quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

HOMENAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA "LISBOA, MENINA E MOÇA" AO CANTOR PORTUGUÊS CARLOS DO CARMO QUE NOS DEIXOU RECENTEMENTE E SUBIU AO PARNASO.

 

CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME

OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE

DO FOCUS PORTAL CULTURAL

https://youtu.be/UGmzLug54gY


HOMENAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA "LISBOA, MENINA E MOÇA" AO CANTOR PORTUGUÊS CARLOS DO CARMO QUE NOS DEIXOU RECENTEMENTE E SUBIU AO PARNASO, LUGAR DE PESSOAS DE BEM.

 

LISBOA, MENINA E MOÇA

 

No Castelo, ponho um cotovelo

Em Alfama, descanso o olhar

E assim desfaço o novelo de azul e mar

À Ribeira encosto a cabeça

A almofada, da cama do Tejo

Com lençóis bordados à pressa

Na cambraia de um beijo

Lisboa menina e moça, menina

Da luz que meus olhos veem tão pura

Teus seios são as colinas, varina

Pregão que me traz à porta, ternura

Cidade a ponto luz bordada

Toalha à beira mar estendida

Lisboa menina e moça, amada

Cidade mulher da minha vida

No Terreiro eu passo por ti

Mas da Graça eu vejo-te nua

Quando um pombo te olha, sorri

És mulher da rua

E no bairro mais alto do sonho

Ponho o fado que soube inventar

Aguardente de vida e medronho

Que me faz cantar

Lisboa menina e moça, menina

Da luz que os meus olhos vêem tão pura

Teus seios são as colinas, varina

Pregão que me traz à porta, ternura

Cidade a ponto luz bordada

Toalha à beira mar estendida

Lisboa menina e moça, amada

Cidade mulher da minha vida

Lisboa no meu amor, deitada

Cidade por minhas mãos despida

Lisboa menina e moça, amada

Cidade mulher da minha vida

 

Compositores: Manuel Paulo De Carvalho Costa / Joaquim Maria Pessoa / Fernando Travassos Tordo / Jose Carlos Pereira Ary Dos Santos

 

 

 

 

 

UM POUCO SOBRE CARLOS DO CARMO

 

Carlos do Carmo, nome artístico de Carlos do Carmo de Ascensão Almeida, nasceu em Lisboa, 21 de dezembro de 1939 e faleceu em Lisboa, 1 de janeiro de 2021, foi um cantor e intérprete de fado português.

 

 

INFÂNCIA E JUVENTUDE

 

 

Filho de Alfredo de Almeida, comerciante de livros e, posteriormente, proprietário da casa de fados O Faia, e de sua mulher, a fadista Lucília do Carmo, Carlos do Carmo nasceu na Maternidade Magalhães Coutinho, e passou a infância no bairro da Bica.

 

Estudou no Liceu Passos Manuel, antes de partir, com 15 anos de idade, para a Suíça. Neste país frequentou o Institut auf dem Rosenberg, um colégio alemão situado em São Galo, durante três anos, tendo oportunidade de estudar línguas estrangeiras, tornando-se fluente em francês, inglês, alemão, italiano e espanhol. Depois, já em Genebra, obteve um diploma em Gestão Hoteleira.

 

ANOS 60 — A CARREIRA ARTÍSTICA

 

Empregado na Companhia Nacional de Navegação, a morte do pai, em 1962, levou Carlos do Carmo a assumir a gerência d'O Faia, que, com o passar dos anos, se tornara numa concorrida casa de Fados da capital. N' O Faia começou a atuar para os amigos e clientes mais frequentes da casa, até que em 1964 abraçou, definitivamente, a carreira artística.

 

O surgimento de Carlos do Carmo como fadista dá-se após gravar com Mário Simões uma versão de Loucura, fado de Júlio de Sousa, interpretado também por Lucília do Carmo. O fadista afirma que escolheu o Loucura porque era o único fado de que sabia a letra. Se bem que habituado a ouvir o Fado desde criança, quer na voz de sua mãe, quer na voz de outros intérpretes, como os fadistas populares que ouvia nas verbenas de Lisboa ou dos artistas que passavam pel'O Faia — Alfredo Marceneiro, Maria Teresa de Noronha ou Carlos Ramos, para citar os que mais admirava — o fadista viria a confessar que, nessa época, andava afastado da canção tradicional de Lisboa. Ganhara gosto, no limiar da adolescência, pela música de Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi, até se deixar fascinar, pouco mais tarde, por Frank Sinatra e Jacques Brel. De resto, também o fato de passar vários anos no estrangeiro, contribuíra para que Carlos do Carmo se afastasse do Fado.

 

A interpretação gravada com o quarteto de Mário Simões é um desafio à forma tradicional de interpretação do Fado. Carlos do Carmo canta este tema acompanhado de piano, baixo, guitarra elétrica e um coro de vozes femininas. A faixa começou a passar regularmente na rádio e, em consequência do sucesso que tem, o fadista estreante lança, logo no ano seguinte, um EP em nome próprio: Carlos do Carmo com Orquestra de Joaquim Luiz Gomes.

 

Em 1967, a Casa da Imprensa distinguiu-o com o premio Melhor Intérprete e, em 1970, atribuiu-lhe o premio Pozal Domingues de Melhor Disco do Ano, para o seu primeiro álbum, intitulado O Fado de Carlos do Carmo, editado pela Alvorada em 1969.

 

Seria o início de uma das mais exemplares carreiras do panorama musical português, em geral, e do Fado, em particular.

 

Ainda em 1964, casou com Maria Judite de Sousa Leal, com quem teve três filhos, Cila do Carmo, Becas do Carmo e Gil do Carmo.

 

 

PRÊMIOS E DISTINÇÕES

 

 

Foi, por duas vezes, agraciado pela Presidência da República com graus honoríficos no final da década de 1990, mais precisamente, a 4 de setembro de 1997, o Presidente Jorge Sampaio atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Posteriormente, a 28 de novembro de 2016, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa fê-lo Grande-Oficial da Ordem do Mérito, distinção que lhe foi entregue em cerimônia realizada a 3 de dezembro de 2016.

 

Recebeu diversos outros prêmios, atribuídos pelos seus álbuns ou pela sua carreira, em 1991, a Casa da Imprensa, entregou-lhe o prémio Prestígio, no âmbito da Grande Noite do Fado. Em 1998, a SIC e a revista Caras atribui-lhe o Globo de Ouro de Excelência e Mérito; uma distinção que antes tinha sido atribuída a Mário Soares, David Mourão-Ferreira ou Ruy de Carvalho. Já em 2002, o álbum Nove Fados e Uma Canção de Amor, valeu-lhe um Globo na categoria de Melhor Disco do Ano.

 

Em 2003, recebeu o Prêmio José Afonso, atribuído pela Câmara Municipal da Amadora, na sequência do qual foi publicado o livro Carlos do Carmo, do Fado e do Mundo, uma entrevista biográfica realizada por Viriato Teles.

 

Em 2004, o então Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Santana Lopes, atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal, de grau ouro, o mais elevado.

 

PRÊMIO GOYA

 

Em 2008, recebeu em Espanha, em conjunto com o poeta Fernando Pinto do Amaral, o prestigiado Prêmio Goya, na categoria de Melhor Canção Original, com o Fado da Saudade. A canção faz parte da banda sonora do filme Fados, que concorria à edição de 2008 daqueles que são considerados os oscares espanhóis. No entanto, foram levantadas dúvidas sobre a verdadeira autoria deste fado.

 

GRAMMY LATINO

 

Em 2014, tornou-se, a par da soprano Elisabete Matos, no segundo artista português a ganhar um Grammy, obtido na categoria Lifetime Achievement, entregue apenas aos artistas pelo conjunto da obra que produziram ao longo da sua carreira e não devido ao êxito que lograram com determinada canção ou álbum. No mesmo ano, a 19 de novembro, o fadista recebe o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM de Las Vegas.

 

Na sequência do premio volta a ser homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa, que lhe outorgou, pela mão de António Costa, uma nova Medalha de Mérito Municipal.

 

Também a Rádio Comercial lhe prestou uma singular homenagem, ao produzir um vídeo onde 35 cantores portugueses de diferentes gerações cantam Lisboa Menina e Moça, entre eles Paulo de Carvalho, Jorge Palma, Rui Reininho, Camané, Mariza, Aurea, Ana Moura, Tiago Bettencourt ou David Fonseca.

 

Em 2007, Carlos do Carmo apresentou, no Museu do Fado, um álbum intitulado À Noite, que reuniu textos inéditos de Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral, Maria do Rosário Pedreira, Júlio Pomar, Luís Represas, José Luís Tinoco e José Manuel Mendes, para as músicas de fados tradicionais da autoria de Armandinho, Joaquim Campos e Alfredo Marceneiro.

 

Em 2010, juntou-se ao pianista e compositor Bernardo Sassetti para fazer o álbum Carlos do Carmo & Bernardo Sassetti, onde recriou canções marcantes de outros intérpretes, entre elas Cantigas do Maio (Zeca Afonso), Lisboa que amanhece (Sérgio Godinho), Porto sentido (Rui Veloso), Foi por ela (Fausto Bordalo Dias), Quand On N'a Que L'Amour (Jacques Brel) ou Gracias a la vida (Violeta Parra).

 

Desde o início da década de 2000, numa relação próxima com as novas gerações do Fado, promoveu atuações conjuntas com novos fadistas. Foi o caso de Mariza; Gala de Fado do Casino Estoril, a 8 de junho de 2004, por exemplo ou Camané; concerto de encerramento das Festas de Lisboa, nos jardins da Torre de Belém, em 2006, por exemplo.

 

Essas ligações seriam reforçadas com a edição, em 2014, do álbum Fado é amor, apresentado nesse ano no Coliseu dos Recreios, onde o fadista apresentou temas gravados com Camané, Mariza, Ana Moura, Aldina Duarte, Cristina Branco, Mafalda Arnauth, Ricardo Ribeiro, Marco Rodrigues, Raquel Tavares e Carminho.

 

Anunciou em 7 de fevereiro de 2019 o fim de atuação em palcos. Os seus últimos concertos foram a 12 de outubro no Theatro Circo, a 2 de novembro no Coliseu do Porto e a 9 de novembro no Coliseu dos Recreios.

 

Morreu em 01 de janeiro de 2021 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido a um aneurisma.

 

 

PRÊMIOS

 

Foi, por duas vezes, agraciado pela Presidência da República com graus honoríficos no final da década de 1990, mais precisamente, a 4 de setembro de 1997, o Presidente Jorge Sampaio atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Posteriormente, a 28 de novembro de 2016, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa fê-lo Grande-Oficial da Ordem do Mérito, distinção que lhe foi entregue em cerimônia realizada a 3 de dezembro de 2016.

 

 

 

Discografia

 

 

          Mário Simões e o seu Quarteto apresentando Carlos do Carmo (1963, Alvorada)

o          Loucura (com Carlos do Carmo) / Cinderela / Só Dor / Twist Desconjuntado

          Carlos do Carmo com Orquestra de Joaquim Luiz Gomes (1964, Alvorada)

o          Loucura / Estranha Forma de Vida / Lisboa Casta Princesa / Viela

          Mais Fados por Carlos do Carmo (1965, Alvorada)

o          O Resto da Minha Esperança / O Trem Desmantelado / A Rua do Silêncio / Romance das Horas Paradas

          Fados do Meu Coração - Carlos do Carmo com a Orquestra de Joaquim Luís Gomes (1965, Decca)

o          Rainha Santa / Fica Comigo Saudade / O Fado

          Fado Razão da Minha Vida - Carlos do Carmo e a Guitarra de Jaime Santos (1965, Decca)

o          Agora Choro à Vontade / Quadras Dispersas / Saudade Mal do Fado / As Três Normas

          Carlos do Carmo (1967, Philips)

o          A Rua do Desencanto / Fica-te Mesmo a Matar / Quadras Soltas / Dá Tempo ao Tempo

          Carlos do Carmo em Paris (1967, Decca)

o          Há Festa na Mouraria / Quadras de Amor / Um Dia / Vestida de Madrugada

          Carlos do Carmo canta Fado (1970, Philips)

o          Por Morrer uma Andorinha / Padre Nosso / Júlia Florista / Aquela Feia

          Carlos do Carmo no Curto Circuito [ao vivo] (1970, Tecla)

o          Pedra Filosofal / A Voz que eu Tenho / Menino d’Oiro

          Carlos do Carmo (1972, Tecla)

o          Duas Lágrimas de Orvalho / Sou para vós Donde Venho / Canto para não chorar / O Fruto Dá a Vida

          Por Morrer Uma Andorinha (1973, Philips)

o          Por Morrer Uma Andorinha / Padre Nosso / A Júlia Florista / Aquela Feia

          Carlos do Carmo (1973, Tecla)

o          Ferro Velho / Aurora Boreal / Amor Total / Dizer que Sim à Vida

          Partir é Morrer um Pouco (1973, Tecla)

o          Partir é Morrer um Pouco / Fado dos Sonhos / Canção de Madrugar / Soneto XIV

          Carlos do Carmo (1973, Tecla)

o          Canoas do Tejo / Não digam ao Fado / Canção Grata / O Fruto dá a Vida

          Gaivota (1973, Tecla)

o          Gaivota / Guardei na minha Saudade / Fado da Noite / Rodam as 4 Estações

          Não se Morre de Saudade (1973, Tecla)

o          Não se Morre de Saudade / A Voz que eu Tenho / A Saudade Aconteceu / Mãos Vazias

          Vim Para o Fado (1973)

o          Vim Para o Fado / Será Triste mas é Fado / Bairro Alto / Já me Deixou

          Something / Love Story (1973, Tecla)

o          Something / Love Story.

 

 

**********************************************

 

O FOCUS PORTAL CULTURAL AGRADECE

 

 

OS DIÁLOGOS ENTRE LIANE ARÊAS E ALBERTO ARAÚJO QUE CATEGORICAMENTE SERVIRAM DE INFORMAÇÕES PARA A NOSSA SINGULAR HOMENAGEM.

 

LIANE ARÊAS: Estamos bem, querido amigo Alberto, apesar do frio intenso... Obrigada pelo aconchego amigo, pela lembrança carinhosa de nós. Fiquem todos muito bem!🌟💫 “Deus está no comando”. 🙏 Abraços pra você e pra querida amiga Shirley. 💕💐

 

[17:40, 03/01/2021] Liane Arêas: Alberto, na sexta-feira passada faleceu aqui um grande fadista, Carlos do Carmo. Tinha 81 anos e 58 de carreira... Como Amália Rodrigues, era considerado um patrimônio cultural lisboeta... O Governo Federal decretou luto oficial em Portugal, amanhã, segunda-feira...

Como colaboração para o seu noticiário Portal FOCUS Cultural.

 

[17:50, 03/01/2021] Liane Arêas: Que maravilhosa sintonia!!! Desde a sexta-feira à noite quando ouvi a notícia, lembrei logo da minha amiga saudosa e a seguir lembrei-me de você...

 

[18:54, 03/01/2021] Alberto Araújo: Já estou preparando uma homenagem Especial do Focus ao Carlos do Carmo. Encontrei muita coisa sobre ele.

 

[17:47, 03/01/2021] Liane Arêas: Conheci Carlos do Carmo em 2004, através da nossa saudosa Yara Vidal Fonseca, confreira Cenaculista que me pediu para comprar um CD do cantor fadista a quem ela muito admirava... Muitas saudades da Yara 💓😔

 

 [17:48, 03/01/2021] Alberto Araújo: Que legal. Eu que ocupo a Cadeira 22 que era de Yara Vidal Fonseca na ANL, você sabia?

 

[17:48, 03/01/2021] Alberto Araújo: Eu conheço as músicas de Carlos do Carmo. Vou fazer sim uma homenagem.

[17:48, 03/01/2021] Liane Arêas: Não, não me lembrava...


22h48min Está havendo uma sintonia boa em torno do nome da nossa querida e saudosa amiga Yara Vidal... Passei para o Alberto noticiar no FOCUS CULTURAL, o falecimento do Fadista Carlos do Carmo que está recebendo homenagens aqui pois, como Amália, é considerado patrimônio cultural da música de Portugal. Yara Vidal gostava do fadista e em 2004 pediu-me que levasse pra ela o CD Canoas do Tejo do Carlos do Carmo. Alberto então me lembrou de que Yara foi quem o antecedeu na ANL e que ele também, como Yara conhecia e admirava o cantor. Vem coisa boa aí... ☺️😊


22h57min Olá, prezada Liane, boa noite, sim. Estou preparando uma linda homenagem ao admirável Carlos do Carmo. Vai ter vídeo com ele cantando, e outras homenagens de importantes cantores de Portugal que fizeram ano passado. Já era uma profecia. Obrigado pelos seus olhos de lince. É isso, mesmo, você também está atenta em tudo que é cultural. Amanhã o FOCUS fará uma viagem ao planeta e fará uma linda homenagem ao já inesquecível Carlos do Carmo. Ele merece, sim. Tenha uma feliz noite ao lado de seus caros. ALBERTO ARAÚJO.

 

 





















 APOIO NA DIVULAGAÇÃO





 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário