Como Rembrandt e Goya, Vincent van Gogh costumava usar a si mesmo como modelo; ele produziu mais de quarenta e três autorretratos, pinturas ou desenhos em dez anos. Como os velhos mestres, ele se observou criticamente no espelho. Pintar-se não é um ato inócuo: é um questionamento que muitas vezes leva a uma crise de identidade. No anexo estão publicados apenas quatro das pinturas do artista.
Para Van Gogh, o retrato representa muito mais, pois ele se apresenta por completo, externa e internamente, mostrando diferentes estilos.
Vincent van Gogh eternizou sua imagem. Segundo o seu museu, localizado em Amsterdã (Holanda), existe apenas uma foto de seu rosto aos 19 anos de idade, mas sua barba e seu cabelo avermelhado ficaram amplamente conhecidos graças aos inúmeros autorretratos que ele produziu. Sem dúvida, essa quantidade é um recorde para um artista pós-impressionista holandês e, também, um marco até para os padrões de hoje.
O artista pintou seu primeiro autorretrato conhecido em 1886, seguindo o modelo do artista holandês do século XVII Rembrandt. Mas quando fez este trabalho, um ano depois, ele havia claramente mudado sua lealdade dos velhos mestres para a vanguarda parisiense. Sob a influência da teoria da cor neo-impressionista, baseou esta pintura no contraste de cores complementares. O tom geral azul-esverdeado do fundo serve como contraste para o vermelho-alaranjado do cabelo e da barba do artista. Enquanto a intensidade das cores é realçada pela pincelada, a energia e a turbulência da pintura insinuam a vida interior do artista.
Assim, ele escreveu à irmã: "Estou procurando uma semelhança mais profunda do que a obtida por um fotógrafo." E mais tarde ao irmão: "As pessoas dizem, e estou disposto a acreditar, que é difícil conhecer a si mesmo. Mas também não é fácil pintar a si mesmo. Os retratos pintados por Rembrandt são mais do que uma visão da natureza, eles são mais como uma revelação".
VINCENT WILLEM VAN GOGH foi um importante pintor holandês, um dos maiores representantes do pós-impressionismo. Nasceu em Groot Zundert, uma pequena aldeia holandesa, no dia 30 de março de 1853.
Com uma trajetória difícil, cheia de
problemas emocionais, Van Gogh deixou obras comoventes e vigorosas, que se
constituem uns dos maiores legados artísticos da humanidade. Van Gogh morreu
praticamente no anonimato, depois de uma vida atormentada que o levou ao
isolamento e finalmente ao suicídio. Faleceu em Auvers, França, em 29 de julho
de 1890.
Nenhum comentário:
Postar um comentário