Se você é um apaixonado por música clássica, ou até mesmo se sabe pouco sobre o assunto, mas é um grande apreciador de arte, provavelmente já ouviu falar no nome de Fréderic Chopin, famoso compositor e pianista polonês.
Chopin é conhecido no meio da música erudita como um dos criadores das peças de caráter tipicamente romântico, além de incluir, em absolutamente todas as suas obras, seu instrumento principal, o piano.
Fréderic François Chopin nasceu em 22 de fevereiro de 1810, em Zelazowa Wola, uma pequenina cidade perto de Varsóvia, na Polônia.
Por conta de seu talento, o menino recebeu uma excelente educação, estudando música com Joseph Elsner, fundador e diretor do Conservatório de Varsóvia. Em 1817, mesmo ano em que publicou sua primeira composição, a mesma foi apresentada publicamente.
Após uma visita à Alemanha, onde conheceu as composições de Handel, Chopin voltou para Varsóvia e ouviu, pela primeira vez, as composições de Nicolò Paganini. Com isso, o jovem reconheceu que deveria deixar sua região para que outros músicos pudessem lhe conhecer.
Aos 20 anos, Chopin desembarca então em Paris, onde rapidamente ganha notoriedade e faz amizade com pessoas influentes da alta sociedade, como músicos, escritores e pintores. No entanto, em pouco tempo ele reconhece que não tinha disposição para se apresentar seguidas vezes em concertos, e que preferia apenas compor.
Nesse período, Fréderic compôs uma de suas mais notáveis obras, a Sonata n°2 em si bemol menor Op.35, ou simplesmente conhecida como “Marcha Fúnebre”.
Os anos seguintes não foram fáceis para Chopin, que entre uma desilusão e outra, se separou de sua melhor amiga e amante, Amandine-Aurore-Lucile Dupin, baronesa Dudevant, também conhecida por seu pseudônimo “George Sand”.
Após uma traição da amada, a saúde de Fréderic se tornou debilitada e o compositor morreu aos 39 anos, em 17 de outubro de 1849, ainda em Paris, vítima de tuberculose.
Entre sua lista de mais famosas composições encontramos:
Nocturne in E flat major Op. 9;
Etude Op. 10 No. 3 – Tristesse;
Piano Sonata No.2 – Marche funebre;
Piano Concerto No. 2 – Larghetto;
Grande valse brillante in E flat major;
Nocturne in E minor;
Prelude in D flat major;
Barcarolle in F sharp major Op. 60;
Cello Sonata – Largo;
Minute Waltz.
CRÉDITO DO ARQUIVO COM AS IMAGENS DOS 3 CDS, ARQUIVO PARTICULAR DE ALBERTO ARAÚJO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário