segunda-feira, 22 de março de 2021

NOCTURNE NO. 20 IN DÓ MENOR, OP. POSTH, LENTO CON GRAN ESPRESSIONE DE CHOPIN








NOCTURNE Nº 20 - B. 49 POSTH C#-MINOR 'LENTO CON GRAN ESPRESSIONE' HOMENAGEM AOS PIANISTAS COLBERT HILGENBERG BEZERRA E ELISA FLORES. CLICAR NO LINK: https://youtu.be/2bc0LjZrxfA

 

NOCTURNE NO. 20 IN DÓ MENOR, OP. POSTH, LENTO CON GRAN ESPRESSIONE, P 1, NO. 16, KKIVA / 16, é uma peça para piano solo composta por Frédéric Chopin em 1830 e publicada em 1870.

Chopin dedicou este trabalho a sua irmã mais velha Ludwika Chopin, com a afirmação: "À minha irmã Ludwika como um exercício antes de iniciar o estudo do meu segundo Concerto". Publicado pela primeira vez 21 anos após a morte do compositor, a peça costuma ser chamada de LENTO CON GRAN ESPRESSIONE, por causa de sua marcação de andamento. Às vezes, também é chamado de Reminiscência.  A peça foi tocada pela sobrevivente do Holocausto Natalia Karp para o comandante do campo de concentração nazista Amon Goeth, com Goeth ficando tão impressionado com a versão que salvou a vida de Karp.

Esta também foi a peça interpretada pelo sobrevivente do Holocausto e famoso pianista polonês Władysław Szpilman a figura central do filme de Roman Polanski, O Pianista durante a última transmissão ao vivo de uma rádio polonesa em 23 de setembro de 1939, quando Varsóvia foi sitiada pelo exército alemão.  Anos mais tarde, Szpilman também tocou esta peça para o oficial do exército alemão Wilm Hosenfeld em seu primeiro encontro,  embora na cena do filme correspondente, Szpilman toque uma versão abreviada da Balada nº 1 em Sol menor de Chopin, op. 23. Hosenfeld mais tarde ajudou Szpilman a se esconder e forneceu-lhe comida nos últimos meses da guerra.











Nenhum comentário:

Postar um comentário