Com o intuito de valorizar a produção literária de autores piauienses, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí, PARFOR-UFPI está fazendo um levantamento de informações sobre autores e obras de escritores locais para futuras aquisições e distribuição entre alunos do Programa. Para tanto, foi criado um formulário eletrônico no qual os autores podem informar título das obras, um breve resumo sobre elas, disponibilidade de exemplares impressos e custo de cada exemplar. Para acessar o formulário
clique AQUI.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0WmDHgvtZpjRzAYSkAymoQ4XjyMrghg1yKzgYRTdmaC__uQ/viewform
Para a professora Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Programa na UFPI, a iniciativa integra as ações do “PARFOR Indica”, projeto de incentivo à leitura desenvolvido no âmbito do PARFOR/UFPI desde junho de 2020.
“A intenção é fazer circular as obras produzidas por autores locais, estimular a leitura, fomentar a escrita e a produção literária, valorizar a cultura e dar oportunidade para que os escritores sejam conhecidos na sua própria terra”, destacou Glória Ferro.
A ação tem sido encaminhada pelo Professor João Benvindo, Coordenador do curso de Letras-Português do PARFOR-UFPI. As informações enviadas até 30/10/2024 serão compiladas e avaliadas pelo colegiado do Programa, que decidirá quais e quantas obras serão adquiridas, considerando também a disponibilidade dos recursos disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES e o número de exemplares que serão utilizados na décima sétima edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI, SIMPARFOR.
Contudo, o formulário continuará aberto, recebendo informações de forma permanente. “A ideia é construir um grande banco de dados que possa subsidiar os cursos de Letras ofertados na Universidade Federal do Piauí, UFPI, Academias de Letras, demais Instituições de Educação Superior, IES interessadas, além de bibliotecas e a EDUFPI, editora da UFPI”, explicou João Benvindo.
Sobre o PARFOR Indica
O projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI inclui a indicação de obras literárias: livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas, de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando-se como um espaço de socialização e produção de conhecimento, estímulo à leitura, à criação cultural e ao desenvolvimento do espírito crítico.
No decorrer de quatro anos do projeto, já estamos alcançando a marca de 200 produções acadêmicas socializadas, refletindo o saldo positivo do projeto, ante o seu grande alcance social, destacando-se o livro como obra literária mais indicada pelos participantes do Programa: coordenadores, professores formadores e cursistas.
A divulgação das obras ocorre semanalmente, às sextas-feiras, por meio do site do PARFOR/UFPI https://ufpi.br/parfor/ e das redes sociais do Programa.
Sobre o SIMPARFOR
O SIMPARFOR/UFPI é um espaço de socialização das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos cursistas, sob a orientação de um professor formador, e ocorre ao final de cada semestre letivo, em datas específicas para cada campus/polo, conforme previsto no calendário acadêmico do Programa.
A programação do SIMPARFOR engloba palestras, exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral e discute as experiências interdisciplinares vivenciadas ao longo do período letivo nos cursos ofertados pelo Programa. Os trabalhos apresentados pelos estudantes analisam a contribuição de cada disciplina à temática proposta para o semestre letivo apontando o caráter interdisciplinar do objeto de estudo (tema gerador) e a importância do aprofundamento para sua formação profissional e para o desenvolvimento de uma consciência crítica, reflexiva e, sobretudo, atenta à complexidade dos fatos.
Mais informações:
Telefone: 86-3237-1955
E-mail: /libs/parfor@ufpi.edu.br
Facebook: https://www.facebook.com/parfor.ufpi
Instagram: https://www.instagram.com/parfor.ufpi/
Twitter/X: https://x.com/PARFOR_UFPI
Sites: https://ufpi.br/parfor/
29 DE OUTUBRO | DIA
NACIONAL DO LIVRO 📚
⏳A data foi criada
em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real
Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.
📍Nesse dia, a
Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a
Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808.
Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.
📖 Ter uma
data para homenagear os livros a nível nacional é extremamente importante,
especialmente, levando em conta a ligação da data com o nosso riquíssimo
patrimônio histórico e cultural, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário