segunda-feira, 11 de julho de 2022

NOVO LIVRO DE POEMAS DE GRAZIELA BARDUCO EXPLORA EMPODERAMENTO FEMININO, SAÚDE MENTAL E CURA PELA ESCRITA.



Conhecida por seu trabalho na literatura de cordel, Graziela traz um olhar reflexivo acerca da escrita curativa para contar a própria história de vida em "SUTIL LEVEZA - O que na alma pesou, em verso se libertou"

“SUTIL LEVEZA - O que na alma pesou, em verso se libertou” é o novo livro de poemas da atriz e escritora paulista Graziela Barduco, a ser lançado em agosto de 2022 pela Editora Edições & Publicações. A obra reúne 96 poemas escritos entre 2018 e 2022 que narram a própria trajetória de vida da autora, explorando temas como empoderamento feminino, saúde mental e cura pela escrita. 

Conhecida por seu trabalho na literatura de cordel, Graziela traz um olhar reflexivo acerca da escrita curativa para contar a própria história de vida em "SUTIL LEVEZA - O que na alma pesou, em verso se libertou", marcada pela depressão, ansiedade e depreciação. São textos que falam dos seus processos, dúvidas, falhas e anseios e expõem a relação íntima da autora com a literatura.

"SUTIL LEVEZA - O que na alma pesou, em verso se libertou" traz quatro momentos da vida de Graziela, divididos em quatro capítulos. Cada um deles tem início com um poema que reforça a potência curativa da escrita, traçando, ainda, diálogos com autoras como Cora Coralina e Conceição Evaristo. Rimados, os poemas possuem formato que empresta muito da literatura de cordel e das cantigas infantis.

Esta é a quinta obra da escritora. A primeira foi lançada em 2019 pela Editora Versejar, chamada "Na Rima da Menina", com poemas que passeiam por temas como ansiedade e depressão. Em 2020, ela lançou "Lutei Contra 100 Leões - Todos os 100 eram Jumentos" pela Editora Feminas, que traz uma abordagem mais feminista, com alusão à mulher no âmbito da poesia popular brasileira.

Graziela, que também é conhecida por seu trabalho para com o público infantil, também publicou os livros "A Menina e o Pé", pela Editora Guismofews, e "O Sapinho e o Bumbum", pela Editora Historinhas pra Contar, além de ter fundado a Cia Cordiais, companhia de teatro focada exclusivamente no público infantil.

"Sutil Leveza - O que na alma pesou, em verso se libertou" será lançado no dia 12 de agosto (sexta-feira) na Livraria Patuscada (Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena) em São Paulo.

Com relação ao seu trabalho poético, a autora elucida suas motivações: "grande parte de meus poemas brotou-me de momentos muito difíceis, de puro desespero e profunda depressão, acredito que, mesmo que de forma intuitiva, com o intento de trabalhar a possibilidade de cura que a arte carrega intrínseca a sua essência, já que dia a dia, acabo por encontrar, através da escrita, uma ferramenta poderosa de alívio da dor, do estresse, do medo e do pânico, bem como uma peça chave para o desafogo de toda a angústia que, vez ou outra, insiste em me assolar.

Sobre a autora

Mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena, Graziela Barduco transita por múltiplas linguagens artísticas, incluindo a poesia, o cordel, a música e o teatro, propondo inclusive um eixo pedagógico e educativo.

É graduada em Cinema pela FAAP, pós-graduada em Artes Cênicas pela FPA, em Interpretação para Musical pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em Administração pela UNIP.

Foi orientanda de Liana Ferraz na pós-graduação em Interpretação para Musical e também no mestrado, bem como aluna de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida no Instituto Brincante.

Integra a Cia Cordiais, focada no público infantil, companhia da qual é diretora e fundadora, e é pesquisadora das artes da cena, com foco no teatro infantil em conexão com a cultura popular brasileira.

Participa dos coletivos Teodoras do Cordel e Mulherio das Letras, além de ocupar a cadeira 185 da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências Alpas 21 e ser membro número 109 da Academia Internacional de Literatura Brasileira.

 


LEIA A ENTREVISTA DE GRAZIELA BARDUCO

CLICAR NO LINK:

http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2022/06/entrevista-com-graziela-barduco-autora.html 




FONTE:

Mariana Yole 

Nenhum comentário:

Postar um comentário