segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

SOLENIDADE DE POSSES DE LICIA LUCAS E ALBERTO WERMELINGER MONNERAT, NA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS.



A Academia Fluminense de Letras por intermédio de sua Presidente Márcia Pessanha empossou no sábado, 31 de agosto, os Acadêmicos Licia Maria Lucas Serrano e Alberto Lima Abib Wermelinger Monnerat como Membros Titulares da Instituição.

A professora e pianista Licia Maria Lucas Serrano como Membro Titular na Classe de Belas Artes, sucedendo à Acadêmica Marly Prates, na Cadeira nº 14, patronímica de Sylvio Vianna. 

O escritor Alberto Lima Abib Wermelinger Monnerat como Membro Titular na Classe de Letras, sucedendo ao Acadêmico Waldyr Jansen de Mello na Cadeira nº 36, patronímica de Raja Gabaglia. 

A cerimônia de posse aconteceu no Salão Nobre da Academia Fluminense de Letras, na Praça da República, 07, no 2º andar da Biblioteca Parque de Niterói, em 31 de agosto de 2024. 

Compuseram a mesa presidencial: Márcia Maria de Jesus Pessanha presidente da Academia Fluminense de Letras; Paulo Roberto Cecchetti presidente da Academia Niteroiense de Letras; Nagib Slaibi Filho Desembargador, representando a presidente do Elos Internacional, Cenáculo Fluminense de História e Letras Dra. Matilde Slaibi Conti;  Vice-presidente da Academia Angrense de Letras Luiz Jardim e os neoacadêmicos.

Eneida Fortuna Barros e Gracinha Rego foram convidadas a conduzirem até a mesa presidencial a pianista Lícia Lucas. José Áttila Valente e Lucia Romeu foram convidados a conduzirem até a mesa o escritor Alberto Wermelinger Monnerat.

Dando início à cerimônia, foi executado por intermédio de gravação, o Hino Nacional brasileiro, que exerceu essa função foi o técnico de som Carlos Alberto de Paula.

A saudação à nova imortal Licia Lucas foi feita pela intelectual Magda Belloti que proferiu um excelente discurso. Em sua alocução ela destacou o brilhante talento musical e literário da Dama do Piano. 

A saudação ao novo imortal Alberto Lima Abib Wermelinger Monnerat foi feita pelo acadêmico Erthal Rocha. O escritor proferiu uma maravilhosa alocução. Em seu discurso ele destacou a competência do novo membro e a vida literária do escritor. 

Após a leitura do Termo de Posse pela secretária Lucia Romeu, os novos empossados assinaram o livro de Registro de ocorrências acadêmicas. 

Obedecendo ao ritual acadêmico de colocar nos empossados, a beca e o colar, o símbolo emblemático da academia e entregar o diploma, foram convidados  familiares de ambos os empossados. Na escritora Licia, o seu esposo Marne Serrano e no escritor Alberto a sua esposa e o seu filho. 

No momento musical, para abrilhantar a sessão, a presidente convidou a professora e pianista Meyre Brum que executou quatro músicas ao piano, duas delas acompanhada ao pandeiro pelo seu neto Guilherme de 9 anos. Esse momento foi muito aplaudido por todos os presentes. 

Após cumprimentos foi chegada a vez dos acadêmicos proferirem as suas alocuções em louvor aos seus Patronos e antecessores. Licia Lucas proferiu um belo discurso, falou da trajetória de sua antecessora Marly Prates, agradeceu a presidente Márcia Pessanha, Magda Belloti pela sua brilhante fala e ao seu esposo Marne Serrano pelo constante apoio e incentivo em sua trajetória. 

O acadêmico Alberto Wermelinger Monnerat falou pouca coisa e de improviso, devido ter deixado o seu discurso no taxi. Mas no púlpito, cheio de gratidão, agradeceu ao acadêmico Erthal Rocha a recepção, familiares e amigos pelo apoio incondicional.

Encerrando a cerimônia, a presidente Márcia Pessanha em nome dos novos acadêmicos, então empossados, convidou os amigos para um delicioso coquetel que ficou a cargo da Chef Valéria Gervásio. Foi uma manhã cheia de alegria.

 

Créditos das fotos:

Alberto Araújo

Christiane Victer       

 

Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

31 de agosto de 2024

 






































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário