quinta-feira, 17 de outubro de 2024

NOBEL DA ECONOMIA 2024 RECEBEU BOLSA GULBENKIAN



Daron Acemoglu, um dos três investigadores distinguidos pela Real Academia Sueca de Ciências, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Daron Acemoglu, economista armênio-americano nascido na Turquia, recebeu duas bolsas do Serviço das Comunidades Armênias da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar Economia na York University, nos anos de 1989 e 1990. 

Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson venceram o Nobel da Economia pelo seu trabalho “sobre como as instituições são formadas e afetam a prosperidade”. “Sociedades com um Estado de Direito deficiente e instituições que exploram a população não geram crescimento nem mudanças para melhor. A investigação dos laureados ajuda-nos a compreender porquê”, justifica o júri. 

“Reduzir as enormes diferenças de rendimento entre os países é um dos maiores desafios do nosso tempo. Os laureados demonstraram a importância das instituições de organização social para conseguir isto”, disse Jakob Svensson, presidente do Comitê para o Premio de Ciências Econômicas, na cerimônia de anúncio do galardão. 

Daron Acemoglu é professor no prestigiado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desde 1993. Filho de armênios em Istambul, fez a sua formação no Reino Unido, concluindo o doutoramento na London School of Economics aos 25 anos de idade. 

É a segunda vez que o Comitê Nobel distingue um antigo bolseiro da Fundação Gulbenkian. Em 2021, Ardem Patapoutian foi agraciado com o Nobel da Medicina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário