antiga em atividade no país, a SFF tem sua sede na Rua Dr. Celestino, 115, no Centro de Niterói, onde abriga as galerias Jayme Moreira de Luna e Octávio do Prado e oferece cursos, palestras e exposições variadas. Dando continuidade à obra do fundador, Antônio Machado destaca a importância do acervo da entidade, que documenta várias décadas da história da fotografia no Brasil, com mais de 1.300 títulos disponíveis para pesquisa e consulta pública: “Nós somos os guardiões desse pedaço da memória da fotografia”.

Que sob sua profícua liderança a SFF continue a receber o devido reconhecimento por sua importância como bastião da memória fotográfica, da formação de fotógrafos e da difusão da arte da fotografia.


 


UM POUCO SOBRE ERTHAL ROCHA


Jornalista e defensor público aposentado. Membro da Academia Fluminense de Letras. Autor dos livros "Jornalismo, Política e Outras Paragens" e "Um Olhar sobre o Ministério Público Fluminense" (2ª edição) cujas versões digitalizadas encontram-se disponíveis gratuitamente em:

https://www.dropbox.com/s/sz3urj3azokyf7q/pia-Jornalismo-Politica-e-Outras-Paragens-sem-capa-.pdf   

 

https://www.dropbox.com/s/16smno9y7fync1h/

Um-Olhar-sobre-o-Ministerio-Publico-Fluminense.pdf











MATÉRIA PUBLICADA, NO JORNAL ATUAL - JULHO DE 2023, NA SUA PÁGINA Nº 3


**********************


ALGUMAS IMAGENS DA SOLENIDADE DE ENTREGA DO TÍTULO DE  “PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE NITERÓI” A SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA, CONCEDIDO POR INTERMÉDIO DO PL DO VEREADOR LEONARDO GIORDANO, REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI, EM 06 DE JULHO DE 2023.



No dia 06 de julho de 2023-quinta-feira, a Sociedade Fluminense de Fotografia recebeu o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói, em solenidade engalanada na Câmara Municipal.  O fotógrafo Antônio Machado, presidente desde 1995 e fiel discípulo do fundador de instituição, Jayme Moreira de Luna (1914-1999) recebeu a honraria em nome da Sociedade Fluminense de Fotografia. O evento de soberaníssima importância cultural contou com a presença de diversas personalidades do cenário da cultura fluminense. 

A Mesa diretora foi composta por Júlia Pacheco, secretária da Cultura de Niterói; Leonardo Giordano, o vereador que outorgou o título; Antônio Machado – Presidente da SFF e Márcia Pessanha-Presidente da Academia Fluminense de Letras, em exclusividade, a presidente Márcia Pessanha teve a estima em participar devido à importância que o presidente Antônio Machado tem como Membro Titular da Academia Fluminense de Letras.

 

Créditos das Fotos: Aldo Pessanha.

Minuta de Alberto Araújo – Focus Portal Cultural.

 








Merecida homenagem feita à Sociedade Fluminense de Fotografia como Patrimônio Cultural Imaterial, Título concedido pela Câmara Municipal de Niterói, por iniciativa do vereador Leonardo Giordano. Parabéns ao Presidente da SFF Antônio Machado. Foi uma bela e representativa sessão. Márcia Pessanha.









Nenhum comentário:

Postar um comentário