sábado, 11 de maio de 2024

EFEMÉRIDES: HÁ 120 ANOS, EM 11 DE MAIO DE 1904 NASCEU SALVADOR DALI. CONSIDERADO UM DOS MAIS PROLÍFICOS PINTORES SURREALISTAS DO SÉCULO XX.

(Foto colorizada por Alberto Araújo)


Salvador Dalí é um dos mais influentes artistas da Espanha, juntamente, com Pablo Picasso, Joan Miró, Francisco Goya e Diego Velázquez. 

Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu no dia 11 de maio de 1904, na cidade de Figueres, na província de Girona, Espanha. Seus pais se chamavam Salvador Dalí Cusí e Felipa Domènech Ferrés. Teve apenas uma irmã: Anna Maria. 

O pintor teve formação em escola bilíngue, de Espanhol e Francês. Aos 15 anos, estuda na Escola Municipal de Desenho de Figueres. Nessa idade, funda a revista Studium e cria o diário pessoal Les meves impressions i records íntims, As melhores impressões que eu registro, traduzindo do francês. 

O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia. Colaborou com o Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista. 

Suas obras surrealistas e subjetivas contêm ingredientes como ilusões de ótica, truques de perspectivas e hologramas. O pintor espanhol criou quadros diferenciados e inovadores à época. 

Dalí extrapolou a pintura. Foi escritor, produtor de joias e trabalhou em filmes. Alguns o consideram um ícone cultural. Famoso também pelo bigode, sua marca registrada, Dalí tem sido lembrado com frequência porque os personagens da série espanhola La casa de papel usam máscaras com o rosto do pintor. 

Em 1929, conhece a russa Helena Ivanovna Diakonova, mais famosa como Gala, que seria sua companheira por toda a vida. Eles se casaram em uma cerimônia civil em 1934. O casamento religioso foi realizado em 1958, no Santuário dos Àngels, em Sant Martí Vell, perto de Girona, na Espanha. Ao longo de sua vida, Dalí pintou retratos românticos e místicos de Gala. 

Dalí insistiu em sua linhagem árabe, alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos, 711 a 1492, e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico. 

As duas maiores coleções de trabalhos de Salvador Dali encontram-se no museu Salvador Dalí em Saint Petersbourg, Florida, EUA, e no Teatro Museo Gala Salvador Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha.

Em 1982, passa a morar no castelo de Púbol, em Girona. Em 1984, ocorre um incêndio no local e ele segue para Torre Galatea, em Figueres, onde permanece até sua morte.

Salvador Dalí morreu de insuficiência cardíaca no dia 23 de janeiro de 1989, na sua cidade natal. O pintor está enterrado em uma cripta embaixo do palco do Teatro-Museu Dalí.

 

PRINCIPAIS OBRAS DE SALVADOR DALÍ

 

O enigma sem fim, 1928

O grande masturbador, 1929

Os dois balcões, 1929

A persistência da memória, 1931

Ovos estrelados sem o prato, 1932

Construção suave com feijão cozido – premonição da Guerra Civil, 1936

Sono, 1937

Girafa em chamas, 1937

Metamorfose de Narciso, 1937

A tentação de Santo Antônio, 1946

Cristo de São João da Cruz, 1951

Galetea, 1952

A última ceia, 1955

A madona sistina, 1958

Retrato do meu irmão morto, 1963

Toreador alucinógeno, 1968.

















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário