quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

SÃO TOMÁS DE AQUINO, PATRONO DAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS CATÓLICAS. EFEMÉRIDES



EFEMÉRIDES. 28 DE JANEIRO

Considerado um dos maiores filósofos e teólogos da Igreja Católica, e sua obra Suma Teológica é um marco do pensamento escolástico. São Tomás de Aquino também é conhecido por sua defesa da razão como caminho para o conhecimento de Deus, o que o torna um patrono adequado para instituições de ensino superior. 

Foi um dos mais influentes filósofos e teólogos da Igreja Católica. Ele nasceu em 1225 e faleceu em 1274.


PRIMEIROS ANOS E FORMAÇÃO

Tomás de Aquino nasceu no castelo de Roccasecca, na Itália. Sua família era nobre e influente. Foi educado em um mosteiro beneditino e depois estudou na Universidade de Nápoles. Em 1244, ingressou na Ordem Dominicana, apesar da oposição de sua família. Estudou em Paris com o famoso filósofo Alberto Magno. Tornou-se professor na Universidade de Paris, onde lecionou teologia e filosofia.

OBRAS PRINCIPAIS

"Suma Teológica": Uma obra monumental que resume a teologia católica e aborda uma ampla gama de tópicos filosóficos.

"Suma Contra Gentiles": Uma defesa racional da fé cristã contra não cristãos.

Outras obras importantes incluem comentários sobre Aristóteles e a Bíblia, além de tratados sobre diversos temas teológicos e filosóficos.


Neste KIT estão reunidos os cinco volumes da Suma Teológica e a Suma Contra os Gentios (um volume), todos de autoria de Santo Tomás de Aquino. Essas obras são consideradas por muitos as mais importantes e representativas do pensamento do autor. Nelas diversas questões filosóficas e teológicas são abordadas e explicadas abrangendo uma variedade imensa de temas. No total, os seis volumes deste KIT, contém cerca de 4.800 páginas. A tradução da Suma Teológica (5 Volumes) é a de Alexandre Correia, que contou com a revisão do Prof. Luis Alberto De Boni. A Suma contra os Gentios (1 Volume) foi traduzida por Dom Odilão e também revisada pelo Prof. De Boni.



Na Súmula Contra os Gentios, São Tomás de Aquino, faz uma exposição completa da religião católica, identificando o que há de verdade nela. Gentios eram os pagãos e os maometanos. Essa suma trata de Deus e suas obras, da fé no mistério da santíssima trindade, da encarnação, dos sacramentos e da vida eterna.

Deus é a verdade pura, sem falsidade vontade que existe em si e para si e neste processo estende sua vontade para o que não é a sua essência. O que não é sua essência seriam só as coisas percebidas, pois Deus é tudo. Não tem ódio, não quer o mal, sua potência indica-se com a sua ação, mas ele não pode tudo. Santo Tomás de Aquino faz a distinção entre a filosofia e teologia. E as criaturas não existem desde sempre. Ele descreve o momento em que se inicia uma vida, quando mostra como a alma se junta ao corpo.

É uma grande obra, que influenciou e influencia até hoje todos os que se querem católicos, além de filósofos e outros estudiosos.

Tomás de Aquino é conhecido por sua tentativa de conciliar a fé cristã com a razão filosófica de Aristóteles. Sua obra principal, a "Suma Teológica", aborda uma vasta gama de tópicos, desde a natureza de Deus até a ética e a política. 

É  um dos principais representantes da Escolástica, um método de pensamento que buscava integrar a filosofia clássica com o pensamento cristão. 

O pensamento de Tomás de Aquino teve um impacto profundo na teologia católica e na filosofia ocidental. Suas ideias continuam a ser estudadas e debatidas até os dias de hoje. 

FILOSOFIA E TEOLOGIA: 

Tomás de Aquino buscou conciliar a fé cristã com a razão filosófica de Aristóteles. Defendeu a importância da razão natural para o conhecimento de Deus e do mundo. Desenvolveu uma teologia sistemática que influenciou profundamente o pensamento católico. Seu pensamento influenciou a teologia, a filosofia e o direito. Foi canonizado como santo em 1323 e declarado Doutor da Igreja.









Um comentário:

  1. Parabéns, Alberto Araújo pelo excelente texto sobre São Tomás de Aquino. UYÁRA SCHIEFER

    ResponderExcluir