RETROSPECTIVA 2021 E PROGRAMAÇÃO 2022 DA REDE SEM FRONTEIRAS
Na última quarta-feira 13 de abril 2022, A REDE SEM FRONTEIRAS entidade de expressão internacional abriu os trabalhos culturais para o presente ano com a peculiar eloquência do verbo de sua presidente, a jornalista e escritora Dyandreia Valverde Portugal. Conhecida pela competência e pela eficácia de suas ações literárias e culturais, ela iniciou a apresentação à maneira de uma epígrafe com a reflexão do escritor Manoel de Barros: "O Tempo só anda de ida. A gente nasce, cresce, envelhece e morre. Para não morrer, é só amarrar o Tempo no Poste. Eis a ciência da poesia: Amarrar o Tempo.’’
Servindo-se da imagem do Tempo, não “amarrada no poste”, mas liberta em sua vigorosa fala, Dyandreia Portugal, ainda na ufania do sucesso em Lisboa, a relatar na LIVE as ocorrências da REDE DE FRONTEIRAS, a fim não deixar morrer as lembranças pontuais do evento.
Em eloquente rememoração, destacou importantíssimos acontecidos no ano passado. Conduzindo com louvor a tão precisa retrospectiva, a fenomenal Dyandreia mostrou vídeos e depoimentos de personalidades do mundo cultural. Acima de tudo, destacou as produções literárias da entidade no decurso do ano de 2021. Junto a isso, os trabalhos realizados durante a 91ª Feira do Livro de Lisboa de 27 de agosto e 13 de setembro de 2021.
A Feira do Livro de Lisboa é uma organização literária que se instala, anualmente, no Parque Eduardo VII. Aí se agremiam inúmeras editoras do mundo inteiro. E a Rede Sem Fronteiras tem participação direta deste segmento literário, expondo todos os seus trabalhos no Stand 51.
Já por dois anos consecutivos recebeu a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Souza de Portugal. A ele a Rede Sem Fronteiras ofertou inúmeros exemplares de obras literárias de renomados escritores, que ali colocam suas produções literárias.
Ao rememorar na live detalhes do evento, Dyandreia apresentou os membros da Equipe Dourada: os apoiadores Nina Fernandes; Renata Clarke-Gray; Alberto Araújo; Álvaro Cardoso que falaram de seus objetivos e o que lhes foi mais prazeroso nos seus afazeres. Opinaram também sobre o convívio
Ladeada pela intérprete de Libras Olívia Cieslak, a anfitriã Dyandreia Portugal trouxe ao público assistente, vários depoimentos de companheiros e colaboradores. Realçou os 3 escritores homenageados na 91ª Feira do Livro de Lisboa: Dalma Nascimento; Tom Farias e Tânia Zagury.
ESCRITORES E COLABORADORES QUE FALARAM SUAS MENSAGENS ON-LINE: Ana Maria Tourinho; Maria Esther Rodrigues; Dinorá Couto Cançado; Maria Amélia Palladino.
COLABORADORES QUE ENVIARAM VÍDEOS: Marina Zarvos; Sônia Bittencourt; Carmen Gramacho; Adma Oliveira; Luiz Poeta (primeiro Lugar em poesia) e sua esposa Denise; Simone Linhares(terceiro lugar em poesia); Maria Esther Rodrigues (segundo lugar, na categoria Prosa, no Concurso Sem Fronteiras pelo Mundo - Coletânea Literária Internacional Volume 6); Sonia Bittencourt (terceiro lugar categoria prosa); Eurídice Hespanhol; Vera Gonzales; Renata Dal-Bó; Meiriluce Fernandes; Soninha Porto; Dedé Vargas; Augusto Lopes - Presidente da ALALS; Luiza Monteiro; Rafael dos Santos - editor da Revista High Profile; Marta Santos; Ângela Cardoso; Patrícia Nogueira; Selma Ferreira; Mabel Cavalcanti; Valéria Lopes; Palmira de Oliveira; André Mendes-(Lagartixa); Carla de Sà Morais; Izabella Pavesi; Marisa Pontes; Maria Otília Camillo (apresentou uma trova musicada).
E por fim anunciou os seus projetos para o ano de 2022, expressivos encontros em que a literatura, abraçada à cultura, alargará ainda mais seus horizontes sem fronteiras com eloquentes trabalhos que figurem no panorama universal.
ALBERTO ARAÚJO
Nenhum comentário:
Postar um comentário