quinta-feira, 3 de novembro de 2022

INICIOU A 3ª EDIÇÃO DA FEIRA LITERÁRIA DE TIRADENTES

 



Edição se destaca por colocar crianças e adolescentes de escolas municipais como protagonistas do evento.

Teve início em 03 de novembro de 2022, a 3ª edição da Feira Literária de Tiradentes – FLITI. O evento está sendo realizado na cidade mineira de Tiradentes e segue até o dia 06 de novembro. O A FLITI tem entrada gratuita e com programação diária que vai das 10h às 19h.

Na cerimônia de abertura, que ocorreu às 10h, estavam presentes o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, o secretário de Governo, Rogério de Almeida, o secretário de Educação, Valdo Trindade Rosa e o Secretário de Turismo, Cultura e Lazer, Sérvulo Matias Filho. Também a diretora do Instituto Zialdo – IZ, Adriana Lins, o curador da FLITI, Volnei Canônica e a idealizadora da FLITI, Cristina Figueiredo. “Temos muito orgulho de participar deste evento. Valorizamos muito a cultura. Terão sempre nosso apoio”, enfatiza o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa.

A FLITI este ano ocorre em homenagem ao conjunto da obra do escritor e ilustrador Ziraldo e a celebração dos seus 90 anos. “Há três anos que a FLITI nasceu e há três que fazemos parte do evento. Em sua primeira edição, homenageou os 40 anos do Menino Maluquinho e, agora, os 90 anos do Ziraldo. Essa parceria é linda e temos que agradecer a homenagem e a oportunidade de trazer esse artista tão inspirador a tantas gerações. Ziraldo não pôde estar aqui, mas ele está atento e sabendo dessa homenagem com muita gratidão e alegria. Tudo que o Instituto Ziraldo quer é que vocês leiam cada vez mais e que as escolas e crianças visitem aqui. Muito obrigada”, discorre Adriana Lins, presidente do Instituto Ziraldo e que representou o homenageado na FLITI.

O secretário de Turismo, Cultura e Lazer, Sérvulo Matias Filho comentou que quando se fala em Ziraldo é possível viajar no imaginário. “Com Ziraldo, tive acesso às minhas memórias afeitas. Este evento foi muito bem construído, principalmente este envolvimento com as escolas. Vou até mesmo parafrasear um professor nosso, que, na semana passada, na comemoração dos 100 anos da escola Basílio da Gama, disse: `criança que não brinca, é um adulto infeliz´. Que a gente possa fazer dessa FLITI uma grande brincadeira. Que possamos acessar nosso imaginário e fazer com que ele se torne muito importante nas nossas vidas e das crianças que passam por aqui”. 

Valdo Trindade Rosa, secretário de Educação também enalteceu a importância do evento. “É uma honra estar aqui na abertura da terceira FLITI. Um espaço de convivência e difusão da cultura que agrega valores de cidadania por meio da leitura”, ele ainda complementa. “A FLITI é de fundamental importância para a cidade e em especial, para nós da educação. Ela facilita o acesso ao livro e a informação, sem contar que a programação tem um efeito multiplicador no que se refere a promoção da leitura como fonte de prazer e conhecimento. O evento traz uma diversidade de ações que são importantes para toda cidade que entra no circuito cultural com a presença de autores locais e grandes nomes da literatura brasileira”.

Escolas Municipais

Cristina Figueiredo, idealizadora e organizadora do evento, ressaltou que a FLITI vem dobrando de tamanho a cada edição e a cada ano tem sempre uma novidade. “Nesta terceira edição temos um protagonismo muito grande em relação às crianças e aos adolescentes, pois todos, sem exceção, estão sendo atendidos pela Feira, por meio das escolas municipais da cidade. Agradeço demais o apoio e empenho de todos para que isso acontecesse”, afirma. 

Desde segunda-feira (31), os alunos das escolas municipais estão tendo sessões de cinema exclusivo, no com o filme do Menino Maluquinho, Era Uma Vez Um Menino de 90 Anos, de Ziraldo, no Centro Cultural Yves Alves. As escolas também farão visitas escolares à Feira. 

“Outro destaque é que conseguimos com nossos patrocinadores, pela primeira vez, a entrega de vouchers para crianças de R$25 para comprarem livros. Isso é maravilhoso”, finaliza Cristina. 

FLITI

A FLITI está entre os principais eventos de difusão do livro e o incentivo ao hábito da leitura, proporcionando o contato com autores locais e do estado de Minas Gerais. A oportunidade de ler e ouvir histórias é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão para crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência (PcD). A FLITI vem construir um novo olhar por meio da leitura e do universo literário. “A FLITI permite um encontro de grande autores e temas e propõe-se a popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor”, explica a carioca Cristina Figueiredo, idealizadora do evento. A população terá acesso a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros.

SERVIÇO

FLITI - 3ª Feira Literária de Tiradentes

A FLITI – Feira Literária de Tiradentes – é um projeto realizado na cidade mineira de Tiradentes e cuja proposta principal é o incentivo à leitura e ao hábito de ler, através do contato com autores, programações lúdicas e atividades literárias para todas as faixas etárias, e a ampliação do acesso da população mineira a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros. fliti.org.br

DATA: 03 a 06 de novembro de 2022

LOCAL: Gramado do Santíssimo Resort, Largo das Mercês e no centro de Cultura Yves Alves, localizado no Centro Histórico de Tiradentes-MG

MAIS INFORMAÇÕES: @flitifeiraliterariatiradentes

PATROCINADORES - New Holland, Itaú Unibanco, Cemig, Estácio e Qualicorp.

 

Mais informações: https://fliti.org.br/

 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário