A Academia Fluminense de Letras sob a coordenação e presidência da Dra. Márcia Pessanha promoveu no sábado, 25 de maio de 2024 a Sessão Plenária com o projeto Literomusical dedicado às Mães, especial homenagem pelo transcurso do mês das mães.
A programação incluiu a palestra: “A importância da Conscientização dos Jovens sobre a Preservação do Patrimônio Cultural” que foi proferida pela Acadêmica Márcia Pessanha. A Presidente Márcia falou sobre o patrimônio cultural e histórico da terra fluminense, ressaltando seu valor como elemento contribuinte para a formação da identidade do nosso povo e recordando a decisão resultante da Conferência da UNESCO de 2003, quando foi aprovada Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial das comunidades, grupos e indivíduos. Também discorreu em sua encantatória alocução a necessidade de se transmitir esse respeito às novas gerações. Destacou o papel da Literatura e da Cultura como instrumentos para a educação dos jovens a respeito da preservação do patrimônio natural, histórico, cultural-material e imaterial.
No Recital poético participaram os Acadêmicos Lucia Romeu, Alba Helena Corrêa, Erthal Rocha e Gracinha Rêgo, além da convidada Sara de Lourdes Cabral Rodrigues, Presidente do Elos Clube de Niterói.
O momento musical foi abrilhantado pela cantora lírica, acadêmica Magda Belloti, soprano que, atualmente, integra o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A
sessão contou com a presença de inúmeros acadêmicos da Academia Fluminense de
Letras e de outras instituições culturais e presenças de personalidades do
universo acadêmico, educacional e culturais e de respeitáveis amigos que
admiram o trabalho cultural da presidente Márcia Pessanha da centenária
academia de Letras.
EM
TEMPO, VALE REGISTRAR O RECENTE ACONTECIMENTO
A
ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS FOI RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL
IMATERIAL DE NITERÓI
O referido reconhecimento aconteceu durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Niterói, no dia 25 de abril de 2024, quinta-feira. A Sessão plenária aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 188/2023, de autoria do vereador Leonardo Giordano, que declara a Academia Fluminense de Letras como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói.
Fundada em 1917, a Academia tem como objetivos estimular a cultura, as ciências sociais e as artes, valorizar o idioma e as Letras Nacionais, preservar a memória literária e apoiar iniciativas literárias e socioculturais no Rio de Janeiro. A instituição tem um papel histórico significativo na cultura fluminense, com uma trajetória marcada por reconhecimentos, revitalizações, parcerias e ações que buscam promover a língua portuguesa internacionalmente.
A Academia Fluminense de Letras agradece à Câmara Municipal de Niterói, em especial ao vereador Leonardo Giordano, pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela AFL, que celebrará no dia 22 de julho de 2024, 107 anos de existência no panorama cultural fluminense.
Créditos
das Fotos:
Aldo
Pessanha
Christiane
Victer
Matilde
Slaibi Conti
Maria
Otília Camillo
Murilo
Lima
Editorial
Alberto
Araújo
Focus Portal Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário