Com
linguagem inteligível os talentosos autores, a professora e pianista Licia
Lucas e o pesquisador Marne Serrano Caldera proporcionam uma cartografia
histórica do nascimento e desenvolvimento do piano.
Nessa conjuntura, é legítimo dizer que a evolução da música está, intimamente, ligada ao surgimento do pianoforte, instrumento musical de teclas, antecessor do piano atual. Seu criador é considerado o mesmo do piano, o produtor de instrumentos musicais o italiano Bartolomeo Cristofori, por volta de 1700, construído e vendido por toda a Europa até o século XIX, quando inovações técnicas levaram a elevação do instrumento moderno.
Conjuntamente, a essa ferramenta, também foi desenvolvida a técnica de execução e surgiram então as escolas pianísticas no mundo. O livro procura, justamente, explorar estas escolas por meio de grandes pianistas e professores desde Mozart e Clementi, passando por Beethoven, Czerny, Chopin, Liszt, Thalberg, Leschetizky, Anton Rubinstein e chegando até os dias atuais.
A Genealogia do Piano permite a gente conhecer os fluxos da execução pianística, identificando as principais características de cada escola através de seus líderes, mediante árvores genealógicas com ramificação cronológica. São 13 as árvores genealógicas e uma árvore genealógica global, as quais sintetizam as tendências das escolas pianísticas no mundo, no que se refere à técnica, tradição e interpretação, com uma abordagem de síntese entre técnica e a interpretação. São apresentadas as escolas pianísticas na Europa: (Alemanha, Áustria, França, Hungria, Polônia, Espanha, Portugal, Inglaterra, Rússia, Itália). No universo oriental: Estados Unidos, Canadá e América Latina, com destaque especial para o Brasil.
O livro contém 256 páginas é publicado em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol e tem o selo da Editora Muiraquitã – Proprietária Labouré Lima. A obra não se trata de uma enciclopédia sobre pianistas, mas de um estudo sobre as tendências das escolas pianísticas no que se refere à técnica e interpretação. Na quarta capa contém um CD que ilustra o livro com gravações realizadas em renomadas salas e com prestigiosas orquestras.
O primeiro lançamento da obra “A GENEALOGIA DO PIANO” aconteceu em noite engalanada, na Sala Carlos Couto – Anexo ao Theatro Municipal de Niterói, em 09 de novembro de 2010. Com apoio cultural: Secretaria Municipal de Cultura; Fundação de Arte de Niterói; Theatro Municipal de Niterói; Sala Carlos Couto; Editora Muiraquitã.
Em 02 de fevereiro de 2011, o lançamento internacional aconteceu na Itália, durante a apresentação de Licia Lucas no “Fazioli Concert Hall”. O salão, construído desde 2004 ao lado da fábrica FAZIOLI, tem 198 lugares mais 40 lugares adicionais. Seu palco pode acomodar conjuntos musicais até uma orquestra média. Aconteceu o concerto, seguido da sessão de autógrafos do livro “A GENEALOGIA DO PIANO”. Licia estava ao lado do seu marido Marne Serrano Caldera, coautor da obra. A Editora Muiraquitã se fez presente no evento organizado pela Fábrica de Piano Fazioli, em Sacile, na província de Pordenone a 60 km a nordeste de Veneza. A marca Fazioli é uma famosa empresa de pianos de cauda, conhecida e distribuída pelo mundo todo.
UM POUCO SOBRE OS AUTORES
LICIA LUCAS
É
brasileira da cidade de Itu, Estado de São Paulo. Conhecedores da execução
pianística comparam a artista Licia Lucas com a legendária pianista brasileira
Guiomar Novaes. “O brilho de ambas está no encanto que emerge do interior de
sua música; é como se os sons adquirissem personalidades próprias, distintas de
sua natureza física, frutos da magia inexplicável que preside a construção da
beleza intangível”.
Começou os estudos de piano em família com a professora Nayl Cavalcante Lucas, diplomando-se, posteriormente, na Escola Nacional de Música na classe da professora Neida Cavalcante Montarroyos.
Dotada de uma sólida formação pianística e artística obtida em prestigiosos conservatórios europeus, Licia Lucas se especializou no Brasil com Homero de Magalhães, discípulo de Alfred Cortot e na Itália, no Conservatório de Santa Cecília de Roma, com Vincenzo Vitale , descendente artístico de Thalberg e de Cesi, este último que, a convite de Anton Rubinstein, foi Diretor da escola pianística de São Petersburgo. Sua educação musical foi aperfeiçoada com Bruno Seidhofer e Hans Graf da escola vienense.
Iniciou sua prestigiosa carreira conquistando o Primeiro Lugar no Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, interpretando o Concerto “Coroação” de Mozart sob a batuta do Maestro Eleazar de Carvalho. Na Itália conquistou a Medalha de Ouro no concurso Internacional Viotti de Vercelli, sendo a mais jovem entre todos os concorrentes, concedida pelo presidente do Júri o famoso pianista Arturo Benedetti Michelangeli. Desde então tem já se apresentado com grande sucesso como recitalista e solista de mais de 50 orquestras sinfônicas de Europa, Estados Unidos e América Latina.
Durante quatro anos, Licia Lucas foi Coordenadora do Departamento de Música Clássica do Ministério da Cultura da Nicarágua e Chefe da Cátedra de Piano da Escola Nacional de Música de Manágua. Tem proferido palestras e “Masterclasses”, além do Brasil, na Argentina, Peru, América Central, Porto Rico, México, Estados Unidos e Itália.
No Brasil Licia Lucas desenvolve intensa atividade pedagógica, é membro Titular e Presidente da Academia Nacional de Música; membro do “Comité D’Honneur” da Fundação João de Souza Lima e na França é membro do “Comité D’Honneur” da Fundação Franz Liszt. É fundadora da Academia Nicaraguense da Música e Presidente de Honra da Orquestra Jovem da Nicarágua, tendo recebido a Medalha de “Amiga e Mecenas da Arte e da Cultura Nacional” neste país, apoiando também no Brasil o projeto de diversas orquestras jovens.
MARNE SERRANO CALDERA
Doutor em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Roma e MSc, em Telecomunicações pelo Instituto de Pesquisas Espaciais(INPE) de São José dos Campos, onde implementou numerosos projetos, entre os quais a estação brasileira para o satélite ERTS de recursos terrestres, que foi apresentado e realizado em colaboração com a NASA (Administração do Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos). Vem desenvolvendo projetos de engenharias acústicas. Tem ocupado cargos de Direção e Gerência Técnica e Comercial em Entidades Estatais e em Empresas privadas, no Brasil e no exterior. Desde 1974 exerce atividades de Agenciamento Artístico e de Produção Cultural, acompanhando e supervisionando o processo de produção de gravações de música clássica. Sua atividade técnica e no setor musical se realiza em mais de 20 países.
CD – ENCARTE ESPECIAL DA OBRA “A GENEALOGIA DO PIANO”
Johann
Sebastian Bach (1685-1750) – Concerto para piano e orquestra em fá menor
1
- I
2
– II Largo
3
– III Presto
(Arpeggione
Kammerorchester (Áustria)
James
Brooks-Bruzzese, regente, Licia Lucas, piano.
Domenico
Scarlatti (1685-1757)
4
– Sonata em Ré Maior (L’Art 50, II Barocco)
Muzio
Clementi (1752-1832)
5
– Sonata op.26 nº 2 – Fá # menor
II
– Lento e patético
(L’Art
50, II Barocco)
Ludwig
Van Beethoven (1770-1827)
6
– Concerto Nº 3 para piano e orquestra em Dó menor, op.37
I
– Allegro con brio
(St.
Petersburg, Academic Symphonic Orchestra
Gustavo
Plis-Sterenberg, regente, Licia Lucas , piano
John
Field (1782-1837)
7
– Notturno Nº 5. Cantabile assai lento, in si bemolle maggiore
Robert
Schumann (1810-1856) – Transcrição de Franz Liszt (1811-1886)
8
– Widmung (Dedication)
Frédéric
Chopin (1810-1849)
9
- Concerto Nº 2 para piano e orquestra
em Fá menor, op. 21
II
– Larghetto
St.
Petersburg Academic Symphonic OrchestraGustavo Plis-Sterenberg, regente, Licia
Lucas, piano.
Johannes
Brahms (1833-1897)
10
– Intermezzo Nº 2, op. 118. Andante teneramente, in La maggiore.
Sergei
Rachmaninoff (1873-1943)
11
– Prelúdio Nº 2, op. 23, Maestoso, in si bemolle maggiore
Peter
Ilych Tchaikovsky (1840-1893)
12
– Concerto Nº 1 para piano e orquestra em si bemol menor, Op. 23.
III
– Allegro com fuoco
St.
Petersburg Academic Symphonic Orchestra
Alexander
Sladkovsky, regente, Licia Lucas, piano.
Duração
total do CD – 76’33’’
SOBRE
A EDITORA MUIRAQUITÃ
A proprietária da Editora é Labouré Lima. Fundada na cidade de Niterói-RJ, em 24 de setembro de 1991. O primeiro livro foi publicado durante o evento mundial RIO ECO-92. Dedicada a promover leitura e cultura para todos.
Há 32 anos, Labouré Lima, associou-se ao jovem e competente Yan Kleber, para dar início a editora Muiraquitã, em Niterói-RJ. Antes, Labouré trabalhou com o editor-chefe da Ed. Vozes Frei Neylor Tonin, no escritório do Rio de Janeiro, atendendo autores em trânsito que por algum motivo não podiam subir a serra para fazer a reunião na Matriz em Petrópolis. A Editora Vozes tinha um parque gráfico imenso e vendia serviços de impressão de livros para muitos selos editoriais do Rio e São Paulo. A composição era feita, ainda, por meio da Linotipo – (máquina inventada por Ottmar Mergenthaler em 1884, na Alemanha, que funde em bloco cada linha de caracteres tipográficos) página por página, letra por letra. Yan foi o precursor da editoração eletrônica no Rio de Janeiro. Inicialmente, o objetivo dele era ter somente um bureau de serviços em editoração eletrônica. Ele fornecia serviços para Vozes, Exped, José Olímpio, Record, Zahar e depois a Nova Fronteira, Editora Objetiva, Salamandra e outras. Agradecimento de Labouré Lima: “Toda gratidão para Frei Neylor e Yan. De certa forma ambos apadrinharam a realização da editora Muiraquitã. Ao Frei Neylor porque ele me convidou a sair do Jornal Gazeta Mercantil de São Paulo para trabalhar com ele na Editora Vozes, a minha verdadeira escola do livro. Ao Yan por ter me convidado para ser sua sócia entrando apenas com o capital trabalho. E assim fomos sócios até o momento em que ele me disse que estava vivendo um sonho que não era dele. E a partir daí, em 1996 passei ao meu voo solo como editora-chefe. Entre altos e baixos, aqui estou em 2023 contando a vocês um pouco da minha história com a Muiraquitã.
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