PROFESSORA DOUTORA MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA, escritora, natural de Campos dos Goytacazes-RJ. Iniciou no magistério, lecionando em escolas do interior campista. Casada, veio para Niterói, continuou lecionando em escolas estaduais, e ingressou na Universidade Federal Fluminense(UFF). Formou-se em Letras (Português/Francês), fez Mestrado e Doutorado, em Letras/Literatura na UFF, onde defendeu tese baseada na obra “ Quarto de despejo” de Carolina de Jesus. Cursou Aliança Francesa e fez estágio na França (em Vichy). Já como Profª da UFF, participou de intercâmbio na Sorbonne, Paris V. Antes de ingressar na UFF, também lecionou na Faculdade Plínio Leite e na Universo (antiga ASOEC).
Professora
da UFF, aposentada, continua vinculada à
Pós-Graduação Lato-sensu da UFF. É Vice–Presidente da ASPI/UFF. Na Faculdade de
Educação UFF, lecionou Didática de Línguas Estrangeiras Modernas, Prática de
Ensino de Português/Francês / Literatura e a Disciplina Relações Étnico-
Raciais na Escola. Coordenou o Curso de
Pedagogia da UFF, foi Diretora da Faculdade de Educação da UFF, Presidente do
Colegiado de Unidade, Membro do Conselho Universitário (CUV);
Vice-presidente do Conselho Municipal de
Educação. Atualmente é Coordenadora do PENESBI (Programa Nacional de Educação
sobre Negros e Indígenas na Sociedade Brasileira) e Coordenadora do
NUEC/PROEX/UFF, Núcleo de Educação e Cidadania da UFF. Foi Representante
Regional da Fundação Cultural Palmares (Rio de Janeiro e Espírito Santo) 2015/
2016. Foi Presidente da Comissão Executiva do 4º Salão de Leitura de Niterói.
Âncora do Programa de Televisão – via NET “Educação na Cidade”, promovido pela
Fundação Municipal de Educação de Niterói.
Em
2015 foi eleita Intelectual do Ano de Niterói. A Professora Doutora Márcia pertence
a várias instituições culturais , onde exerceu a presidência: ex-presidente
do Cenáculo Fluminense de História e
Letras, ex- presidente da Academia Niteroiense de Letras, tendo sido a
1ª mulher a presidir essas duas instituições, ex- presidente da Academia Guanabarina
de Letras. É membro da Associação Niteroiense de Escritores (ANE) , da Academia
Fluminense de Letras, em que é a 1ª Secretária, e atual Presidente do Elos
Clube de Niterói Colunista do Jornal Santa Rosa /Niterói.
OBRAS
PUBLICADAS:
Fatias do viver – 1998
Borboletrando – 1997
Estudos de literatura infanto-juvenil
(coautora) – 1983
Memorial de Tócos – 1995
Discursos acadêmicos – 2000
O memorialismo Epistolar “Uma proposta
de leitura de cartas a
Françoise” de Jorge
Picanço Siqueira – 2001
Agenda - Campos em fotos, prosa e
versos (org.) – 2004
Os Fluminenses. Antologia
Contemporânea. volume 1.
Organizou junto com Edmo Lutterbach.
Organizadora de várias edições da Revista Movimento da Faculdade de Educação/UFF
Cadernos Penesb 13 –Relações Étnico-
Raciais e Currículo Escolar (org.)
Revista do Cenáculo Fluminense de
História e Letras (co-org.) – de 2001 a 2013
Casimiro de Abreu, o poeta das
primaveras – ensaio- 2008
Participou de diversas antologias e
coletâneas, dentre elas: Eu leio você;
Páginas da infância; Um elefante na
sala, e várias outras.
ESTA POSTAGEM É O MARCO INICIAL DE NOSSA HOMENAGEM A PRESIDENTE MÁRCIA PESSANHA. Justo, por sua relevância cultural no ano de 2022.
REGISTRO CULTURAL. ACADÊMICA ESCRITORA DOUTORA MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA É INDICADA COMO: “PRESIDENTE DE HONRA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.”
Na reunião presencial, realizada em 27 de outubro
de 2021 – (quarta-feira) sob indicação do Presidente atual da ANL, escritor e
jornalista Edgard Fonseca Filho foi aprovado pelos acadêmicos o nome de MÁRCIA
MARIA DE JESUS PESSANHA para ser a “PRESIDENTE DE HONRA DA ACADEMIA NITEROIENSE
DE LETRAS.”
Fonte: Neide Barros Rêgo
A ACADÊMICA DOUTORA MÁRCIA PESSANHA RECEBEU A PLACA DE PRESIDENTE DE HONRA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS – ANL em reunião administrativa realizada pela instituição cultural sob a presidência do jornalista e acadêmico Edgard Fonseca Filho. Em 25 de novembro de 2021 - (quinta-feira). Estavam presentes os acadêmicos: Paulo Roberto Cecchetti-Vice-Presidente da ANL; Uyara Schiefer - primeira secretária; Neide Barros Rêgo-segunda secretária; Leda Mendes Jorge-primeira tesoureira. Os acadêmicos: Hilário Francisconi; Nagib Slaibi Filho; Inês Drummond; Antônio Soares-ASO; Labouré Lima; Matilde Carone Slaibi Conti.
A acadêmica Márcia Pessanha diz está muito feliz e honrada com a insígnia. A seguir leiam as suas palavras de agradecimento.
PALAVRAS DA PRESIDENTE MÁRCIA PESSANHA
“Boa noite, confrades. Hoje, eu recebi a placa de Presidente de Honra da ANL. Meus agradecimentos ao Presidente Edgard, à diretoria e a todos os acadêmicos. Fiquei muito feliz e honrada. E como hoje é o dia de Ação de graças, minha gratidão é uma chuva de bênçãos para vocês.”
***********************************************
02 - MÁRCIA PESSANHA VISITA O FAROL DE SÃO TOMÉ
CAMPOS DE GOYTACAZES - RJ
04 DE FEVEREIRO DE 2022 - MÁRCIA PESSANHA visita o FAROL DE SÃO TOMÉ é uma praia muito extensa, com uma parte ainda agreste. Tem uma colônia de pescadores. O mar quase sempre tem ondas fortes, mas é um belo espetáculo contemplar o mar bravio. O Farol de São Thomé, esta localizado na Praia do Farol, no município brasileiro de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.
A obra foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que participou da construção da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1888), e da Torre Eiffel em Paris (1889). Tem 45 metros de altura e 216 degraus.
O monumento foi construído por uma firma francesa no ano de 1877. Sua inauguração foi em 1882, comemorando o aniversário da Princesa Isabel. Foi feito de um ferro especial resistente à corrosão, razão pela qual ainda se encontra em bom estado de conservação. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros, com lâmpada de 1000 watts, e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 46 km). Em 1967, houve um incêndio na lanterna e o farol foi substituído por outro de categoria inferior, e seu alcance ficou reduzido a 19 milhas (mais ou menos 35 km).
Na época de sua inauguração, funcionava a querosene, mas, atualmente, funciona com energia elétrica comercial, mas possui 2 geradores e ainda pode funcionar a querosene como originalmente, se preciso. Ele acende de acordo com o horário do pôr do sol e faz a volta completa em 68 segundos. Durante a Segunda Guerra Mundial, essa área serviu para aterrissagem de helicópteros para abastecimento, quando viajavam as costas da região.
MÁRCIA PESSANHA participa da bela produção a antologia “MULHERES EXTRAORDINÁRIAS - VOLUME II” organizada pela jornalista e escritora de Dyandreia Portugal – coordenadora da AJEB-RJ que foi publicada pela Rede Sem Fronteiras, com o texto: Sophia de Mello Breyner Andresen, páginas 467 a 472. Com a participação de renomados escritores.
O lançamento virtual aconteceu dia 07 de março de 2022. E foi apresentada e distribuída em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa, em mais de 20 países, nos cinco continentes. Foi editada pela Editora Rede Sem Fronteiras/Letras Graciosas.
Cada uma das 91 coautoras que participam do volume, 39 coautoras Ajebianas cariocas, 27 coautoras Ajebianas de outros Estados e 25 coautoras convidadas especiais, escolheu para homenagear uma Mulher (brasileira ou não) de destaque, de grande relevância e referência como pioneiras de suas atividades, e que abriram espaços nas diversas áreas da sociedade, até então, dominadas por homens. São escritoras, jornalistas, advogadas, atrizes, pintoras, cantoras, políticas, educadoras, cientistas, médicas, jovens inspiradoras... Mulheres encantadoras e muito especiais, que contribuíram, significativamente, para a posição das Mulheres da contemporaneidade.
É uma celebração e um registro sobre a força da Mulher. Mais do que homenageá-las, o projeto buscou respeitar cada uma. Suas histórias, seus talentos, suas realizações, em sobre tudo, seus legados.
A “Apresentação” da obra ficou a cargo de sua
organizadora, Dyandreia Portugal (responsável por projetos editorias divulgados
no mundo todo com a participação total de mais de mil escritores); a
“Introdução”, pelas Profª Hilda Flores (Escritora, Historiadora, uma das
Associadas mais antigas da AJEB) e Profª Maria Amélia Palladino (Presidente da
Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro); o
“Prefácio”, pela Dra. Irislene Morato (Presidente Nacional da AJEB); e as
orelhas, pela convidada especial, Fernanda Correia Dias (neta de Cecília
Meireles, Patrona da AJEB-RJ), que escreveu ressaltando os 120 anos da grande
Cecília Meireles, Patrona da AJEB-RJ. Uma equipe luxuosa, que, junto das 91
coautoras (muitas delas Presidentes Acadêmicas e autoridades culturais),
valorizaram a obra.
12 de março de 2022
celebramos o aniversário natalício de
Márcia Pessanha
SAUDAÇÕES À GRANDE MÁRCIA PESSANHA
Hoje, infelizmente por motivo particular de saúde, deveria ter comparecido ao aniversário da multifacetada acadêmica, escritora, professora, doutora em Letras e de Literatura Comparada esposa, mãe, avó, presidente honorária da Academia Niteroiense de Letras e participante ativa de tantas outras entidades culturais da nossa Niterói.
MARCIA MARIA DE JESUS PESSANHA, cujo nome já sonoriza quase um decassílabo perfeito, congrega em si as qualidades de uma GRANDE MULHER. De uma Antígona do nosso dia a dia. Ela não precisa combater os Creontes do Poder.
Conquistou seu espaço com saber e responsável presença, demonstrando que extraordinárias mulheres sabem de seu valor, sem necessidade de se autopromoverem.
Todos a admiram, inclusive tem o apoio e o carinho de seu incomparável marido, o sempre atencioso Aldo Da Silva Pessanha, seus filhos e de tão lindos e amados netinhos.
Há dias, na LIVE do lançamento da coletânea "Mulheres Extraordinárias" dirigida por Dyandreia Valverde Porugal, a fala das mulheres acadêmicas de Niterói foi muito elogiada. Dentre elas, a de Márcia, a de Liane Arêas e a de Matilde Carone Slaibi Conti. As três marcaram presença, demonstrando a força feminina da intelectualidade de nossa cidade.
Márcia foi minha madrinha em dois significativos eventos de minha vida literária. Apresentou-me em ambos com dois excelentes e diferentes discursos. Devo a Márcia muitos obséquios e gostaria de estar aí, agora, exatamente às 20h59min, abraçando-a. Porém, com o coração pulsante de afeto e o pensamento, adejante do meu imaginário, eu daqui do computador, grito no meu escritório:
Parabéns, Márcia, pela data de hoje.
Carpe diem, com seus amigos nessa sua tão caracterizada e expressiva festa, ampliando sempre a quantidade de pessoas que, conhecendo-a, logo a admiram e a amam. Parabéns, querida amiga, nestas letras impressas, eu expresso meu desejo de que cada vez mais seja feliz, junto a Aldo, filhos, netinhos, que têm em você, a grande matriarca. E que Niterói se sinta ainda mais orgulhosa de que uma ilustre campista, com a simplicidade verdadeira dos grandes, aqui se tornou um dos valorosos exemplos, entre várias paradigmáticas Mulheres Intelectuais niteroienses na ágora cultural de nosso agora. DALMA NASCIMENTO. 12 de março de 2022.
***********************************************
LOUVADO para MÁRCIA PESSANHA
Louvado seja o saber, da Mulher, Mestra, Mãe, Amiga, Confreira e Cidadã,
que cativa a todos nós por sua fala sábia, arrazoada e mansamente poética.
Louvado seja o Criador pela plenitude,
dos dons que Ele concedeu generosamente a Márcia Pessanha.
Dons que partilha com doçura e firmeza,
através da sua presença admirada,
sempre indispensável nos eventos
que tratam de Educação e Cultura.
Louvado seja o amor no doce coração que multiplica o saber sem se deixar esmagar pelo egoísmo do sentimento de posse.
Louvado seja o lar que nasceu sob o signo do amor,
que se desdobra entre a docilidade e o pulso firme da mulher,
que além das funções abnegadas de esposa e mãe,
entregou significativa parte de si mesmo ao papel de Educadora,
membro ativo da sociedade fluminense
entre seus pares,
alunos e fãs da profundidade do seu conhecimento literário,
Por Labouré Lima🌻
Parabéns por seu aniversário querida madrinha, amiga e confreira acadêmica Márcia Pessanha
****************************
MÁRCIA PESSANHA DESEJO UM MEGA FELIZ ANIVERSÁRIO!
MÁRCIA PESSANHA, Hoje, 12 de março, que alegria! Você e todos nós estamos em festa! Pois, estamos todos felizes, porque, esta data foi a que Deus escolheu você, com toda a sua graça e simpatia, para enviar a terra e fazer todos os seus familiares e amigos felizes. Prezada amiga das letras e do coração, desejo tudo de bom a você. Que seja sempre feliz. Sim, todo mundo tem o direito de ser feliz e você merece muita felicidade. Porque é uma pessoa adorável e companheira. Que você tenha um aniversário repleto de coisas boas, de presentes e uma festa memorável! E não esqueça, adoramos você pela sua amizade, carinho com os amigos e sua incansável luta para que a Cultura, Literatura e Educação sejam um sucesso em todas as dimensões. Parabéns. Alberto Araújo-12-03-2022
ADMIRÁVEL E COMPANHEIRA MÁRCIA PESSANHA, hoje é o seu dia, um dia mais que especial e feliz na vida de todo mundo que tem o prazer de conviver com você. Desejo um feliz aniversário, porque para pessoas como você o dia em que se completa anos não poderia ser diferente, é sempre um dia de festa! Hoje, você faz aniversário e espero que o dia já lhe felicite com alegria e Amor. Desejo que durante todo o seu dia, muitos amigos e familiares se lembrem de você, e que lhe digam palavras bonitas, dizendo como você é importante e especial, e como lhe desejam a felicidade. E espero que à noite, você possa estar cercada das pessoas que ama, dos amigos e entes mais próximos e queridos, e receba muitos abraços. Parabéns. ALBERTO ARAÚJO
****************************
12/3/2022
MARCIA PESSANHA
Marcia Pessanha, a boa campista, escritora, professora etc., é referência positiva, incansável e dominante, nos meios acadêmicos e culturais de nossa Niterói. Cada época tem uma personalidade assim, que preserva a vela, não a deixa apagar ou chegar ao fim. Obrigado, Marcia. Feliz aniversário. Abraço fraterno, extensivo ao prezado Aldo, fiel escudeiro.
Geraldo BM
****************************
“O dia amanheceu sorrindo, toda cidade amanheceu em flor…” É a festa da Márcia, festejada com amor!🎂🎉💝
Parabéns parabéns querida Márcia pelo semear fraterno de sua vida! Feliz dia!!!🙏💫
Até logo mais para o abraço amigo, LianeWill.
************************
Monsenhor Guedes disse: Deus seja louvado pelo dom da vida da queridíssima MÁRCIA PESSANHA
************************
Jordão Pablo de Pão disse: Feliz aniversário, Márcia! Sua alegria e seu empenho em auxiliar as atividades da Niteroiense são inspiradores. Todas as melhores histórias do Universo neste dia de celebração. 🥳🌻
******************************
Neide Barros disse: PARABÉNS, QUERIDA MÁRCIA, PELO SEU ANIVERSÁRIO. COMO LEMBRANÇA, COLOQUEI ESTA FOTO DA INESQUECÍVEL NOITE DE MINHA POSSE NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS EM QUE TIVE A HONRA DE SER SAUDADA POR VOCÊ. FOI EM 29 DE AGOSTO DE 2007.
*******************************
Ines Drummond disse: Querida Márcia Pessanha, te desejo um feliz novo ciclo. Feliz vida! Parabéns! Saiba que és uma mulher inspiradora!
***********************************************************
05 - PALESTRA MÁRCIA PESSANHA SOBRE CAROLINA MARIA DE JESUS
PALESTRA: “A ESCRITA TESTEMUNHO DE CAROLINA DE JESUS - QUARTO DE DESPEJO”,
a qual foi proferida pela Profª e Drª Márcia Maria de Jesus Pessanha (UFF), No
Solar do Jambeiro, em 22 de março de 2022.
HOMENAGEM A TODAS AS MULHERES EMPREENDEDORAS
No mês INTERNACIONAL DA MULHER, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fundação Municipal de Educação de Niterói, através do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, em parceria com o Núcleo de Educação e Cidadania - NUEC/PROEX/UFF, CODIM e Niterói Mais Humano, todas essas instituições estão juntas homenageando as mulheres e para homenagear a escritora CAROLINA MARIA DE JESUS, cuja obra representa instrumento de denúncia e resistência sociopolítica, foi realizada em 23 de março de 2022, no Solar do Jambeiro a PALESTRA: A ESCRITA TESTEMUNHO DE CAROLINA DE JESUS - QUARTO DE DESPEJO a qual foi proferida pela Profª e Drª Márcia Maria de Jesus Pessanha (UFF).
CAROLINA MARIA DE JESUS. Um dos maiores nomes da literatura brasileira
nasceu em 1914, em sacramento, interior de Minas Gerais, em uma família de
negros analfabetos. Símbolo de grande mulher, inteligência e resistência. Foi
uma autora brasileira, considerada uma das primeiras e mais destacadas
escritoras negras do País. Ela é autora do livro best seller autobiográfico
“Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”.
A ORIGEM DE CAROLINA
Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, no interior de Minas Gerais, no dia 14 de março de 1914. Neta de escravos e filha de uma lavadeira analfabeta, Carolina cresceu em uma família com mais sete irmãos.
A jovem recebeu o incentivo e a ajuda de Maria Leite Monteiro de Barros uma das freguesas de sua mãe para frequentar a escola. Com sete anos, ingressou no colégio Alan Kardec, onde cursou a primeira e a segunda série do ensino fundamental. Apesar de pouco tempo na escola, Carolina logo desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita. Em 1924, em busca de oportunidades, sua família mudou-se para Lageado, onde trabalharam como lavradores em uma fazenda. Em 1927, retornaram para Sacramento.
A MUDANÇA PARA SÃO PAULO
Em 1930 a família vai morar em Franca, São Paulo, onde Carolina trabalha como lavradora e, em seguida, como empregada doméstica. Com 23 anos, perde a sua mãe e vai para a capital onde emprega-se como faxineira na Santa Casa de Franca e, mais tarde, como empregada doméstica. Em 1948 muda-se para a favela do Canindé. Nos anos seguintes, Carolina foi mãe de três filhos, todos de relacionamentos diferentes.
CAROLINA E A LITERATURA
Morando em uma favela, durante a noite trabalha como catadora de papel. Lê tudo que recolhe e guarda as revistas que encontra. Estava sempre escrevendo o seu dia a dia.
O SUCESSO DE CAROLINA
Com o sucesso das vendas, Carolina deixa a favela e pouco depois compra
uma casa no Alto de Santana.
Recebe homenagem da Academia Paulista de Letras e da Academia de Letras
da Faculdade de Direito de São Paulo.
Em 1961, a autora viaja para a Argentina onde é agraciada com a “Orden Caballero Del Tornillo”.
NOS ANOS SEGUINTES, CAROLINA PUBLICA:
“Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada” (1961)
“Pedaços da Fome” (1963)
“Provérbios” (1965)
O declínio de Carolina
Apesar de ter um livro transformado em best seller, Carolina não se
beneficiou com o sucesso e não demorou muito para voltar à condição de catadora
de papel.
Em 1969, mudou-se com os filhos para um sítio no bairro de Parelheiros,
em São Paulo, época em que foi praticamente esquecida pelo mercado editorial.
Carolina Maria de Jesus faleceu em São Paulo, no dia 13 de fevereiro de
1977.
AGRADECIMENTO E CRÉDITOS DAS FOTOS: Aldo Pessanha
FONTE BIOGRÁFICA
https://www.ebiografia.com/carolina_maria_de_jesus/
Palestra: “DIÁLOGOS MODERNISTAS”. Em Celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna De 22, com a Professora Doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha e o Professor e Poeta Marco Guayba, Em 25 de março de 2022, Às 17 horas, no Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, Bairro São Domingos, Niterói, RJ.
A professora doutora Márcia Pessanha e o poeta Marco Guayba ministraram a palestra DIÁLOGOS MODERNISTAS, no Solar do Jambeiro. Esse encontro faz parte da programação do Ciclo Cultural em Niterói: “Modernismo(s): A Semana de 22 e o Depois” em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna ocorrida em São Paulo, no ano de 1922.
O projeto tem a curadoria de Elisa Ventura e Nélida Capela e nessa celebração estão juntas inúmeras instituições culturais da nossa cidade.
Unidos abraçando essa festividade estão: O MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Janete Costa de Arte Popular, Theatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Solar do Jambeiro, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Sala Carlos Couto, Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e Niterói Livros, com um calendário, refletindo os modernismos e seu lugar na história, na arte e na cultura.
********************************************
O que foi a SEMANA DE ARTE MODERNA? Foi um evento artístico e cultural que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. A sugestão era expor uma nova estética artística para todo o panorama da arte.
A SEMANA DE ARTE MODERNA representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exposta em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos avançados e modernos.
Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, Agenor Fernandes Barbosa entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes. Na ocasião da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, se encontrava em Paris e, por esse motivo, não participou do evento.
Minuta ALBERTO ARAÚJO-FOCUS PORTAL CULTURAL
Palestra “A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922”, com a professora e acadêmica Márcia Pessanha, na Academia Niteroiense de Letras. Em 30 de março de 2022.
A ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS prossegue com o seu ciclo de “Podcast”. O projeto cultural tem como objetivo, resgatar a memória da cultura fluminense. As edições são realizadas através de depoimentos sobre artes, educação e cultura em diversos campos. Produzidos por acadêmicos e personalidades que fazem culturas em nossa cidade e no Estado do Rio de Janeiro.
A ideação tem a assinatura do Vice-presidente, acadêmico Paulo Roberto Cecchetti. A apresentação dos episódios e a coordenação do ciclo são feitas pelo acadêmico presidente da ANL, Edgard Fonseca Filho.
O sétimo episódio a gravação com a professora, escritora, poetisa e acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha. Está disponibilizado ao público na plataforma Youtube, para assistir,
Clicar no link: https://youtu.be/gVKCoQY5kqk
MENSAGEM DE MÁRCIA PESSANHA APÓS A PUBLICAÇÃO DE SEU PODCAST, PROJETO
DA ANL.
Prezado confrade Alberto. Difícil encontrar palavras para agradecer a
bela montagem que você fez das fotos, abrangendo várias etapas da minha
trajetória profissional, acadêmica e social, com um fundo musical, digno de
aplausos, "la chanson française La vie en rose". Foi muito
gratificante rever saudosos amigos que se encantaram e outros que fazem parte
de nosso conviver. Fiquei emocionada. Você soube captar as filigranas de meus
sentimentos, segundo as palavras de Cora Coralina de que "Nada do que
fazemos tem sentido se não tocamos no coração das pessoas." E você soube
fazer isso com beleza e amizade. Um agradecimento também muito especial ao
confrade e amigo Paulo Roberto Cecchetti, idealizador do projeto tão valoroso
para todos nós, e ao também amigo, Presidente da ANL, Edgard Fonseca, pelo apoio ao referido projeto e por
seu dinamismo e dedicação que tornam sua gestão produtiva e promissora.
Gratidão! Parabéns!
RESPOSTA DE ALBERTO ARAÚJO
Confreira Márcia Pessanha. Que mensagem linda de agradecimento é essa?
Estava em outros afazeres, devido a isso, eu ainda não tinha notado a sua
mensagem de carinho e incentivo publicada. Estou muito contente por você ter gostado.
Acreditas que levei dias procurando uma inspiração para ilustrar o seu painel
memorial da ANL. Justo, tive que viajar até Paris, justamente, na época de seu
intercâmbio cultural com a cidade luz. Assim, foi possível colher as suas
digitais. As mesmas estavam expostas aos olhos do coração. Daí que consegui
captar a sua alma com pulsares parisiense. E quando estava retornando,
lembrei-me do Ernesto Cortázar que executa ao piano “La vie en rose”, a qual
muitas vezes interpretada por Edith Piaf. Que interpretação belíssima é essa do Cortázar! O “insight” foi breve e
decisivo. É isso que eu preciso para fazer feliz o coração da confreira Márcia
Pessanha. Então, juntei coração+audição e deu nesse resultado. Muito obrigado
pelo seu “feedback” incentivador e enobrecedor. Alberto Araújo.
******************************************************
10 - ELEIÇÃO E POSSE COMO PRESIDENTE
DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS
A ACADÊMICA DOUTORA MÁRCIA
PESSANHA É NOVA A PRESIDENTE DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS
Em reunião on-line ocorrida em 31
de março de 2022 (quinta-feira) a qual foi presidida pelo atual presidente da
Academia Fluminense de Letras, Dr. Waldenir de Bragança. Aconteceu o seguinte durante a Live
administrativa: A indicação do nome, a eleição e a posse da nova presidência e
diretoria da instituição, para o biênio 2022-2024. A professora, escritora e
acadêmica doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha pela competência e sua atuação
magnânima na área literocultural de nossa cidade. Foi indicada e eleita por
unanimidade, tão logo saiu o resultado, sim, ainda durante a Live, a acadêmica
foi empossada para presidir a centenária Academia Fluminense de Letras. A
intelectual que também é presidente do Elos Clube de Niterói e Presidente de
Honra da Academia Niteroiense de Letras e membro de várias outras instituições
brasileiras será a sucessora do presidente Dr. Waldenir de Bragança. Márcia
Pessanha será a segunda mulher a presidir essa importante instituição, primeira
a assumir o nobre cargo foi à saudosa acadêmica Albertina Fortuna Barros. Da
redação do Focus Portal Cultural. 01-04-22
MENSAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL
Parabenizamos a acadêmica doutora Márcia Pessanha que foi eleita para presidir a Academia Fluminense de Letras. Muito admirada por todos nós da área cultural. Aplaudimos de pé por esse ditoso reconhecimento. Parabéns, Dra. Márcia Pessanha que você tenha uma presidência com Paz, amor e companheirismo. Previamente, avisamos a presidente Márcia Pessanha que esta revista cultural estará à sua disposição e que estaremos conectados nessa fantástica empreitada cultural. Quanto ao seu antecessor Dr. Waldenir de Bragança queremos parabenizá-lo pelo seu trabalho profícuo e muito saudável. Estivemos com os nossos olhos de lince, registrando tudo e o apoiando em tudo. Parabenizamos por seu dinamismo e pelo sua cordialidade com todos os seus companheiros. Essa revista cultural sentiu-se honrada pelas suas constantes presenças cumprimentais em nossas páginas. Ambos estão dentro de nossos corações para sempre. ALBERTO ARAÚJO – editor do Foc
MENSAGENS DE AMIGOS E CONFRADES
Congratulações para a estimada Márcia Pessanha confreira e autora que me honra com a sua amizade desde longa data. Desejo que a sua presidência na Academia Fluminense de Letras seja uma gestão profícua. Com a letra M do seu nome também se escreve a palavra MAGISTRAL que bem define todas as suas lideranças nas instituições niteroienses. A continuidade da gestão inolvidável do Presidente Waldenir de Bragança está bem entregue em suas mãos, Márcia Pessanha. A sua competência inquestionável, certamente vai acrescentar um novo capítulo de sucesso em sua história. Dessa vez, como Presidente da AFL. Receba o meu abraço emocionado de confraternização!🌹💗👏👏👏👏👏 Sua confreira e afilhada acadêmica, Labouré Lima.
MARIA OTÍLIA disse: Você, Márcia, se faz, por merecer, infinitas Honras! Eis que, o momento, muito nos Alegra à convivência educacional e fraterna! Todo carinho para nossa brilhante Estrela! Bjs. Maria Otilia
OUTRA MENSAGEM DE MARIA OTÍLIA: Que lindo! A Escritora Doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha é digna de Ascensão à Presidência da AFL! Parabéns! Pela Cultura Literária, especial, iluminado carinhoso abraço! Maria Otilia
ROGÉRIO DEVISATE disse: Estamos em festa! Comemorando a marcante gestão do Mestre Waldenir e sua Diretoria e, também, a eleição da Confreira Márcia e sua Diretoria! Adelante! Rogério Devisate
PINHEIRO JUNIOR disse: A eleição da confreira-madrinha Márcia Pessanha, acompanhada de personalidades também tão ilustres, não podia ter honrado mais a sucessão do nosso eterno presidente Waldenir de Bragança. Parabéns à nova diretoria com votos de êxitos completos. Pinheiro Junior.
Caríssima Márcia Estou sabendo que foi eleita para a Presidência da nossa Academia Fluminense de Letras. Parabéns e com justificado orgulho abraço a nova presidente. Abraço especial. Que realize uma grande gestão e apresente ao Dr. Waldenir o meu abraço de amizade. Sylvio Lago.
DEILA disse: Parabéns Márcia! Que Deus proteja sua nova empreitada! Obrigada por dar continuidade aos trabalhos na nossa querida Academia. De Deila da Classe de Belas Artes da AFL.
LUCIA ROMEU disse: Cara Márcia e demais membros da nova Diretoria da AFL. Quero cumprimentá-los com alegria pela nova fase que inicia que certamente será acompanhada de competência, dinamismo e zelo para com nossos ideais. Ao nosso eterno Presidente Dr. Waldenir, deixo minha admiração por sua inteligência brilhante, bondade no trato e eloquência no discurso. Que Deus abençoe a todos nós! De Lúcia Romeu.
NEIDE BARROS RÊGO disse: Que bom, Márcia! Você é experiente e jovem. É dedicada e competente. Nossa Academia estará em ótimas mãos. Não pude participar da reunião telepresencial, pois estou hospitalizada. Depois, eu explico como ocorreu. Cheguei há pouco da UTI pós operatório. Estou no quarto. Depois eu explico como se passou. Desejo uma ótima gestão à diretoria eleita. Saúde para Dr. Waldenir e para Wainer. Saúde para todos. Um abraço. Neide Barros Rêgo
GRACINHA REGO disse: Queridíssima amiga e confreira Márcia!!! Não tive oportunidade de assistir à sessão em que houve a despedida do nosso presidente eterno, Waldenir de Bragança (obrigada, amigo querido!...) e eleição da nova diretoria, com você agora capitaneando essa Casa de Cultura que tanto nos orgulha pertencer: a AFL. Ao parabenizá-la, quero dizer da minha imensa alegria por contar com você, com a sua competência, com o seu zelo, com a sua sensibilidade, com o seu compromisso na condução da nossa Academia! Avante, amiga, aplausos à AFL e todos os acadêmicos que agora compõem a Diretoria! 🌟⭐❤ Gracinha Rego
JOTA CIRINO disse: Mais cedo um pouco, tomei a iniciativa de telefonar à nova Presidente. Nesse sempre agradável telefonema, não somente fui informado dos detalhes esclarecedores, sobre o processo de escolha e de posse da nova Diretoria, como também dos procedimentos que se seguirão, levando-me a entender que a nova fase será muito dinâmica e participativa, dando sequência ao trabalho inestimável desenvolvido pelo Dr. Waldenir de Bragança e o grupo de dirigentes anteriores. Aproveito para dar os parabéns aos novos colegas diretores, por se voluntariarem para esse trabalho em prol da AFL. Jota Cirino.
ALBA HELENA CORREA disse: Aos prezados confrades e confreiras da AFL Ainda sob a emoção da reunião telepresencial de ontem, 31 de março, redijo essa mensagem que e ao mesmo tempo, de tristeza e de alegria. De tristeza, pelo motivo que gerou o pedido de renúncia do nosso querido Presidente Dr. Waldenir de Bragança: saúde debilitada. Ressaltamos que durante o comando da Nau Capitânia, o nosso comandante conduziu o barco galhardamente e, sempre premiado com muitas vitórias. Waldenir de Bragança, por um motivo justíssimo, deixou a presidência, nas mãos da também competente, confreira Márcia Pessanha. Waldenir, com seu gesto, deu uma prova de desprendimento e amor à AFL. A nova Diretoria foi muito bem escolhida e temos certeza de que continuará elevando nossa Academia. Alba Helena
MARIA DO CARMO CORDEIRO disse: Alba, comungo com você dos mesmos sentimentos. E aplaudo quando você nos diz: Prossigamos, pois, em nossa luta pela elevação da nossa Academia. Carminha Cordeiro
OUTRA MENSAGEM DE PINHEIRO JUNIOR: Agradecemos as informações da nova presidente-acadêmica, em tudo bastante esclarecedoras e mais que satisfatórias, desejando-lhe muito sucesso e todo apoio possível do corpo acadêmico, estendendo à diretoria anterior representada pelo Dr Waldenir de Bragança e a eficientíssima e abnegada secretária Márcia Maria, nossos agradecimentos. Parabéns aos novos diretores eleitos. E melhoras sempre para o Dr Waldenir, nosso permanente Presidente de Honra. Abraços. PJr.
OUTRA MENSAGEM DE ALBERTO ARAÚJO Parabéns professora doutora Márcia Pessanha. Muito lindo esse reconhecimento. Gostei muito de seus pares, por tão logo anunciado o seu nome, aprovaram por unanimidade. Fantástico! Felicidades e que você tenha uma bela administração. ALBERTO ARAÚJO.
Mary Suely Silveira PARABÉNS
QUERIDA AMIGA Marcia Pessanha!SUCESSO!Beijos de Curitiba-PR.
Marcia Pessanha responde Mary
Suely Silveira Obrigada, amiga.
Pedro Caldas - Parabéns, Marcia!
Márcia Pessanha responde Pedro
Caldas Obrigada.
Ricardo Cavaliere Parabéns para
Márcia Pessanha!
Marcia Pessanha responde Ricardo
Cavaliere Obrigada.
Marcia Pessanha responde: Grata,
confrade Alberto Araújo do Focus Portal Cultural, pelo presente registro da
eleição da diretoria da AFL. Como sempre você se interessou em divulgar notícia
de nossa esfera cultural, com dedicação e amor ao seu trabalho. Muito obrigada!
Neuza Feijó Machado disse: Parabéns
Doutora Márcia Pessanha! Muito sucesso!
Marcia Pessanha responde Neuza
Feijó Machado Machado Obrigada, Neuza Feijó
Leonila Murinelly Parabéns,
Márcia querida! São outros amanhãs que nascem... Afinal, o "Show must go
on"...… Ver mais
Leonila Murinelly Parabéns, Márcia querida! São outros amanhãs que nascem... Afinal, o "Show must go on"... A vida verte!!!! Sucesso para vc e para a Academia Fluminense de Letras!
Marcia Pessanha responde Leonila Murinelly Grata , querida amiga.
Nina Fernandes O GIF pode conter
bravo
Marcia Pessanha disse: Nina
Fernandes Muito obrigada.
Namir Rosa Lagos Que maravilha!
Que orgulho!!
Ines Drummond Menezes Parabéns,
Márcia Pessanha! Sucesso na AFL e na vida! Receba o meu abraço!
Maria Esther Paes Barreto
Rodrigues Parabéns!!!
Marcelo Vacite Parabéns ! 😍👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sinara Costa Que maravilha !
Parabéns, amiga querida!
Luciana Pessanha Pires Parabéns,
caríssima Marcia Pessanha! Tenho certeza de que será uma belíssima gestão!
Abraço.
Matilde Carone Slaibi Conti Muito sucessos. O seu show sempre maravilhoso vai continuar.
LANÇAMENTO DO LIVRO: “MUTATIS MUTANDIS - NA CONTRADANÇA DAS PALAVRAS” DE LEDA MENDES JORGE E MÁRCIA PESSANHA.
CLICAR NO LINK: https://youtu.be/JuGEj6nhWEk
O lançamento do livro “MUTATIS MUTANDIS - NA CONTRADANÇA DAS PALAVRAS” de autoria das acadêmicas Leda Mendes Jorge e Márcia Pessanha aconteceu no dia 8 de abril de 2022 (sexta-feira), no Solar do Jambeiro, Niterói, RJ.
Na ocasião estiveram presentes personalidades do mundo acadêmico e cultural de nossa cidade.
Segundo o dicionário “MUTATIS MUTANDIS” é uma expressão advinda do latim que significa "mudando o que tem de ser mudado". A expressão é geralmente empregada a respeito de uma sentença ou ideia anteriormente citada e compreendida pela pessoa.
Leda Mendes Jorge e Márcia Pessanha
MENSAGEM DE MÁRCIA PESSANHA A ALBERTO ARAÚJO
Ao confrade editor do Focus Portal Cultural, Alberto Araújo, nossos agradecimentos pela bela edição dos slides do lançamento de "Mutatis Mutandis - na contradança das palavras", em que você se esmerou, com sensibilidade artística na apresentação do jogo cênico das fotos, ilustrando a dança das palavras bailarinas. Você, aceitou o desafio do ludismo dialógico e entrou no cenário, como parceiro da encenação, oferecendo um fundo musical que enriqueceu a dança das palavras.
MENSAGEM DE GERALDO BEZERRA DE MENEZES.
BELA LEITURA. Na vida, na arte e em tudo, a perfeição possível a nós, seres humanos, anda amarrada ao simples e ao humilde das coisas e de nós próprios. Sob o pesado isolamento social imposto pela pandemia, Leda Mendes Jorge e Márcia Pessanha libertaram-se através da arte da escrita e, emoção à flor da pele, voaram às alturas. Eu, leitor, envolvido pela magia delas, me deliciei com o belo e precioso Mutatis Mutandis - na contradança das palavras. Geraldo BM
**************
JAQUELINE BUZANCA DISSE: Adorei! Realmente o livro é leve e muito prazeroso. O livro nos convida a participar. Leio um poema e fico ávida para saber como vai responder através desse jogo lúdico que propõem. Muito interessante! Agradável!
***************
GISELA CERZÓSIMO DISSE:
Valeu Márcia!!! Que as duas tenham muito sucesso com o livro, que está lindo!!! Parabéns!!! 👏👏😘
OUTRA MENSAGEM DE GISELA: Olá Márcia!!! O livro de vocês está muito lindo !!! Tenho desfrutado com muito prazer essas páginas tão inspiradas. Linda forma de apresentar tão interessantes pensamentos!!! Parabéns!!! 👏👏😘
LINK DA POSTAGEM NA PÁGINA DE GABRIELA NASSER: https://www.gabrielanasser.com.br/2022/04/10/marcia-pessanha-e-leda-mendes-jorge-poetisas-que-agradaram-em-cheio-com-mutatis-mutandis/
Mary Suely Silveira SUCESSO PARA
AS DUAS QUERIDAS ESCRITORAS!
Mary Suely Silveira
❤❤
Alberto Araújo As duas escritoras
são pessoas maravilhosas. Ambas são especiais. Abraços do ALBERTO ARAÚJO.
Angela Riccomi Figurinha a
shaking red heart shape with colorful lines around it de Vamos conversar
Nina Fernandes Parabéns e sucesso
sempre 👏
Maria Esther Paes Barreto
Rodrigues Parabéns e sucesso!!!
Mimi Luck Parabéns ! Lá
estaremos, se Deus quiser.
Riva Costa Sucesso, parabéns!
Zeneida Seixas Parabéns.
Sinara Costa Muito bom !
E CONTINUAM AS ATIVIDADES CULTURAIS NO ANO 2022...
COMUNICADO IMPORTANTE.
PREZADOS COMPANHEIROS ELISTAS, NO DIA 29 DE ABRIL DE 2022, ÀS 18 HORAS, REUNIÃO DO ELOS CLUBE DE NITERÓI, NO CLUBE PORTUGUÊS DE NITERÓI. EM BREVE ENVIAREMOS O CONVITE.
CONTANDO TAMBÉM COM A PRESENÇA DO ELOS INFANTOJUVENIL.
Márcia Pessanha- presidente.
NEIDE BARROS RÊGO disse: Alberto Araújo! Que homenagem linda! E muito merecida à nossa querida amiga e confreira Márcia Pessanha. Sugiro que Márcia a transforme num livro. Serei a primeira adquirir. Nota Mil para Alberto Araújo. Fiquei muito feliz! Imagino a alegria de nossa Márcia, minha querida madrinha.
ALBERTO ARAÚJO disse: Diva Neide Barros, boa tarde. Sim, são muitos relevantes e importantes os trabalhos da Doutora Márcia Pessanha para a cultura brasileira. A meiga companheira tem contribuído muito na Educação, Literatura, Cultura e no Social de nossa cidade. Seus préstimos tem um valor imensurável. Daí a nossa satisfação em homenageá-la. Neide, Muito obrigado pelo seu carinho. Vem aí a próxima homenageada aguarde. ALBERTO ARAÚJO.
[15:17, 19/04/2022] Sidney França - Elos Internacional: Merecida homenagem prestada à querida CE Márcia Pesssanha; presidente do Elos Clube de Niterói. Cada elista é um elo dessa grande corrente. Saudações Elistas Grande Abraço. Sidney França
[15:28, 19/04/2022] Maria Inês: Parabéns ❤❤❤, Marcia, pela profícua vida cultural e educacional no Focus destacada!
[15:47, 19/04/2022] Geraldo: colocou palminhas.
Zeneida Apolonio Seixas disse: Lindíssima homenagem para a Dra. Márcia Pessanha. Ilustre Personalidade da Cultura Fluminense.
Matilde Conti disse: Para a nossa querida Márcia, alegrias mil e imenso sucesso na sua vida.
FRANCI DARIGO DISSE: Parabéns, prezado confrade Alberto Araújo, pela belíssima página de homenagem à especial amiga, das mais admiradas no universo intelectual desta Imperial Cidade e do Estado do Rio, Márcia Maria de Jesus Pessanha. Conhecer em tela a sua trajetória de vocação cultural, mais e mais nos incentiva a admirá-la e respeitá-la! É uma notória personalidade já sedimentada no espaço mais elevado dos Altos Estudos do nosso Brasil! APLAUSOS 👏 📣 👏 📣 👏 📣 👏
RESPOSTA DE ALBERTO ARAÚJO
FRANCI MACHADO DARIGO! Que mensagem linda! Estamos encantados com as suas belíssimas palavras de incentivo. Fieis e adequadas em nossa missão. Sim, a todos que labutam em prol da cultura. Todos sabem que a missão de divulgar, apregoar, promulgar a cultura neste país é difícil. No decorrer da nossa trajetória, a palavra DESISTIR não está em nosso dicionário e sim, RESISTÊNCIA! Então, por tanto fazemos isso, colocamos em nossos pulsos: Carinho, força e obstinação. Esses adjetivos, muitíssimo bem os vimos nos trabalhos da doutora Márcia Pessanha e outras companheiras nossas. Sim, sentimos a mesma potencialidade, apoio que acabamos de receber em suas palavras. Portanto, adorável professora, historiadora Franci Machado Darigo os seus olhos de lince estavam fazendo falta em nossos grupos. Benditos olhos, pois, são e serão muitos importantes para conduzir e compor com a essencial beleza de seu “brio” o resultado do nosso trabalho. Outrora falamos que somos seus discípulos, a veracidade de nosso sentimento continua incólume. OBRIGADO. Abraços a você e o ilustre companheiro Rodolfo. ALBERTO ARAÚJO.
MEUS AGRADECIMENTOS A ALBERTO ARAÚJO. Márcia Pessanha: Boa noite, prezado Alberto. Aldo e eu acabamos de assistir, apreciar e nos emocionar com a bela página que você elaborou, com muito zelo para mim. Tudo bem detalhado, desde a ilustração da foto inicial "Borboletrando " , alusão ao meu livro de poesias até a trilha musical " A valsa da primavera ". Tudo em perfeita consonância com o seu objetivo de homenagear uma amiga. Páginas do meu viver folheadas com carinho e olhar sensível, que guardarei para sempre no meu álbum de afetos. Muito obrigada!
AGRADECIMENTO DE ALBERTO ARAÚJO
MÁRCIA PESSANHA. Obrigado por você ter gostado. Acredita que tivemos receios de que não gostaria. Mas, ficamos felizes com o resultado. Foi um tiro certeiro em sua emoção. Sem falar que é um documental, que tão logo, tornará um livro, segundo ideia da Diva Neide Barros Rêgo. Os nossos agradecimentos sempre pelo valor e importância referidos em suas palavras. Certo, que seguiremos com a nosso painel. Estamos elaborando o próximo. Abraços a você e seu “muso” ALDO do ALBERTO ARAÚJO.
MENSAGEM DA GOVERNADORA MATILDE LOGO APÓS O POSTAGEM HOMENAGEM A MÁRCIA
Alberto, meu querido amigo. Muito lindo e extasiante o seu trabalho homenageando a nossa querida Márcia Pessanha, presidente da Academia Fluminense de Letras, campista da terra dos antigos canaviais intérminos e das lendárias mulheres fortes e altaneiras, que tanto souberam defender e honrar o que lhe pertenciam por direito. Márcia, como os inesquecíveis doces de sua terra tão famosa, também é um doce de pessoa, com uma alma sensível, terna e encantadora. Quero saudá-la por sua grandeza intelectual, por todas as suas conquistas, como por seus altos méritos, por todos reconhecidos. Felicidades mil. Matilde.
RESPOSTA ALBERTO ARAÚJO
Governadora Matilde, boa noite. Muito obrigado por suas palavras belíssimas de apoio e carinho. Além, você tem o coração e a alma lindos. Sempre deixa uma palavra de certeza e sem medir energias as injeta em nosso trabalho. Minha linda amiga, suas palavras nos incentivam e dar a certeza que nunca poderemos desistir de lutar em prol da cultura. OBRIGADO, mil vezes OBRIGADO. ALBERTO ARAÚJO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário