sexta-feira, 18 de outubro de 2024

SIMPÓSIO UPPES DE EDUCAÇÃO REÚNE CENTENAS DE EDUCADORES

O Simpósio UPPES de Educação reuniu cerca de 200 participantes, quarta-feira, dia 09 de outubro de 2024, na Casa do Professor, em Pendotiba, Niterói - RJ, com o tema: “Autismo: Compreender, Conhecer e Incluir”.

 


Com inscrições gratuitas, o evento foi um marco importante no debate sobre inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, TEA na sociedade, reunindo educadores de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.

 

O presidente da UPPE-Sindicato, prof. Dr. Stelling, fez a abertura do evento com um discurso de boas-vindas, destacando a importância do simpósio para a ampliação do conhecimento e as práticas inclusivas no ambiente educacional, bem como no cotidiano da população. 

Assumimos, em fevereiro deste ano, a presidência da UPPE-Sindicato, com uma das metas de realizar uma profunda integração do sindicato com a sociedade, assim como a educação. No próximo ano, a UPPES completará 80 anos e um dos passos mais significativos para essa integração são, sem dúvida, momentos como este, em que podemos ouvir, falar e trocar experiências. Essas trocas são absolutamente essenciais para atender às necessidades da educação”, afirmou.

Diversos especialistas e palestrantes compartilharam seus conhecimentos e experiências abordando desde aspectos clínicos do autismo até práticas pedagógicas que promovem a inclusão. Houve, também, a exposição da Feira da Casa Atípica, proporcionando também troca de ideias e de boas práticas.


O coordenador do Núcleo de Ensino da UPPES, Cláudio Joaquim dos Santos, fez a abertura do ciclo de palestras da manhã e destacou as várias nuances da educação inclusiva.

Nosso objetivo é compartilhar saberes. Algo que me incomoda muito, por exemplo, quando falamos que nosso primeiro evento era sobre TEA, ouvi que esse assunto está na moda, não é? Não é que está na moda. Nós não estamos fazendo um evento sobre TEA porque está na moda. Fazemos porque é importante compartilhar saberes, compartilhar conhecimentos. Só quem é pai, professor, filho ou está dentro do espectro sabe a necessidade. Então não tem nada a ver com moda, é necessidade”, frisou.

O educador também ressaltou a necessidade da sociedade conhecer seus direitos. “Nós temos que compartilhar saberes, nós temos que lutar e conhecer os direitos. Vocês devem saber a dificuldade de matricular um aluno com TEA numa sala de aula com um professor de apoio”, assinalou. Segundo ele, estar atento aos direitos são fundamentais para alcançar o pleno desenvolvimento desses alunos.


Já a coordenadora do Núcleo de Psicologia da UPPES, Jacqueline Vasconcellos, enfatizou o quanto enriquecedor estava sendo o evento, uma vez que diversas formas e saberes estavam sendo compartilhados. A psicóloga fez a abertura do segundo ciclo de palestras. 

Esse evento é de suma importância para todos nós, tanto educadores que lidam com o desafio diário da educação inclusiva, assim como os pais que precisam do conhecimento necessário para promover mais qualidade de vida”, afirmou.

O simpósio, que ocorreu das 8h às 16h, proporcionou importantes aprendizados aos participantes, além de reforçar a necessidade de capacitar os educadores para lidar com as particularidades das pessoas com TEA, oferecendo suporte não apenas para o ensino, mas também para o desenvolvimento social e emocional.

O evento foi um sucesso e já foi confirmado pelo presidente da UPPES, prof. Dr. Stelling, a edição de 2025.














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