segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

SOLENIDADE DA POSSE DE VICTORINO AGUIAR E THIAGO DE JESUS ESTEVES, NA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS

Márcia Pessanha
Presidente da Academia Fluminense de Letras

A Academia Fluminense de Letras por intermédio de sua Presidente Márcia Pessanha empossou no sábado, 07 de dezembro, os Acadêmicos: Thiago de Jesus Esteves e Victorino Aguiar. A cerimônia de posse aconteceu no Plenário Brígido Tinoco da Câmara Municipal de Niterói. 

Thiago de Jesus Esteves, empossado na Classe de Letras, sucedendo ao Acadêmico Sandro Pereira Rebel, na Cadeira nº 47, patronímica do Visconde de Itaboraí. A saudação ao novo Imortal foi feita pelo Acadêmico Guto Mello. 

Victorino Aguiar, empossado na Classe de Letras, sucedendo ao Acadêmico Sebastião Kleber da Rocha Leite, na Cadeira nº 45, patronímica do Visconde de Araguaia. A saudação ao novo Imortal foi feita pela Presidente.

Compuseram a mesa presidencial: A Presidente da Academia Fluminense de Letras, Dra. Márcia Maria de Jesus Pessanha; Presidente do Elos Internacional, Cenáculo Fluminense de História e Letras e Academia Brasileira Rotariana de Letras do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Matilde Slaibi Conti; Presidente da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, Escritora Eurídice Hespanhol e os neoacadêmicos.

Leda Mendes Jorge e Alcir Vicente Visela Chácar foram convidadas a conduzirem até a mesa presidencial o acadêmico Victorino Aguiar. 

Jordão Pablo de Pão e Matilde Slaibi Conti foram convidados a conduzirem até a mesa o escritor Thiago de Jesus Esteves 

Dando início à cerimônia, foi executado por intermédio de gravação, o Hino Nacional brasileiro pelo auxiliar técnico da Câmara. 

A saudação ao imortal Thiago de Jesus Esteves foi feita pelo intelectual Guto Mello que proferiu um excelente discurso. A saudação ao novo imortal  Victorino Aguiar foi feita pela presidente Márcia Pessanha. A presidente como de praxe proferiu uma maravilhosa alocução. Em seu discurso destacou a competência do novo membro e a vida literária do escritor. 

Após a leitura do Termo de Posse pela secretária Lucia Romeu, os novos empossados assinaram o livro de Registro de ocorrências acadêmicas.

Obedecendo ao ritual acadêmico de colocar nos empossados, a beca e o colar, o símbolo emblemático da academia e entregar o diploma, foram convidados  familiares de ambos os empossados. 

A acadêmica Matilde Slaibi Conti entregou o Diploma ao Thiago de Jesus Esteves e a acadêmica Eurídice Hespanhol entregou o Diploma ao Victorino Aguiar 

No momento musical, para abrilhantar a sessão, a presidente convidou o artista Henrique Vianna que interpretou músicas ao violão. 

Após cumprimentos foi chegada a vez dos acadêmicos proferirem as suas alocuções em louvor aos seus Patronos e antecessores.

Encerrando a cerimônia, a presidente Márcia Pessanha em nome dos novos acadêmicos, então empossados, convidou os amigos para um delicioso coquetel que ficou a cargo da Chef Valéria Gervásio. Foi uma manhã cheia de alegria.

 

SLIDE COM TODAS AS FOTOS
DA SOLENIDADE.



Créditos das fotos:

Sérgio Gomes – fotógrafo da Câmara de Niterói

Christiane Victer 

Aldo da Silva Pessanha 

Valéria Gervásio

 


Editorial

Alberto Araújo

Focus Portal Cultural

07 de dezembro de 2024.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário