EFEMÉRIDES: HÁ 143 ANOS, EM 25 DE OUTUBRO DE 1881 NASCEU PABLO PICASSO Pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. Considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX
Excepcionalmente prolífico durante a sua longa vida, Picasso conquistou renome universal e imensa fortuna graças às suas conquistas artísticas revolucionárias, tornando-se uma das mais conhecidas figuras da arte do século XX.
Picasso foi muito reconhecido em vida e demonstrou versatilidade técnica e uma produtividade artística inigualável.
Produziu milhares de trabalhos, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e obras em outros suportes, onde utilizava diversos materiais.
Também foi um dos fundadores do Cubismo, uma das vanguardas europeias que faz parte da arte moderna. O cubismo buscou desconstruir geometricamente a imagem e trazer novas possibilidades artísticas além da mera reprodução.
O artista foi muito influenciado pelas artes grega, ibérica e africana, facilmente visíveis em suas obras.
Pablo Picasso nasceu em Málaga, na região da Andaluzia, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881.
Foi batizado com um extenso nome: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.
Pablo cresceu num ambiente propício, pois seu pai era pintor e desenhista e lhe ensinou os primeiros passos. Por isso, pintou sua primeira tela aos 8 anos, onde retrata cenas de touradas, O Toureiro. Com 14 anos, ele encontrou reconhecimento em escolas de pintura.
A família se muda de Málaga para Barcelona em 1896, após a morte por difteria da irmã de Picasso. Lá, o jovem inicia sua trajetória como pintor e conhece muitos artistas catalães, como Carles Casagemas, Joan Vidal Ventosa, Cardona e outros.
Em 1898 inscreve-se na mais conceituada academia de artes espanhola, a “Real Academia de Belas-Artes de São Fernando”, em Madri. Porém, naquele mesmo ano, adoece de escarlatina e retorna à Barcelona.
Em 1900, viaja à Paris e adota aquela cidade como seu lar, mas até 1904 ainda possui vínculos com Barcelona.
No ano seguinte, em 1901, seu amigo Casagemas comete suicídio, o que causa grande impacto em sua vida pessoal e artística. Nesse momento, Picasso inicia a chamada Fase Azul. Mais tarde, recuperado da intensa melancolia, mais esperançoso e feliz, Pablo se dedica à Fase Rosa.
Foi na capital francesa que ele conheceu seus pares vanguardistas, como André Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein.
Após realizar algumas exposições, Picasso superou a dificuldade financeira e continuou sua produção quase frenética.
Em 1907, com o artista Georges Braque, Pablo se aventura por experimentações estéticas baseadas na geometrização das formas e na apropriação da arte africana, dando origem ao Cubismo.
Sua versatilidade o leva a se dedicar à escultura, gravação e cerâmica durante toda a duração da II Guerra Mundial.
São obras que merecem destaque:
Les Demoiselles d'Avignon, 1907, que, devido ao pioneirismo, é um dos marcos do Cubismo; Guernica, 1937,
Em seu 90.º aniversário, o Museu do Louvre lança uma grande exposição de Pablo Picasso. Por fim, morreu no dia 8 de abril de 1973, em Mougins, França, aos 91 anos.
Deixou um legado de aproximadamente:
1880
pinturas;
1335
esculturas;
880
cerâmicas;
7089
desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário