sábado, 7 de outubro de 2023

A OBRA “A GENEALOGIA DO PIANO” DA AUTORIA DE LICIA LUCAS E MARNE SERRANO CALDERA E PUBLICADA PELA EDITORA MUIRAQUITÃ| FOCUS PORTAL CULTURAL


Com linguagem inteligível os talentosos autores, a professora e pianista Licia Lucas e o pesquisador Marne Serrano Caldera proporcionam uma cartografia histórica do nascimento e desenvolvimento do piano.

Nessa conjuntura, é legítimo dizer que a evolução da música está, intimamente, ligada ao surgimento do pianoforte, instrumento musical de teclas, antecessor do piano atual. Seu criador é considerado o mesmo do piano, o produtor de instrumentos musicais o italiano Bartolomeo Cristofori, por volta de 1700, construído e vendido por toda a Europa até o século XIX, quando inovações técnicas levaram a elevação do instrumento moderno.

Conjuntamente, a essa ferramenta, também foi desenvolvida a técnica de execução e surgiram então as escolas pianísticas no mundo.  O livro procura, justamente, explorar estas escolas por meio de grandes pianistas e professores desde Mozart e Clementi, passando por Beethoven, Czerny, Chopin, Liszt, Thalberg, Leschetizky, Anton Rubinstein e chegando até os dias atuais.

A Genealogia do Piano permite a gente conhecer os fluxos da execução pianística, identificando as principais características de cada escola através de seus líderes, mediante árvores genealógicas com ramificação cronológica.  São 13 as árvores genealógicas e uma árvore genealógica global, as quais sintetizam as tendências das escolas pianísticas no mundo, no que se refere à técnica, tradição e interpretação, com uma abordagem de síntese entre técnica e a interpretação. São apresentadas as escolas pianísticas na Europa: (Alemanha, Áustria, França, Hungria, Polônia, Espanha, Portugal, Inglaterra, Rússia, Itália). No universo oriental: Estados Unidos, Canadá e América Latina, com destaque especial para o Brasil. 

O livro contém 256 páginas é publicado em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol e tem o selo da Editora Muiraquitã – Proprietária Labouré Lima. A obra não se trata de uma enciclopédia sobre pianistas, mas de um estudo sobre as tendências das escolas pianísticas no que se refere à técnica e interpretação. Na quarta capa contém um CD que ilustra o livro com gravações realizadas em renomadas salas e com prestigiosas orquestras. 

O primeiro lançamento da obra “A GENEALOGIA DO PIANO” aconteceu em noite engalanada, na Sala Carlos Couto – Anexo ao Theatro Municipal de Niterói, em 09 de novembro de 2010. Com apoio cultural: Secretaria Municipal de Cultura; Fundação de Arte de Niterói; Theatro Municipal de Niterói; Sala Carlos Couto; Editora Muiraquitã. 

Em 02 de fevereiro de 2011, o lançamento internacional aconteceu na Itália, durante a apresentação de Licia Lucas no “Fazioli Concert Hall”. O salão, construído desde 2004 ao lado da fábrica FAZIOLI, tem 198 lugares mais 40 lugares adicionais. Seu palco pode acomodar conjuntos musicais até uma orquestra média. Aconteceu o concerto, seguido da sessão de autógrafos do livro “A GENEALOGIA DO PIANO”. Licia estava ao lado do seu marido Marne Serrano Caldera, coautor da obra. A Editora Muiraquitã se fez presente no evento organizado pela Fábrica de Piano Fazioli, em Sacile, na província de Pordenone a 60 km a nordeste de Veneza. A marca Fazioli é uma famosa empresa de pianos de cauda, conhecida e distribuída pelo mundo todo.

UM POUCO SOBRE OS AUTORES

LICIA LUCAS

É brasileira da cidade de Itu, Estado de São Paulo. Conhecedores da execução pianística comparam a artista Licia Lucas com a legendária pianista brasileira Guiomar Novaes. “O brilho de ambas está no encanto que emerge do interior de sua música; é como se os sons adquirissem personalidades próprias, distintas de sua natureza física, frutos da magia inexplicável que preside a construção da beleza intangível”.

Começou os estudos de piano em família com a professora Nayl Cavalcante Lucas, diplomando-se, posteriormente, na Escola Nacional de Música na classe da professora Neida Cavalcante Montarroyos. 

Dotada de uma sólida formação pianística e artística obtida em prestigiosos conservatórios europeus, Licia Lucas se especializou no Brasil com Homero de Magalhães, discípulo de Alfred Cortot e na Itália, no Conservatório de Santa Cecília de Roma, com Vincenzo Vitale , descendente artístico de Thalberg e de Cesi, este último que, a convite de Anton Rubinstein, foi Diretor da escola pianística de São Petersburgo. Sua educação musical foi aperfeiçoada com Bruno Seidhofer e Hans Graf da escola vienense. 

Iniciou sua prestigiosa carreira conquistando o Primeiro Lugar no Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, interpretando o Concerto “Coroação” de Mozart sob a batuta do Maestro Eleazar de Carvalho. Na Itália conquistou a Medalha de Ouro no concurso Internacional Viotti de Vercelli, sendo a mais jovem entre todos os concorrentes, concedida pelo presidente do Júri o famoso pianista Arturo Benedetti Michelangeli. Desde então tem já se apresentado com grande sucesso como recitalista e solista de mais de 50 orquestras sinfônicas de Europa, Estados Unidos e América Latina. 

Durante quatro anos, Licia Lucas foi Coordenadora do Departamento de Música Clássica do Ministério da Cultura da Nicarágua e Chefe da Cátedra de Piano da Escola Nacional de Música de Manágua. Tem proferido palestras e “Masterclasses”, além do Brasil, na Argentina, Peru, América Central, Porto Rico, México, Estados Unidos e Itália. 

No Brasil Licia Lucas desenvolve intensa atividade pedagógica, é membro Titular e Presidente da Academia Nacional de Música; membro do “Comité D’Honneur” da Fundação João de Souza Lima e na França é membro do “Comité D’Honneur” da Fundação Franz Liszt. É fundadora da Academia Nicaraguense da Música e Presidente de Honra da Orquestra Jovem da Nicarágua, tendo recebido a Medalha de “Amiga e Mecenas da Arte e da Cultura Nacional” neste país, apoiando também no Brasil o projeto de diversas orquestras jovens. 

MARNE SERRANO CALDERA 

Doutor em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Roma e MSc, em Telecomunicações pelo Instituto de Pesquisas Espaciais(INPE) de São José dos Campos, onde implementou numerosos projetos, entre os quais a estação brasileira para o satélite ERTS de recursos terrestres, que foi apresentado e realizado em colaboração com a NASA (Administração do Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos). Vem desenvolvendo projetos de engenharias acústicas. Tem ocupado cargos de Direção e Gerência Técnica e Comercial em Entidades Estatais e em Empresas privadas, no Brasil e no exterior. Desde 1974 exerce atividades de Agenciamento Artístico e de Produção Cultural, acompanhando e supervisionando o processo de produção de gravações de música clássica. Sua atividade técnica e no setor musical se realiza em mais de 20 países. 



CD – ENCARTE ESPECIAL DA OBRA “A GENEALOGIA DO PIANO”

Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Concerto para piano e orquestra em fá menor

1 - I

2 – II Largo

3 – III Presto

(Arpeggione Kammerorchester (Áustria)

James Brooks-Bruzzese, regente, Licia Lucas, piano.

 

Domenico Scarlatti (1685-1757)

4 – Sonata em Ré Maior (L’Art 50, II Barocco)

 

Muzio Clementi (1752-1832)

5 – Sonata op.26 nº 2 – Fá # menor

II – Lento e patético

(L’Art 50, II Barocco)

 

Ludwig Van Beethoven (1770-1827)

6 – Concerto Nº 3 para piano e orquestra em Dó menor, op.37

I – Allegro con brio

(St. Petersburg, Academic Symphonic Orchestra

Gustavo Plis-Sterenberg, regente, Licia Lucas , piano

 

John Field (1782-1837)

7 – Notturno Nº 5. Cantabile assai lento, in si bemolle maggiore

 

Robert Schumann (1810-1856) – Transcrição de Franz Liszt (1811-1886)

8 – Widmung (Dedication)

 

Frédéric Chopin (1810-1849)

9 -  Concerto Nº 2 para piano e orquestra em Fá menor, op. 21

II – Larghetto

St. Petersburg Academic Symphonic OrchestraGustavo Plis-Sterenberg, regente, Licia Lucas, piano.

 

Johannes Brahms (1833-1897)

10 – Intermezzo Nº 2, op. 118. Andante teneramente, in La maggiore.

 

Sergei Rachmaninoff (1873-1943)

11 – Prelúdio Nº 2, op. 23, Maestoso, in si bemolle maggiore

 

Peter Ilych Tchaikovsky (1840-1893)

12 – Concerto Nº 1 para piano e orquestra em si bemol menor, Op. 23.

III – Allegro com fuoco

St. Petersburg Academic Symphonic Orchestra

Alexander Sladkovsky, regente, Licia Lucas, piano.

 

Duração total do CD – 76’33’’

 

SOBRE A EDITORA MUIRAQUITÃ

 

A proprietária da Editora é Labouré Lima. Fundada na cidade de Niterói-RJ, em 24 de setembro de 1991. O primeiro livro foi publicado durante o evento mundial RIO ECO-92. Dedicada a promover leitura e cultura para todos.

Há 32 anos, Labouré Lima, associou-se ao jovem e competente Yan Kleber, para dar início a editora Muiraquitã, em Niterói-RJ. Antes, Labouré trabalhou com o editor-chefe da Ed. Vozes Frei Neylor Tonin, no escritório do Rio de Janeiro, atendendo autores em trânsito que por algum motivo não podiam subir a serra para fazer a reunião na Matriz em Petrópolis. A Editora Vozes tinha um parque gráfico imenso e vendia serviços de impressão de livros para muitos selos editoriais do Rio e São Paulo. A composição era feita, ainda, por meio da Linotipo – (máquina inventada por Ottmar Mergenthaler em 1884, na Alemanha, que funde em bloco cada linha de caracteres tipográficos) página por página, letra por letra. Yan foi o precursor da editoração eletrônica no Rio de Janeiro. Inicialmente, o objetivo dele era ter somente um bureau de serviços em editoração eletrônica. Ele fornecia serviços para Vozes, Exped, José Olímpio, Record, Zahar e depois a Nova Fronteira, Editora Objetiva, Salamandra e outras. Agradecimento de Labouré Lima: “Toda gratidão para Frei Neylor e Yan. De certa forma ambos apadrinharam a realização da editora Muiraquitã. Ao Frei Neylor porque ele me convidou a sair do Jornal Gazeta Mercantil de São Paulo para trabalhar com ele na Editora Vozes, a minha verdadeira escola do livro. Ao Yan por ter me convidado para ser sua sócia entrando apenas com o capital trabalho. E assim fomos sócios até o momento em que ele me disse que estava vivendo um sonho que não era dele. E a partir daí, em 1996 passei ao meu voo solo como editora-chefe. Entre altos e baixos, aqui estou em 2023 contando a vocês um pouco da minha história com a Muiraquitã.


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Licia Lucas e Marne Serrano durante a Posse de Licia Lucas no Cenáculo Fluminense de História e Letras, 30-06-2017.

Alberto Araújo, Shirley Araújo, Licia Lucas e Marne Serrano
durante a Posse de Licia Lucas no Cenáculo Fluminense
de História e Letras, 30-06-2017.

Convite do Primeiro Lançamento do Livro
A Genealogia do Piano - Licia Lucas e Marne Serrano
Realizado na Sala Carlos Couto - 09 de novembro de 2010.









 

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