quarta-feira, 16 de novembro de 2022

REDE SEM FRONTEIRAS CELEBRA O CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO - HOMENAGEM ESPECIAL AL GRANDE ESCRITOR PORTUGUÊS



JOSÉ SARAMAGO NASCEU EM 16 DE NOVEMBRO DE 1922, na província do Ribatejo. Ele tinha um ano de idade quando sua família se mudou para Lisboa. Filho de trabalhadores rurais, não pôde fazer faculdade, mas fez curso técnico em serralheria mecânica, que concluiu em 1940, ano em que conseguiu seu primeiro emprego na área. Trabalhava durante o dia e, à noite, dirigia-se a uma biblioteca municipal para ler.

Seu primeiro livro publicado foi o romance Terra do pecado, de 1947. Em 1955, começou a trabalhar como tradutor. Em 1969, filiou-se ao Partido Comunista Português. Além de tradutor, Saramago foi crítico literário na revista Seara Nova e, nos anos de 1972 e 1973, trabalhou no jornal Diário de Lisboa. Em 1974, depois da Revolução de 25 de Abril|1| (Revolução dos Cravos), organizou uma equipe do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), do Ministério da Educação.

Em 1975, atuou no Movimento Unitário de Trabalhadores Intelectuais para a Defesa da Revolução (MUTI). Nesse mesmo ano, foi diretor-adjunto do jornal Diário de Notícias. Além de todas essas atividades, fez parte da direção da Associação Portuguesa de Escritores e, de 1985 a 1994, foi presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores.

Em 1992, o governo português impediu a candidatura de O evangelho segundo Jesus Cristo ao Prêmio Literário Europeu. Esse romance, publicado pela primeira vez em 1991, causou bastante polêmica, pois mostra Jesus como um personagem mais humano e menos divino, com defeitos inclusive, além de manter um relacionamento amoroso com Maria de Magdala.

José Saramago filiou-se ao Parlamento Internacional de Escritores em 1993. No ano seguinte, foi nomeado como presidente honorário da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 1998, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Em 2007, o autor, consagrado mundialmente, criou a Fundação José Saramago. Morreu três anos depois, em 18 de junho de 2010.

 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário