Sempre há alguma representação por trás de sua existência, e no caso de uma ligação sutil com o amor, nós temos a Deusa Vênus.
Pois quando se trata de amor, a primeira deusa que nos vem à mente é a clássica Afrodite.
A deusa Vênus é a deusa do amor e da beleza na mitologia romana. Para os romanos, ela representou o ideal de beleza feminina.
Foi uma das figuras mais veneradas na antiguidade e na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite. A representação de Vênus é de uma mulher jovem, bonita e nua. Como ideal de beleza, seu corpo é escultural com medidas equilibradas e por isso, é também associada ao erotismo. Em algumas imagens, ela aparece num carro guiado por cisnes.
E para falar sobre o amor, é indispensável falar sobre a beleza que o motiva, afinal de contas, o que os olhos não veem o coração não sente.
Logo,
a beleza se torna uma esfera de dualidade na mitologia, onde os deuses como a
Vênus levam seus devotos a adoração ao olhar para as coisas belas da vida,
desde a beleza da natureza, paisagem e também pessoas.
DEUSA
VÊNUS NA MITOLOGIA ROMANA
A mitologia grega é um ícone de histórias e tragédias. Desde os teatros gregos até as escrituras, suas histórias renderam inspiração à literatura no geral para a criação de novos conteúdos.
Pois o que não faltam são personagens e deuses representados por certa equivalência. Onde cada personagem se assemelha (e muito) com o ícone da representação de outra mitologia.
No caso da Deusa vênus, os romanos acreditavam fortemente na sua ligação com as coisas belas da vida e com o amor. Pois onde quer que haja beleza, existe o “toque” de Vênus ali.
Portanto, a relação dos romanos com a beleza e com o amor chegava a ser cósmica. Como se o próprio universo(regido por Vênus) caminhasse rumo a direção do que nos encanta e o que nos apaixona.
Pois essa ligação cósmica era
representada também aos nomes dos deuses, que derivam de nomes de planetas
contidos em nosso sistema solar, como era o caso de:
·
Júpiter – Figura de liberdade e poder sob
seus pais;
·
Juno – Irmã e esposa de Júpiter,
protetora dos lares e das crianças;
·
Vênus – Deusa da beleza
e do amor;
·
Marte – Deus da guerra e do combate;
·
Netuno – Deus dos mares e profundezas;
·
Plutão – Senhor do submundo.
Escultura da Vênus de Cápua no Museu Arqueológico de Nápoles, Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário