domingo, 3 de julho de 2022

EXPOSIÇÃO FLOR ESSÊNCIA DA ARTISTA PLÁSTICA FÁTIMA MARCHI NO ESPAÇO CULTURAL CORREIOS DE NITERÓI.




ABERTURA 02 DE JULHO DE 2022

FICARÁ EXPOSTA ATÉ O DIA 13 DE AGOSTO DE 2022

HORÁRIO DAS VISITAÇÕES DAS 13 ÀS 17 HORAS

 

Exposição Flor Essência

Mulher, médica, fotógrafa e, por fim, paciente.

Esses quatro pilares foram a base dessa mostra


Substituir a câmera fotográfica por um mamógrafo, e as pacientes por flores, permitiu-me capturar o invisível em delicadas fotos. Tais fotografias compõem a mostra Flor Essência, cuja mensagem associa-se à primavera, ao renascimento, à noção de que todos precisamos viver os nossos invernos, a espera de um novo florescer.

 

O Espaço Cultural Correios Niterói funciona nas dependências do Palácio dos Correios, na Avenida Visconde do Rio Branco, 481, no Centro da cidade de Niterói, em frente à estação das barcas.

 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

 

Exposição chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença câncer de mama. O Espaço Cultural Correios de Niterói recebe, entre os dias 02 de julho a 13 de agosto, o ensaio “Flor Essência”, da médica e fotógrafa Fátima Marchi. A exposição traz a temática do câncer de mama por meio de imagens de flores, produzidas utilizando um mamógrafo. A entrada é gratuita.

 

A exposição chama a atenção do público para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama de uma forma poética, trazendo a sensibilidade artística. De acordo com o Inca, a estimativa é que mais de 60 mil pessoas por ano sejam diagnosticadas com a doença. Por outro lado, as chances de cura ultrapassam 90%, quando detectado em estágio inicial.

 

“Ao colocar diversas flores em um mamógrafo e radiografa-las com toda delicadeza, a metáfora da mulher é trazida à tona para desmistificar o estereótipo do desconforto que o exame ainda carrega despertar para a beleza e encorajar a conscientização para o cuidado da saúde feminina”, explica Dra. Fátima Marchi.




Médica radiologista, Dra. Fátima Marchi trabalha há mais de 30 anos com o público feminino e faz parte do corpo clínico do CDPI, unidade de diagnóstico da Dasa, maior rede integrada de saúde do Brasil. Aliás, a ideia da exposição surgiu após ela própria superar o câncer de mama, em 2007.

 

“As delicadas imagens de flores, botões, caules e folhas, com uma riqueza ímpar de detalhes, trazem, surpreendentemente, o invisível aos olhos”, detalha. “A mensagem da exposição é, certamente, de esperança, de que todos precisamos viver os nossos invernos, à espera do florescer da primavera” conclui a especialista.

 

Além da mostra fotográfica, a Dra. Fátima Marchi fará palestras abertas ao público, sobre a sua experiência em superar o câncer de mama, além disso, ressaltará a importância da conscientização do cuidado com a saúde durante todo o ano.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário