segunda-feira, 21 de outubro de 2024

O PROPÓSITO DA LEITURA

 


O PROPÓSITO DA LEITURA é compreender um texto e o que ele propõe, sugere ou instiga. A leitura pode trazer diversos benefícios, como:

Aumento do conhecimento

Aprimoramento do vocabulário

Desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da comunicação e do senso crítico

Ampliação da habilidade na escrita

Estimulação do raciocínio

Melhora da capacidade interpretativa

Combate do estresse

Aumento da motivação

Desenvolvimento da concentração

A leitura também pode ter um papel social importante, como na pesquisa educacional e na evolução da sociedade diante dos problemas sociais, políticos e econômicos. 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FUNDAMENTAIS SOBRE A LEITURA E A ESCRITA: são atividades construtivas e criativas com quatro características fundamentais: objetiva, que se lê por uma razão, com uma finalidade; a seletiva presta-se atenção naquilo que é relevante aos objetivos que se tem; a antecipatória, os objetivos definem as expectativas diante do texto; e a baseada na compreensão, em que a compreensão é a base e não a consequência da leitura. 

Conhecimentos especiais que as crianças devem possuir para aprender a ler e não considerar o ensino da leitura absurdo são: a escrita é significativa, e a linguagem escrita não é a mesma coisa que a fala apesar da relação estreita entre ambas. 

LER É EXTRAIR SENTIDO DOS TEXTOS. O objetivo principal da leitura é compreender um texto e, por ela, o que propõe, sugere ou instiga. A compreensão implica conhecer a intenção do autor, identificar mensagens explícitas e implícitas, cotejar o que está no texto com o que o leitor já sabe ou pensa a respeito do assunto. Em outras palavras: ler é um processo permanente, ativo e interativo de análise e síntese.

A leitura envolve diversos níveis. O nível mais elementar é o fonológico, o nível de identificação pura e simples da palavra. Ouvimos mentalmente o som da palavra escrita e identificamos em nosso dicionário mental a palavra lida. A rápida identificação da palavra depende de uma série de fatores. Numa leitura, interessa não apenas identificar rapidamente uma palavra, mas identificar rapidamente todas as palavras que compõem uma frase, um parágrafo ou mesmo um conjunto de parágrafos. Daí a importância da fluência, que desempenha papel muito importante para a compreensão até atingir certo limite. 

A leitura e a escrita são práticas que se relacionam e complementam a formação de um leitor competente, o objetivo maior da escola, pois a leitura e a escrita são os maiores instrumentos para a construção do conhecimento. Despertar no aluno o interesse pela leitura é o maior legado de uma prática constante da leitura de textos variados. 

O ser humano é capaz de refletir sobre a linguagem e analisá-la, e a linguagem é o próprio instrumento para essa reflexão.


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