A história escondeu, por quase 200 anos, a participação de mulheres de grande importância no processo de independência do Brasil, em 1822. Apenas recentemente começamos a conhecer melhor as vidas de Quitéria, Firmina e Felipa: Marias que nos revelam narrativas diversas de resistência e luta pela liberdade. E elas estão em “Libertas”, espetáculo com apresentação dia 8 de fevereiro de 2023-quarta-feira, 19h, no Teatro da UFF, em Niterói. A entrada é gratuita.
Transitando por dentro dos quadros que retratam a história oficial do país, os atores revisitam e questionam as cenas clássicas do bicentenário da independência, através de vozes de mulheres importantes para a autonomia e construção de uma identidade nacional. Libertas é uma peça inédita de teatro gestual, com duração de 50 minutos, inspirada no dispositivo poético dos chamados “Quadros Vivos” e nas obras de artistas que retrataram o Brasil no século XIX, que deseja levantar e visibilizar vozes fundamentais no processo de busca pela autonomia política do nosso país e que, em geral, são pouco citadas nos museus e livros de história.
“Libertas” tem patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural RJ 2.
Serviço:
Dias
08 de Fevereiro de 2023
Horários:
19h
Local:
Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói)
Entrada
Franca
Duração:
50 minutos.
Ficha
técnica:
Argumento
e Dramaturgia: Reinaldo Dutra
Direção:
Helena Marques
Elenco:
Bia Ribeiro, Emiliano Fischer, Jéssica Barreto, Ury Ataliba, Sandro Toledo e
Suelen Gom
Direção
musical: Sandro Toledo
Criação
e execução musical: Marina Guisasola
Figurino
e orientação visual: Michael Alves
Iluminação:Isabella
Castro
Direção
de produção: Emiliano Fischer
Produção
executiva: Thaynná Curcino
Fotografia
e Vídeo: Luan Citele e Bia Póvoa
Designer
gráfico e edição de vídeo: Bia Ribeiro
Assessoria
de imprensa e Mídias Sociais: MMayrink Comunicação
Realização:
Veredas Coletivo Teatral
Sobre
o Veredas Coletivo Teatral
O Veredas - Coletivo Teatral é um grupo de criação cênica criado em 2018 por um grupo de atores e atrizes de São Gonçalo/Niterói com o intuito de estabelecer um espaço colaborativo de estudos no âmbito artístico e social. O coletivo elabora trabalhos que investigam as expressividades do chamado teatro gestual e abordando temáticas político-sociais como, as relações entre as periferias e os centros urbanos, a lógica de mercado e o enclausuramento dos corpos. Fazem parte do repertório do coletivo os espetáculos Abrigo (2018) e Libertas (2022) e as cenas curtas Meio Fio (2021) e Pocket Shakespeare - Romeu e Julieta (2021), que foram produzidos através de editais públicos de cultura e festivais de teatro diversos.
FONTE
Assessoria
de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário