Ecce Homo de Caravaggio, Michelangelo Merisi, 1571-1610. Óleo sobre lienzo, 1606-1609. Colección particular. Museu Nacional do Prado
Ecce Homo c. 1605/6 ou 1609 de acordo com a interpretação de John Gash é uma pintura a óleo realizada pelo pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio. Alojada em Palazzo Bianco, Génova, a obra barroca retrata o momento em que Pôncio Pilatos apresenta Jesus Cristo aos judeus, dizendo "Ecce Homo", Eis o homem.
Graças à generosidade de seu novo proprietário, que lhe concedeu em empréstimo durante novos meses a obra, Ecce Homo de Caravaggio permanecerá exposto no Museu Nacional do Prado em uma instalação individual especial, na sala 8 do edifício Villanueva.
A obra, pintada pelo grande artista italiano desde 1605-09 e que formou parte da coleção privada de Felipe IV de Espanha, é uma das, aproximadamente, únicas 60 obras conhecidas de Caravaggio que existem, o que confiere à la misma un valor extraordinário.
Desde que o Museu do Prado alertou o Ministério da Cultura espanhol, em abril de 2021, sobre a relevância da pintura após o seu reaparecimento na casa de leilões Ansorena, quando foi atribuída a um aluno de José de Ribera, a obra está à guarda do Colnaghi galeria de arte, em colaboração com Filippo Benappi Benappi Fine Art e Andrea Lullo Lullo Pampoulides e foi restaurada pelo especialista Andrea Cipriani e sua equipe sob a supervisão de especialistas da Comunidade de Madrid. Os resultados deste meticuloso processo estão reunidos numa publicação exaustiva que estará disponível após a apresentação do trabalho.
Desde a sua aparição em leilão, há três anos, Ecce Homo representou uma das maiores descobertas da história da arte, alcançando um consenso sem precedentes quanto à sua autenticação. Após uma profunda investigação diagnóstica realizada por Claudio Falcucci - engenheiro nuclear especializado na aplicação de técnicas científicas ao estudo e conservação do patrimônio cultural, o restauro foi realizado de forma rigorosa e rigorosa, e cada decisão foi apoiada por uma avaliação exaustiva dos materiais da obra e do histórico de conservação da pintura, reafirmando a atribuição inicial ao mestre italiano.
A apresentação do Ecce Homo e o
anúncio do seu empréstimo - num ato de generosidade por parte do seu novo
proprietário - implicou também a publicação de uma publicação que reúne os
maiores especialistas na área com ensaios seminais de Christiansen, Papi,
Porzio e Terzaghi, testemunho da importância monumental da obra. Sob o título
Caravaggio: The Ecce Homo Revealed, a publicação oferece um ponto de partida
essencial para compreender esta nova adição ao catálogo das obras de Caravaggio.
A publicação inclui a interpretação especializada da pintura realizada por Maria Cristina Terzaghi, professora de História da Arte Moderna da Universidade Roma Tre e membro da comissão científica do Museo di Capodimonte de Nápoles, Gianni Papi historiador de arte e escritor, Giuseppe Porzio, professor de História da Arte na Universidade de Nápoles e Keith Christiansen curador do Metropolitan Museum of Art, cada um analisando aspectos diferentes. Especificamente: as circunstâncias da sua descoberta, a proveniência, os aspectos estilísticos, técnicos e iconográficos da obra, a sua fortuna crítica e o legado deixado pelo mestre em Nápoles. Quatro dos mais conceituados especialistas em Caravaggio e na pintura barroca partilham a mesma certeza apaixonada: que Ecce Homo é uma obra-prima do artista italiano.
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