terça-feira, 12 de janeiro de 2021

SOLENIDADE DE POSSE DE ALBERTO ARAÚJO NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.





Na festiva celebração acadêmica de 17 de junho de 2015, o poeta e jornalista Alberto Araújo, diretor da revista eletrônica Focus Portal Cultural, tornou-se Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras (ANL). Numa cerimônia bastante concorrida pela intelectualidade local, sob a presidência da acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha, o antigo menino de Luzilândia das terras do Piauí  –  seu ônfalo encantado, mas que agora fez morada no coração de Niterói  –  assumiu a Cadeira nº 22 daquela memorável instituição literário-cultural.

 

Com o aparato simbólico do ritual, o novel membro da Casa de Horário Pacheco foi introduzido pelos acadêmicos Franci Machado Darigo e Sávio Soares de Sousa no salão nobre do Istituto Italiano di Cultura, sediado em São Francisco (Niterói), onde se realizou o evento da posse.

 

Apresentado à Academia e saudado com o eloquente discurso do poeta e publicitário Paulo Roberto Cecchetti, Alberto Araújo foi analisado em dois horizontes que, no entanto, se entrelaçam: no da sua lírica poesia (com dois livros publicados: Caminhos percorridos - Eu e a Poesia e Identidade do Sol); e no de ativo divulgador dos movimentos intelectuais de Niterói em seu já internacional Focus Portal Cultural.

 

Em resposta, agradecendo e firmando seu compromisso de honrar os propósitos da ANL, a fala de Alberto Araújo foi expressiva e muito aplaudida.

 

CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR A SOLENIDADE COMPLETA.

https://youtu.be/ZcWntjs-Qm4







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário