Evento faz homenagem aos atores Osmar Prado e Othon Bastos
No dia 24 de agosto de 2024 a partir das 9h, acontece no auditório da ABI Associação Brasileira de Imprensa, no Centro do Rio de Janeiro, a cerimônia de premiação dos vencedores do III Concurso de Dramaturgia e do II Festival de Curtas Flávio Migliaccio, FestFlávio. Durante a premiação, os atores Osmar Prado e Othon Bastos serão homenageados com o troféu Flávio Migliaccio pelas suas contribuições ao teatro e ao cinema. O evento será aberto ao público e terá entrada franca.
A cerimônia de premiação aconteceria na Cinemateca do MAM nos dias 24 e 25 de agosto, mas o local foi interditado devido às obras para atender a Cúpula de Líderes do G20, que vai acontecer em novembro no Rio de Janeiro. A exibição dos filmes selecionados no Festival de Curtas Flávio Migliaccio acontecerá ainda este ano na Cinemateca.
O Concurso de Dramaturgia e o Festival de Curtas são organizados pelo cineasta Francis Ivanovich como uma forma de homenagear o ator, produtor, diretor e roteirista Flávio Migliaccio que interpretou personagens inesquecíveis como o Tio Maneco e o Xerife que ficaram marcados na história da dramaturgia nacional.
Os finalistas do III Concurso de Dramaturgia Flávio Migliaccio foram selecionados entre os 84 textos inscritos no concurso. São quatro textos adultos e cinco infanto-juvenis. Entre os textos adultos estão: “Arquipélago, de Leonardo Simões/São Paulo; “Chuva fértil da cor”, de Luana Arah/Rio de Janeiro; “Coisas da vida”, de Claudia Valli/Rio de Janeiro e “Errata”, de Eduardo Aleixo Monteiro/Recife-PE.
Já na categoria infanto-juvenil os selecionados foram: “A fabulosa aventura da menina valente em busca do velho do mar”, de Saulo Sisnando/Belém do Pará; “A herança da santa”, de Orlando Augusto de Santana Pinto/Salvador-BA; “Alegria!”, de Claudia Valli/Rio de Janeiro; “Arlindo, o fantasma rosa choque”, de Daniella Michelin/Jandira-SP e “Toada dos quintais”, de Luiz Carlos Laranjeiras/São José dos Campos-SP.
Este ano o homenageado é o ator,
escritor e produtor Osmar Prado, um dos mais prestigiados atores brasileiros,
que em 1958, aos 10 anos, fez seu primeiro trabalho na TV Paulista e ao longo
de mais de 65 anos de carreira interpretou personagens marcantes como o Tião Galinha
da novela Renascer 1993 e o Velho do Rio no remake de Pantanal, 2022.
II FESTIVAL DE CURTAS FLÁVIO
MIGLIACCIO
Já o júri do II Festival de Curtas
Flávio Migliaccio selecionou 11 filmes – seis de ficção e cinco documentários,
entre as 105 obras recebidas de todo o país.
Entre os curtas de ficção finalistas estão “Deixa”, de Mariana Jaspe, com Zezé Motta, que conta a história de Carmen que vive seu último dia de liberdade antes do seu marido sair da prisão e “Através dos sentidos”, de Gilson Nascimento, com Milton Gonçalves, que interpreta Ivan que fica tetraplégico aos 38 anos após sofrer um assalto e com a morte da esposa vai viver com a filha e se redescobre através de elementos novos antes despercebidos, que servem como fio condutor para através dos sentidos reviver uma vida cheia de emoções.
Entre os documentários “O sobrevivente da Candelária”, de Felipe De Brêtas, que conta a história dos oito jovens assassinados em 1993 pela visão de um dos sobreviventes e “O gigante do Mata Galinha”, de Rosane Gurgel, sobre o aniversário de 50 anos da Arena Castelão no Ceará.
Este ano o FestFlávio homenageia o ator Othon Bastos, que já atuou em mais de 80 filmes, entre eles clássicos como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “O pagador de promessas” , além de dois filmes indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro – “O que é isso, companheiro?” e “Central do Brasil”.
“O objetivo da união teatro-cinema é que a marca Flávio Migliaccio reúne tudo isso – a arte da interpretação e o audiovisual”, disse Francis Ivanovich, idealizador e diretor geral do evento.
A realização do evento é da Frankfurt
Produções, com criação e direção geral de Francis Ivanovich e apoio cultural do
Instituto Proprietas e Cinemateca do MAM.
SERVIÇO:
Cerimônia de premiação do III Concurso
de Dramaturgia e II Festival de Curtas Flávio Migliaccio
Data: 24 de agosto, das 9h às 12h.
Local: Auditório da Associação
Brasileira de Imprensa (ABI) – Rua Araújo Porto Alegre, 71/ 7º andar – Centro –
Rio de Janeiro
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário