“SUBINDO NO SALTO: A MÚSICA DA MULHER BRASILEIRA” VAI AO AR A PARTIR DESTE SÁBADO (18/5), COM APRESENTAÇÃO DE BRUNA RAMOS DA FONTE
No mês que marca um ano da morte de Rita Lee, a Rainha do Rock, a Rádio Cultura Brasil, 77,9 apresenta uma nova produção em quatro episódios que viajam pela história da música brasileira para encontrar grandes compositoras e intérpretes do país. Subindo no salto: a música da mulher brasileira estreia no dia 18 de maio de 2024, sábado, às 10h, e conta com roteiro e apresentação da jornalista e pesquisadora musical Bruna Ramos da Fonte.
Ao longo da série, o ouvinte conhecerá diferentes facetas da composição feminina no Brasil do século XIX aos dias atuais. A cada novo capítulo dessa história, são destacadas as conquistas e transformações vivenciadas ao longo das décadas, não só pelas artistas homenageadas, mas pela própria mulher brasileira. A produção tem até mesmo um episódio dedicado a mulheres que contam histórias de outras mulheres em sua obra autoral, com destaque para grandes nomes como Rita Lee, Zélia Duncan, Leci Brandão, Pitty e muitas outras.
O primeiro episódio da série é dedicado às nossas compositoras eruditas. Além de destacar uma seleção de composições menos conhecidas da obra já consagrada de Chiquinha Gonzaga, primeira mulher a reger uma orquestra e militante em prol do direito à participação feminina na vida pública, a estreia apresenta uma introdução à vida e à obra das compositoras Branca Bilhar, Dinorá de Carvalho, Lina Pires de Campos, Clarisse Leite Dias Baptista a mãe de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, do grupo Os Mutantes, Esther Scliar e Adelaide Pereira da Silva.
A Rádio Cultura Brasil pode ser
sintonizada na frequência 77,9 FM de São Paulo, pelo App Cultura Play e site. https://cultura.uol.com.br/radio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário