segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

SOBRE A ANTIGUIDADE


A Antiguidade é o nome dado ao período da história da humanidade compreendido entre o fim do Neolítico, por volta de 4000 a.C., e a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d. C. 

Este período foi marcado pelo surgimento das primeiras civilizações, pela invenção da escrita e por grandes avanços culturais e tecnológicos. 

CIVILIZAÇÕES COMPLEXAS: Surgiram as primeiras cidades-estados, reinos e impérios, com sistemas de escrita, agricultura desenvolvida e organização social complexa. 

RELIGIÃO E MITOLOGIA: As religiões politeístas eram predominantes, com panteões de deuses e mitos que explicavam a origem do mundo e os fenômenos naturais. 

FILOSOFIA: Grandes pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles desenvolveram as bases da filosofia ocidental, questionando a natureza da realidade, a ética e a política.

ARTE E ARQUITETURA: Surgiram as primeiras grandes obras de arte e arquitetura, como as pirâmides do Egito, os templos gregos e os coliseus romanos. 

CIÊNCIA: Houve avanços na matemática, astronomia e medicina, com a criação de calendários, a observação dos astros e o desenvolvimento de tratamentos médicos.

PRINCIPAIS CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE:

Orientais: Egípcia, Mesopotâmica, Fenícia, Hebraica.

Ocidentais: Grega e Romana

 

A Antiguidade pode ser dividida em Oriental e Ocidental, ou Clássica:


Antiguidade Oriental 

Incluía as civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica, que se desenvolveram principalmente no Oriente Médio e no norte da África.

 

ANTIGUIDADE OCIDENTAL OU CLÁSSICA

 

Incluía a história da Grécia Antiga e da Roma Antiga, que tiveram grande influência no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente.

 

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA ANTIGUIDADE:

 

A invenção da escrita foi o que definiu o início da Antiguidade.

As civilizações da Antiguidade se desenvolveram ao longo de rios férteis, como o Nilo e os rios Tigre e Eufrates.

As sociedades da Antiguidade interagiam entre si por meio de comércio, guerra e diplomacia.

 

A ANTIGUIDADE É DIVIDIDA EM ORIENTAL E CLÁSSICA.

 

ANTIGUIDADE ORIENTAL: 

refere-se à história das civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica. Essas civilizações compõem o que os povos europeus que fizeram a divisão histórica chamaram de Oriente. Elas habitaram o norte da África e o Oriente Médio, ou Oriente Próximo (próximo à Europa), na região do Mar Mediterrâneo. Essas civilizações foram incluídas no estudo histórico europeu em virtude dos contatos estabelecidos com as civilizações europeias, principalmente no aspecto econômico e cultural.

 

ANTIGUIDADE CLÁSSICA: 

A Antiguidade clássica foi um ponto crucial na história da humanidade, pois as ideias dos gregos e romanos influenciaram profundamente a língua, política, direito, sistemas educacionais, filosofia, ciência, guerra, poesia, historiografia, ética, retórica, arte e arquitetura do mundo moderno. 

As culturas grega e romana foram as principais fontes da formação do Ocidente, com sua filosofia, artes plásticas, ciência e também a própria forma de se fazer a história, em face dos trabalhos de historiadores como Heródoto, Tucídides e Tito Lívio.

 

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário