28 de janeiro. Com a temática Luiz Gama, o escritor considerado o Gigante da Abolição, o encontro cultural da Oficina Literária Ivan Proença, OLIP, realizado em 28 de janeiro, foi um verdadeiro banquete para a alma.
O professor Ivan Proença conduziu a todos os participantes por um mergulho profundo na vida e obra de Luiz Gama. Um dos maiores abolicionistas brasileiros, que inspira a todos com sua luta pela justiça e igualdade.
Por intermédio da fala do professor Ivan Proença, todos os presentes puderam compreender melhor a importância do abolicionista para a história do Brasil e para a literatura brasileira.
Nesse encontro, frisamos a participação da Presidente do Elos Internacional Matilde Slaibi Conti e a elista Ana Maria Tourinho, Professor Ivan Proença e sua esposa Isis Proença.
Os encontros são realizados no Capitu Café, localizado na Rua Cosme Velho, 174, no Rio de Janeiro. Ambiente que ocupa o terreno onde antes ficava a residência de Machado de Assis. O escritor brasileiro, considerado um dos maiores da língua portuguesa, morou na casa por cerca de 25 anos.
O café foi criado como uma homenagem ao autor, com o nome inspirado em sua personagem mais famosa, Capitu. O espaço possui uma decoração que remete ao universo literário de Machado de Assis, com livros, objetos antigos e referências às suas obras. O local possui o título de Patrimônio Cultural Carioca, em reconhecimento à sua importância histórica e cultural.
SOBRE O HOMENAGEADO LUIZ GAMA
Luiz Gama foi um dos mais importantes abolicionistas do Brasil, um homem negro que, apesar de ter sido escravizado em sua juventude, conseguiu se libertar e dedicar sua vida à luta contra a escravidão. Nascido em Salvador, Bahia, em 1830, de mãe africana livre e pai branco, foi vendido como escravo pelo próprio pai. Utilizando seus conhecimentos jurídicos, Gama conseguiu provar sua liberdade na justiça e se tornou um advogado autodidata. Como advogado, dedicou sua vida a libertar outros escravizados, utilizando a lei para minar o sistema escravista. Estima-se que tenha libertado mais de 1.000 pessoas.
Além de advogado, Gama foi um jornalista e escritor prolífico, utilizando seus escritos para denunciar as injustiças da escravidão e defender a igualdade racial. Considerado um dos maiores intelectuais brasileiros do século XIX, Luiz Gama deixou um legado fundamental para a luta contra o racismo e a escravidão no Brasil. É considerado o Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil.
SOBRE A OLIP
A Oficina Literária Ivan Proença, OLIP é uma das mais antigas e respeitadas oficinas literárias do Brasil. Fundada pelo professor Ivan Cavalcanti Proença e sua esposa Isis Proença, a oficina comemora este ano, em abril de 2025, os 53 anos de atividade ininterrupta. A oficina é conhecida por seu caráter de resistência cultural e por promover a cultura literária no país.
A OLIP como é conhecida, academicamente, tem sido um ponto de encontro para escritores, poetas e amantes da literatura, formando diversos autores e publicando várias obras ao longo dos anos. O professor Ivan Proença, que tem uma trajetória acadêmica e literária notável, tem publicado 14 livros de literatura e cultura brasileira e ganhou o Prêmio Especial Esso de Literatura. 53 anos cultivando palavras: A Oficina Literária Ivan Proença, celeiro de talentos literários, completa mais um ano de história. Fundada em abril de 1972 a OLIP se tornou um marco para escritores de todas as idades, oferecendo um espaço para aprimorar a escrita e compartilhar a paixão pela literatura. Sob a batuta de Ivan e Isis Proença, a oficina moldou gerações de autores, enriquecendo o cenário literário brasileiro.
A Oficina Literária Ivan Proença continua acesa, inspirando novos escritores e fortalecendo a comunidade literária. Com 53 anos de tradição, a OLIP permanece relevante, adaptando-se aos novos tempos sem perder sua essência. Um espaço onde a criatividade encontra a palavra certa e os sonhos se transformam em histórias.
A Oficina Literária Ivan Proença é mais do que um espaço de aprendizado é um celeiro de sonhos e um motor de transformação social. Ao longo de 53 anos, a OLIP formou diversos autores que enriqueceram a cultura brasileira, demonstrando o poder da palavra escrita para mudar vidas e construir um mundo melhor.
SOBRE O PROFESSOR IVAN PROENÇA
Doutor em Literatura Brasileira, professor titular em
Cultura Brasileira, o professor Ivan Cavalcante Proença deu aulas na Faculdade
de Letras da UFRJ nos anos 1970, na Cadeira de Literatura Brasileira. A partir
dos anos 1980, tornou-se professor titular na FACHA, Faculdade de Educação
Hélio Alonso no Rio de Janeiro, na Cadeira de Literatura Brasileira,
desenvolvendo pesquisa sobre as produções poéticas populares, entre as quais o
cordel e o samba. Publicou diversos livros sobre literatura e cultura
brasileira, entre eles “A Ideologia do Cordel”; “Futebol e Palavra” e “O Poeta
do Eu” sobre o poeta Augusto dos Anjos.
Editorial
Alberto Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário